O que se comemora no dia 15 de Novembro? Saiba aqui

Embora seja uma data história, o 15 de novembro é pouco lembrado por boa parte da população. O jornal ODIA foi às ruas para saber se as pessoas conhecem a data e qual a sua importância para o país.

14/11/2009 05:19h

Compartilhar no
Há 120 anos, o Brasil deixava de ser Monarquia e conhecia um novo regime. No dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, um grupo de militares do Exército Brasileiro, liderados por marechal Deodoro da Fonseca, depôs o Imperador D. Pedro II e deu fim ao regime Monárquico, que se começou com a chegada da Família Real no país. O Brasil entrava numa nova era.

Embora seja uma data história, o 15 de novembro é pouco lembrado por boa parte da população. O jornal ODIA foi às ruas para saber se as pessoas conhecem a data e qual a sua importância para o país. Algumas delas responderam prontamente, enquanto outras chegaram a confundir a data com a Independência do Brasil. Esta é comemorada no dia sete de setembro.

De acordo com o professor de história Daniel Martins, essa confusão ou mesmo esquecimento por parte da população ocorrem pela forma como a história foi ensinada ao longo dos anos. “Durante muito tempo, a história foi ensinada para decorar datas, nomes e heróis. E isso provoca o esquecimento”, afirmou o professor, lembrando que o ensino da história hoje está voltado para o contexto econômico, social e político.

Daniel Martins frisou que, embora seja um marco da história política brasileira, o 15 de novembro deve ser uma data não apenas de comemoração, mas de reflexão. “Devemos aproveitar esse dia para questionar se a nossa república evoluiu, se conseguimos nossos direitos”, disse o educador. Junto com os questionamentos, Daniel acredita que é o momento é também para exigir mais dos políticos e reivindicar os direitos.

ENQUETE

O que se comemora no dia 15 de Novembro?

“Comemoramos a Proclamação da República. É uma data que merece ser comemorada e agora mais do que nunca, por conta do nosso patriotismo. Depois da independência política, temos que procurar a independência econômica”. – Adilson Castro – professor da UFPI.

“É a Proclamação da República. Acho que é uma data que merece ser comemorada por causa da importância histórica”. – Francisca Soares dos Santos – Brigadista.

“A Proclamação da República, que merece ser comemorada. Por conta disso, começou uma nova forma de governo, um governo mais democrático”. – Natália Leite – estudante.

“Comemoramos a Proclamação da República. É mais uma data para o nosso rol de feriados, mas que deve ser comemorado. Ela foi a carta de alforria para nós brasileiros”. - Raimundo Januário – Motorista.

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!

Compartilhar no
Fonte: Aline Rodrigues/ Jornal O DIA
Edição: Portal O Dia
Por: Portal O Dia

Deixe seu comentário

Tags: