Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fiscalização resgata 24 trabalhadores de pedreiras no Sul do Piauí

Ao todo, 35 trabalhadores em condições análogas à escravidão já foram resgatados somente neste ano de 2023

17/05/2023 às 17h01

28/09/2023 às 15h42

Uma fiscalização conjunta de órgãos federais flagrou 24 trabalhadores em condições análogas à escravidão nos municípios de Jerumenha, Regeneração, Cristino Castro e Rio Grande do Piauí, no Sul do Piauí. Os trabalhadores atuavam em pedreiras localizadas nestas cidades e foram resgatados entre os dias 8 e 11 deste mês.

Segundo a Polícia Federal, que integrou o grupo de trabalho, os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas, exposição ao risco de acidentes, péssimas condições de conforto e higiene nos alojamentos. Foi constatado ainda a ausência de instalações sanitárias adequadas; não fornecimento de EPIs e ausência de formalização do vínculo empregatício.

Alojamento flagrado por auditores federais  - (Foto: Divulgação / PF) Foto: Divulgação / PF
Alojamento flagrado por auditores federais

Os trabalhadores prestaram depoimentos e foram orientados e retornarem as cidades de origem. Os órgãos lavraram autos de infrações contra os responsáveis pelos estabelecimentos. Notificações foram emitidas para regularização de obrigações trabalhistas, rescisão dos contratos de trabalho e pagamento dos créditos trabalhistas. Foi também fixada de indenização por danos morais individuais e coletivos.

O grupo de trabalho envolveu além da PF Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Previdência, Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal.

Ao todo, 35 trabalhadores em condições análogas à escravidão já foram resgatados somente neste ano de 2023. Nos últimos 10 anos, foram 729 pessoas encontradas nesta situação. 

Trabalhadores atuavam na extração de pedras  - (Foto: Divulgação / PF ) Foto: Divulgação / PF
Trabalhadores atuavam na extração de pedras
Mais sobre: