Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

'13 Reasons Why' tem cena de suicídio alterada 2 anos após estreia

Anúncio foi feito em um comunicado postado no Twitter da Netflix, que informa que também irá tentar retirar do ar eventuais vídeos publicados com cena original na internet.

16/07/2019 15:36

A Netflix anunciou nesta terça-feira (16) que alterou a cena do suicídio da personagem Hannah (Katherine Langford) na primeira temporada da série "13 Reasons Why". As imagens da morte da personagem geraram críticas desde a estreia da atração, em 2017. 

O anúncio foi feito em um comunicado postado no Twitter da empresa de streaming, que informa que também irá tentar retirar do ar eventuais vídeos publicados com a cena original na internet.

Na cena que gerou polêmica, Hannah entra em uma banheira e corta os pulsos. É esse o momento que foi editado pela Netflix. Agora, a estudante aparece no banheiro, olhando fixamente no espelho e posteriormente surge morta. O momento exato do suicídio foi cortado. 

"Nós ouvimos de muitos jovens que '13 Reasons Why' os encorajou a começar a conversar sobre suas dificuldades em relação a temas como depressão e suicídio e passaram a pedir ajuda -muitas vezes pela primeira vez. Enquanto nos preparamos para lançar a terceira temporada neste verão [do Hemisfério Norte], ficamos cientes do debate sobre a série", diz o comunicado. 

"Então, com aconselhamento de especialistas médicos, entre eles Christine Moutier, médica-chefe da Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio, nós decidimos, com o criador Brian Yorkey e os produtores de '13 Reasons Why', editar a cena em que Hannah tira a própria vida na primeira temporada", encerra a nota. 

Estudos divulgados em maio indicaram que os números de pessoas que tiraram suas próprias vidas nos Estados Unidos aumentaram após a estreia da série -ainda que não seja possível relacionar diretamente o programa com as mortes.

"Nossa expectativa ao fazer '13 Reasons Why' era pôr em uma série de TV uma história que ajudasse os jovens a se sentirem vistos e encorajados a ter empatia, como o livro que o inspirou fez antes de nós", disse Yorkey, o criador da série, em comunicado ao site da revista The Hollywood Reporter.

"Nossa intenção criativa era dar um retrato da feia e dolorosa realidade do suicídio de um modo gráfico na primeira temporada, para contar a verdade sobre um ato tão horroroso, e garantir que ninguém tentasse repeti-lo. Mas, conforme estamos prestes a lançar a terceira temporada, tivemos preocupações. Nenhuma cena é mais importante que a vida da série e a mensagem que queremos passar é para que as pessoas cuidem umas das outras." 

Fonte: Folhapress
Por: Maurício Dehó
Mais sobre: