Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Coronel Diego definirá candidatura apenas em 2024: "É uma decisão que custa caro"

De acordo com a Constituição Federal, militares, enquanto em serviço ativo, não podem estar filiados a partidos políticos.

06/06/2023 às 10h56

26/09/2023 às 02h35

O coronel Diego Melo anunciou, nessa segunda-feira (05), que definirá a sua candidatura para as eleições municipais de Teresina apenas no ano de 2024. Isso porque, atualmente, Diego é militar da ativa da Polícia Militar do Piauí.

Leia mais: Coronel Diego Melo, aliado de Bolsonaro, pode ser candidato à Prefeitura de Teresina em 2024

Coronel Diego Melo - (Elias Fontenele/ODIA) Elias Fontenele/ODIA
Coronel Diego Melo

A especulação sobre uma possível candidatura do militar à cadeira do Palácio da Cidade surgiu após o presidente do Diretório Municipal do Partido Liberal (PL), em Teresina, Leonardo Eulálio, dizer que o mesmo seria bem-vindo caso tivesse interesse em entrar na disputa. A declaração foi dada em entrevista ao O Dia no fim do mês passado.

“Sou muito grato ao PL. Fui candidato a governador em 2022, mas não sou filiado a partido político por conta da legislação militar. Não tenho nada definido sobre candidatura, por conta da minha situação como militar. É uma decisão que para mim custa muito caro. Tenho que decidir com muita cautela, no momento certo”, disse.

O que diz a Constituição Federal sobre a candidatura de militares?

De acordo com o texto, o militar alistável é elegível apenas se atender as seguintes condições: se o militar tiver menos de 10 anos de serviço, deverá afastar-se da atividade. Caso tenha mais de 10 anos de serviço, ele será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

As regras se aplicam tanto a militares das Forças Armadas quanto para membros das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares. Atualmente, o Coronel Diego Melo é o presidente da Associação de Oficiais Militares Estaduais do Piauí (AMEPI). Seu mandato à frente da associação que cuida dos interesses dos militares vai até 2025.

Mais sobre: