Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inaugurado novo sistema de marcação de consultas on-line

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Teresina passam a contar, a partir de agora, com o que há de mais moderno no âmbito do atendimento da área médica especializada.

09/09/2010 11:45

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Teresina passam a contar, a partir de agora, com o que há de mais moderno no âmbito do atendimento da área médica especializada. A Prefeitura da Capital, por intermédio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), instalou em dez unidades de saúde do município o sistema de marcação de consultas e exames laboratoriais on-line, que entrou em operação nesta quinta-feira, 9, com ato simbólico de inauguração comandado pelo presidente da FMS, Pedro Leopoldino, no Hospital da Primavera.

O sistema está funcionando na Unidade de Saúde da Vermelha, do Porto Alegre, Hospital do Parque Piauí, Centro de Saúde do Planalto Ininga, Hospital do Satélite, Unidade de Saúde do Parque Flamboyant, Unidade de Saúde da Família do São João, Hospital da Primavera, Centro de Saúde do Memorare e Unidade de Saúde do Centro Social Damas Satélite (bairro São João). “Na primeira etapa da implantação, 44 unidades vão operar por meio do novo sistema. As outras unidades farão parte de uma segunda etapa que está dependendo da instalação da internet, como os postos de saúde da zona rural”, explica o presidente da FMS, Pedro Leopoldino.

Com o novo sistema, o usuário, ao chegar a uma unidade de saúde para marcar uma consulta em área médica especializada ou exames saberá na hora quem será o seu médico, o dia e o horário do atendimento, ou o laboratório, se for o caso. Em relação à marcação de exames, o paciente não precisará mais se deslocar até o laboratório para obter o resultado. A própria unidade de saúde do bairro onde foi marcado o exame se encarrega de fornecer esse resultado.

De acordo com Pedro Leopoldino, a preocupação da gestão atual da instituição é assegurar comodidade aos usuários do sistema. “Conforto é fundamental para quem procura atendimento médico na rede pública de saúde, e é isso que estamos buscando garantir à população de Teresina”, afirmou.

O sistema de marcação consiste na interligação dos postos de saúde, equipados com computadores, internet e impressoras, a uma central de marcação. As unidades de saúde têm acesso a essa central, que disponibiliza as consultas ou os exames. O encaminhamento solicitado é impresso na unidade de saúde e entregue ao usuário, que sai do local devidamente informado, sem a necessidade de retornar para confirmar a solicitação.
Fonte: Da Redação
Edição: Portal O Dia
Por: Portal O Dia