• Banner boticário Malbec Magnetic
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Com resultados do Troféu Brasil, Joelma das Neves garante presença em Londres

Aos 27 anos de idade, timonense fará parte da equipe brasileira do revezamento 4 x 400 metros

02/07/2012 18:34h

A timonense Joelma das Neves Sousa confirmou a presença nos Jogos Olímpicos de Londres. Com os resultados obtidos no Troféu Brasil, maior competição de atletismo da América Latina encerrada no último domingo, a velocista irá integrar a equipe brasileira do revezamento 4 x 400 metros. Embora a corredora seja natural do Maranhão, os piauienses têm boas recordações dela. Aos 27 anos de idade, Joelma representou o Piauí em diversas competições nacionais.

Atualmente, Joelma das Neves corre pelo BM&FBovespa. A sua relação com o atletismo começou aos 12 anos de idade, em uma escolinha da modalidade da Prefeitura de Timon (MA). A pista, que funcionava em um campo de futebol, era improvisada. Após batalhar para conquistar melhores condições de treino, Joelma é recordista sul-americana nos 4 x 400 metros e nesta edição do Troféu Brasil, foi prata nos 400 metros.

Além de Joelma, o Brasil será representado no 4 x 400m por Geisa Coutinho, Jailma Sales, Lucimar Teodoro e Aline Leone. Na prova disputada no Troféu Brasil, a atleta timonense fez parte da equipe que levou a medalha de ouro com o tempo de 3min36seg08.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) deve anunciar os convocados para as Olimpíadas nesta terça (3). A divulgação será marcada por polêmicas. Atletas que não conquistaram vaga em Londres alegaram que a entidade subiu o nível dos índices. Por conta disso, algumas marcas exigidas pela Confederação eram mais altas do que as exigidas pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf).

A ideia da entidade era fazer com que apenas os melhores do país garantissem a vaga olímpica e evitar que alguns atletas fossem apenas por experiência. O rigor da seleção acabou deixando de fora quatro atletas, que não ultrapassaram a linha do corte: Mahau Suguimati (400m com barreiras), Hederson Alves (400m), Érika Sena (20 km da marcha atlética) e Lucimara Silvestre (heptatlo) ficassem fora dos Jogos.

Mesmo sendo a melhor atleta no Troféu Brasil, a fundista piauiense Cruz Nonata também não conquistou a vaga para Londres. A atleta disputava nas modalidades cinco mil e 10 mil metros rasos. O passaporte não foi carimbado por conta de segundos. Nos 5 mil, Cruz fez o tempo de 15:36.57. O tempo exigido pela CBAt era de 15:15.15. Já na prova dos 10 mil, a piauiense marcou 32:15.72, contra 31m41s78.

"Lutei muito para conseguir o índice olímpico, mas não deu certo. Tenho certeza de que dei o melhor que tinha. Agora é levantar a cabeça e seguir em frente. Os 10.000 m foram muito rápidos, não houve tempo suficiente para a recuperação", justificou a atleta que viu a chance das Olimpíadas escapar por apenas 22 segundos.

Com o rigor dos índices, a delegação brasileira em Londres contará com apenas 35 atletas, incluindo três revezamentos (4x100 m e 4x400 m feminino e 4x100 m masculino). O número é menor do que os últimos Jogos Olímpicos, em Pequim, na China. Na época, foram 45 atletas no atletismo brasileiro. De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a meta do Brasil em Londres é alcançar 15 medalhas.

Atletismo - Os convocados (35 atletas)

Adriana Aparecida da Silva - Maratona
Aldemir Gomes - 200 m e revezamento 4 x 100 m
Aline Leone - Revezamento 4 x 400 m
Ana Cláudia Lemos - 200 m e revezamento 4 x 100m
Andressa Oliveira de Morais - Lançamento do disco
Bruno Lins - 200 m e revezamento 4 x 100 m
Caio Bonfim - Marcha Atlética (20km)
Carlos Pio - Revezamento 4 x 100 m
Diego Cavalcanti - 200 m e revezamento 4 x 100 m
Evelyn dos Santos - Revezamento 4 x 100 m
Fabiana Murer - Salto com vara
Fabiano Peçanha - 800 m
Fábio Gomes da Silva - Salto com vara
Franciela Krazucki - Revezamento 4 x 100 m
Franck Caldeira - Maratona
Geisa Arcanjo - Arremesso de peso
Geisa Coutinho - Revezamento 4 x 400 m
Guilherme Cobbo - Salto em altura
Jailma de Lima - Revezamento 4 x 400 m
Joelma das Neves - Revezamento 4 x 400 m
Jonathan Henrique Silva - Salto triplo
Keila Costa - Salto triplo
Kleberson Davide - 800 m
Laila Ferrer - Lançamento do dardo
Lucimar Teodoro - Revezamento 4 x 400 m
Luiz Alberto de Araújo - Decatlo
Sandro Viana - Revezamento 4 x 100 m
Marilson dos Santos - Maratona
Mauro Vinícius da Silva - Salto em distância
Maurren Maggi - Salto em distância
Nilson André - Revezamento 4 x 100 m
Paulo Roberto de Almeida Paula - Maratona
Ronald Julião - Lançamento do disco
Rosângela Santos - 100 m e revezamento 4 x 100 m
Tamiris de Liz - Revezamento 4 x 100 m

Por: Josiel Martins

Deixe seu comentário






Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado