Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Essa vaga tem que ser minha!!!

Você sabia que muitas empresas costumam pedir redações para avaliar seus futuros colaboradores? Esse é um dos temas mais solicitados: "Por que essa vaga tem que ser minha ou por que você acha que merece essa vaga?" E agora? O que fazer?

21/01/2009 14:45

Você sabia que muitas empresas costumam pedir redações para avaliar seus futuros colaboradores? Esse é um dos temas mais solicitados: “Porque essa vaga tem que ser minha ou porque você acha que merece essa vaga?”

E agora? O que fazer?

Um certo candidato respondeu o seguinte: “Eu sou o cara. Essa vaga tem que ser minha porque eu sou melhor. Tenho condições para assumir esse cargo porque me preparei para isso. Não vejo ninguém em melhores condições do que eu...”

Uma outra jovem escreveu: “Estou precisando muito dessa vaga porque estou devendo demais. Tenho muitas dívidas e meus pais estão me cobrando muito. Não tenho dinheiro para sair nos fins de semanas com meus amigos e já não aguento mais ter que pedir minha mãe uma grana para pagar minhas contas. Essa vaga tem que ser minha porque eu sou a pessoa que mais preciso...”

E um terceiro escreveu: “ Essa vaga tem que ser minha porque me identifiquei com o cargo oferecido. Tenho muita força de vontade, idéias originais e gosto de trabalhar em equipe, sempre ajudando no que for preciso. Geralmente, procuro fazer cursos de aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal para me capacitar para futuros projetos. Também já trabalhei como voluntário no meu bairro num projeto relacionado a essa vaga e tenho experiência no cargo que oferecem...”

Quem desses três exemplos você acha que teria mais chance de conseguir essa vaga? As oportunidades são dadas para todos, mas muitos não se qualificam. Não procuram ser criativos e se diferenciar dos demais. Sempre que surgir uma pergunta desse tipo numa entrevista de emprego, nunca comece a se lamentar dizendo que está precisando do emprego, que a situação está "feia", ou coisas desse tipo, pois o empregador, no momento, não está interessado em sua vida particular e sim, no que você tem a oferecer para a empresa.

Cuidado para não passar uma imagem arrogante dizendo que você é o melhor de todos. Você pode dizer que a vaga é sua, porque você não tem medo de desafios e que está disposto a dar tudo de si para não decepcionar seus futuros patrões e que você espera apenas uma chance para mostrar o seu potencial dentre outras qualidades que possui. Procure usar da sinceridade, mas não precisa dizer que quer o emprego para pagar contas, ir para baladas, comprar a roupa do momento, tomar todas com a galera. Consiga a vaga e o resto é consequência. O dinheiro será todo seu e você poderá fazer o que bem quiser dele. Lembre-se que têm pessoas procurando empregos e não acham e têm empresas procurando contratar, mas não encontram os candidatos certos. O que será que está faltando? Como você responderia à pergunta: “Por que essa vaga tem que ser minha?” É bom pensar nisso antes da próxima oportunidade de trabalho.

Boa sorte e sucesso!

Jefferson Xavier - Jex
Palestrante e Consultor Organizacional

Visite também www.jexmen.blogspot.com e www.piauikitmarka.blogspot.com Fonte: Jefferson Xavier - Jex
Edição: Portal O Dia
Por: Portal O Dia