Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudo compara gêmeos e comprova que fumar envelhece

O fumo indicou envelhecimento de até 63% a mais nos irmãos fumantes ou mais fumantes que os outros.

01/11/2013 10:48

Pesquisadores do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, estudaram as diferenças físicas entre rostos de não fumantes e seus gêmeos que fumavam. Eles conseguiram confirmar uma antiga crença: o cigarro realmente envelhece.

O estudo, realizado por um grupo do departamento de cirurgia plástica da Universidade Case Western Reserve contou com 79 pares de gêmeos com idades de 18 a 78 anos, selecionados em um encontro anual de gêmeos na cidade de Twinsburg. Cada um deles foi retratado por um fotógrafo profissional.


A gêmea à esquerda fumou 17 anos a mais que a irmã, à direita. Note as diferenças nas bolsas abaixo dos olhos e nas rugas em volta dos lábios.

A gêmea à direita é fumante, enquanto a irmã, à esquerda, não fuma. Veja as diferenças nas rugas entre o nariz e a boca.


As imagens foram divididas em duas categorias. A primeira era de pares de gêmeos em que um fumava e o outro não. Já na segunda, todos eram fumantes, mas um irmão havia fumado pelo menos cinco anos a mais que o outro.

Dois médicos e um estudante de medicina estudaram as fotos e atribuíram pontos para as características faciais de cada um. Na primeira categoria, o tabagismo indicou envelhecimento maior em 57% dos casos. Na primeira, o irmão que havia fumado por mais tempo parecia mais velho em 63% dos casos.


A gêmea à esquerda não fuma, enquanto a irmã, à direita, fumou por 29 anos. Note as diferenças no envelhecimento ao redor dos olhos.

Ambos os irmãos são fumantes, mas o gêmeo da direita fumou 14 anos a mais que o irmão.


O estudo analisou outros fatores de envelhecimento - consumo de álcool , estresse e uso de protetor solar , por exemplo - e descobriu que eles eram semelhantes nos pares de gêmeos. Já aspectos como mudanças nas condições de vida e na dieta não foram abordados.

Segundo o principal autor do estudo, o médico Bahman Guyuron, fumar reduz a formação de colágeno e reduz a circulação na pele. Além disso, a nicotina reduz a espessura da cútis. Tudo isso resulta em menos elasticidade para a pele e envelhecimento prematuro.

Fonte: UOL
Mais sobre: