Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governadores do Nordeste encaminham carta a Wellington Dias para combate à fome

No documento, os chefes dos executivos propuseram estratégias de combate à fome e avanços de políticas públicas de assistência social

02/06/2023 às 17h17

26/09/2023 às 02h35

Os governadores do Nordeste assinaram nesta sexta-feira (02) uma carta para o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, no encerramento do Encontro da Câmara Temática de Assistência Social do Consórcio Nordeste, que ocorreu em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento contou com a presença dos nove governadores da região e do ministro Wellington Dias.

No documento, os chefes dos executivos propuseram estratégias de combate à fome e avanços de políticas públicas de assistência social. Os governadores firmaram ainda um pacto para a realização da busca ativa, do combate à fome e do fomento rural no Nordeste. O governador Rafael Fonteles disse no encontro que a medida adotada faz parte do planejamento para a retirada do país do Mapa da Fome e o aprimoramento dos serviços fundamentais 

Ministro Wellington Dias  - (Divulgação ) Divulgação
Ministro Wellington Dias

“É um documento importante com propostas para tirarmos o Brasil do Mapa da Fome, garantindo cidadania e oportunidade de trabalho para aqueles que mais precisam. Tenho certeza de que avançaremos nessas políticas que são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, afirmou.

Fonteles comentou ainda que as proposições irão consolidar Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), bem como o Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Os governadores assinaram também o Pacto de Inclusão Socioeconômica entre o MDS e o Consórcio Nordeste com foco em pessoas inscritas no Cadastro Único.

“Durante três dias, as equipes da Assistência Social dos nove estados da região estiveram reunidos para discutir e aprimorar as políticas de assistência social e inclusão. Este encontro trouxe diversos resultados relevantes para aprimorar ainda mais o SUAS e os programas federais do MDS”, resumiu Rafael Fonteles. 

Governadores do Nordeste  - (Divulgação ) Divulgação
Governadores do Nordeste
Mais sobre: