Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

EUA detectam lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte

Japão diz que zona econômica exclusiva do país foi atingida. Novo teste acontece semanas depois de Pyongyang ter testado com sucesso seu primeiro míssil balístico intercontinental.

28/07/2017 13:46

Pentágono afirmou ter detectado nesta sexta-feira (28) o lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte. O Japão diz que ele teria caído nas águas de uma zona econômica exclusiva do país (ZEE). Não há relatos imediatos de danos, segundo a Reuters. De acordo com a CNN, a Coreia do Sul também confirmou o lançamento.

O porta-voz do Pentágono, o Capitão Jeff Davis, disse que o lançamento ocorreu por volta das 11h45 (no horário de Brasília).

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou que o míssil possivelmente atigiu uma zona econômica exclusiva do Japão (ZEE). Abe ainda declarou que uma reunião do Conselho de Segurança Nacional seria convocada e que o Japão tomaria as medidas necessárias para garantir a segurança de seus cidadãos.


Foto: Prime Minister’s Office of Japan

O secretário-chefe do Gabinete japonês, Yoshihide Suga, disse que um míssil voou por cerca de 45 minutos e parece ter atingido águas da zona econômica exclusiva do Japão. Ele acrescentou que o lançamento do míssil era inaceitável e em clara violação das resoluções da Organização das Nações Unidas, segundo a Reuters.

A rede americana CNN, citando uma fonte, afirma que os EUA acreditam que a Coreia do Norte poderá lançar um míssil balístico intercontinental (ICBM) com capacidade nuclear no início de 2018.

O novo teste acontece semanas depois de Pyongyang ter testado com sucesso seu primeiro míssil balístico intercontinental. A emissora estatal "KCTV" informou o míssil novo, Lançado em 4 de julho, o míssil batizado como Hwasong-14, alcançou uma altura máxima de 2.802 km e percorreu 933 km em 39 minutos e caiu no Mar do Japão.

Fonte: G1
Mais sobre: