Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Civil é indicado como único candidato a sucessor de Raúl Castro

Ele já era apontado como favorito, mas sucessão ainda precisa ser oficializada por votação na Assembleia Nacional.

18/04/2018 16:13

Miguel Díaz-Canel foi indicado nesta quarta-feira (18) oficialmente como único candidato a sucessor de Raúl Castro na sessão da Assembleia Nacional em Havana.

A proposta está sujeita a uma votação no final do dia pela Assembleia e o resultado será formalmente anunciado na quinta. Questões como essa são geralmente aprovadas por unanimidade ou quase unanimidade.

Civil de 57 anos, Díaz-Canel já vinha sendo apontado como provável substituto de Raúl, o que deve ser oficializado até esta quinta pela Assembleia. O atual mandatário, irmão de Fidel Castro, não aparece na lista de nomes indicados para formar a cúpula do poder cubano.

A sessão começou por volta das 9h desta quarta (10h em Brasília).

Miguel Díaz-Canel foi indicado nesta quarta-feira. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Sucessor de Raul Castro começa a ser escolhido hoje

Pela primeira vez em quase 60 anos, Cuba será governada por uma pessoa de fora da família Castro. Mas, segundo a EFE, lideranças afirmam que o país não vive uma transição política, mas sim uma troca de geração na cúpula revolucionária.

Perfil

A trajetória de Díaz-Canel se deu dentro do Partido Comunista de Cuba e sob a tutela de Raúl Castro. Ele nasceu em 1960, um ano depois da Revolução, na província central de Villa Clara. Foi nomeado Ministro do Ensino Superior por Raúl Castro em 2009 e ficou no cargo durante três anos.

Antes, foi líder da união de Jovens Comunistas em sua província e chegou à liderança da juventude nacional do Partido Comunista de Cuba (PCC) em 1993.

Em março de 2012, foi nomeado vice-presidente do Conselho de Ministros para a Ciência, Educação, Esportes e Cultura, dando início a uma atividade frenética nacional e internacional, muitas vezes na companhia ou em nome de Raúl Castro.

Tem dois filhos de seu primeiro casamento.

Alto e de cabelos grisalhos, ele agrada aos interlocutores por ser um "bom ouvinte" e "extremamente simples", de acordo com aqueles que o conhecem, e por parecer com o ator Richard Gere, segundo mulheres que se declaram admiradoras.

Veja como é o processo formal de escolha do novo líder cubano:

Nesta sessão, 605 deputados eleitos em março assumem a nova legislatura e elegem o presidente da Assembleia Nacional

Em seguida, os deputados elegem o Conselho de Estado, que é formado por: um presidente, um primeiro-vice-presidente, cinco vice-presidentes, um secretário e mais 23 membros

Cada deputado tem o direito de propor 31 nomes para a formação deste conselho. É proposta uma lista feita com base nos nomes apresentados, que então é submetida ao plenário, em voto aberto. Neste momento, os deputados podem sugerir modificações de nomes

Aprovada uma lista com voto aberto, ela é submetida novamente a votação – desta vez, secreta. Quando ocorre a aprovação com voto secreto, está escolhido o Conselho de Estado e, também, o seu presidente – cargo que até o momento é ocupado por Raúl Castro.

Fonte: G1
Mais sobre: