Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bebê filha de nigerianos negros nasce loira e de olhos claros

Os pais dizem que não têm parentes ou antepassados brancos. Os médicos acham que a bebê não é albina e vão esperar resultados de análises genéticas.

29/07/2010 13:51

Você acha possível que um casal de negros tenha uma filhinha loira de olhos azuis? O caso aconteceu em Londres, na semana passada. Surpresa para os pais e notícia no mundo todo. Em Londres, um casal de nigerianos teve uma bebezinha branca, de olhos claros e uma farta cabeleira loira.

Os pais dizem que não têm parentes ou antepassados brancos. Os médicos acham que a bebê não é albina e vão esperar resultados de análises genéticas para tentar entender o caso. A menininha é bem diferente da família, mas adorada. A mãe disse que ela é linda e um milagre da natureza.

Esse tipo de milagre acontece. No Brasil, o nascimento do filho caçula trouxe uma grande surpresa para uma família do Rio de Janeiro. Os pais chegaram a acusar o hospital de ter feito uma troca de bebês. Até o exame de DNA, a mãe cuidou da criança durante dois meses, sofrendo com várias dúvidas.

"Por ser muito claro, as pessoas acharam que poderia ter acontecido alguma coisa, alguma troca de bebês", conta o pai da criança, o auxiliar de jardinagem, Alexandre Assunção Maciel.

"[Quando veio o resultado do DNA] eu respirei aliviada por tudo. Foi a certeza de que o meu bebê é meu e que ele não vai para ninguém. Independente da cor da pele, é o meu neném, o meu Gabriel", afirma a mãe Alessandra Oliveira.

Gabriel nasceu em novembro de 2008 e, como o bebê de Londres, foi notícia. Tinha pele e olhos claros, cabelos lisos, completamente diferente dos irmãos e dos pais. Hoje, com 1 ano e 8 meses, já está mais parecido com a família.

A explicação para o escurecimento da pele de Gabriel é simples. "A pessoa quando vive em um ambiente de grande exposição solar, a tendência é a da pele ficar um pouco mais escura", diz o presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, Saulo Raskin.

O motivo de ele ter nascido clarinho, também não tem segredos. "Minha mãe é branca. Meus tios que faleceram dois anos atrás eram brancos dos olhos azuis. Minha bisavó era clara, de olhos claros", relata a mãe de Gabriel.

Para a ciência existem três explicações para um casal de negros ter um filho branco: a mistura de raças, como no caso de Gabriel, o albinismo e a terceira opção seria um acidente genético na formação do bebê, o que pode ter acontecido com a criança de Londres. Fonte: Globo.com
Edição: Portal O Dia
Por: Portal O Dia