• COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI 2019 - 2020
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Esporte

25 de janeiro de 2020

Pênaltis: Internacional bate Grêmio e é campeão da Copa São Paulo

Pênaltis: Internacional bate Grêmio e é campeão da Copa São Paulo

O duelo foi disputado a cerca de 1.200 km da cidade dos times envolvidos.

Na cidade onde clássicos estaduais são disputados com torcida única desde 2016, Grêmio e Internacional decidiram neste sábado (25) o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior com a presença de tricolores e colorados no Pacaembu -nos pênaltis, o Inter foi campeão.

Divididas nas arquibancadas, as duas torcidas circularam livremente no entorno do estádio antes da partida. Não havia separações entre os rivais, algo que era comum em clássicos paulistas em São Paulo até 2016, quando foi instituída torcida única em duelos entre Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.

No aniversário da capital paulista, prevaleceu um clima de festa, sem registro de incidentes. No entanto, vale lembrar que além de se tratar de uma partida envolvendo equipes de base, o duelo foi disputado a cerca de 1.200 km da cidade dos times envolvidos.

Apesar de os ingressos estarem esgotados desde a véspera da partida, de acordo com a FPF (Federação Paulista de Futebol), muitos lugares ficaram vazios. Distribuídos gratuitamente por meio de cadastro na internet, os bilhetes eram comercializados por cambistas por R$ 20 na porta do estádio.

Em campo, o Grêmio saiu na frente, com gol de Fabrício, aos 9 minutos do segundo tempo. Na comemoração, porém, o time teve o zagueiro Alison Calegari expulso, ao levar o segundo cartão amarelo por subir no alambrado.

O Inter aproveitou a vantagem e buscou o empate, com Guilherme Pato, aos 12 minutos. O jogo seguiu com chances para os dois lados, mas o empate persistiu até os pênaltis. Com vitória por 3 a 1, o time colorado levou o seu quinto título e impediu a conquista inédita do rival.

Esta foi apenas a quinta vez na história do torneio em que nenhum time paulista chegou à final. A última vez que isso ocorreu foi em 2011, quando o Flamengo derrotou o Bahia. Antes disso, as edições de 1971, 1980 e 1996 também não contaram com times do estado.

A decisão da Copa São Paulo marcou, ainda, a primeira partida do estádio municipal sob administração do consórcio Allegra Pacaembu. A concessão do local tem duração prevista de 35 anos. Durante o período, o local passará por algumas reformas.

Em dezembro, por exemplo, o estádio será fechado para a remoção da arquibancada tobogã, local onde os ingressos costumam ser mais baratos. O consórcio pretende construir um edifício multiuso. A obra deve durar dois anos, período no qual o municipal ficará fechado ao público.

No jogo entre Grêmio e Inter, foi possível notar algumas diferenças sutis nos serviços oferecidos aos torcedores, como a presença de lanchonetes parceiras do consórcio, as redes Bob's e Patroni Pizza. Os funcionários que vendiam lanches circulando nas arquibancadas exibiam a logomarca da rede de cinemas Cinemark, também parceiro da Allegra.

Piauiense é campeão da Copa SP de Futebol Jr pelo Intercional

Piauiense é campeão da Copa SP de Futebol Jr pelo Intercional

O teresinense Cesar Júnior, teve passagens pelo Fluminense-PI, River e Palmeiras.

Internacional  é o grande campeão da 51ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Jogo contra o Grêmio acabou em empate por 1 a 1, na manhã deste sábado, 24, no Pacaembu, em São Paulo. Entre os campeões está o teresinense, César Coelho Campos Junior, Cesar Júnior.

O jovem iniciou seus passos no futebol jogando nas quadras da AABB, chegou ao Fluminense-PI. Depois de se destacar, teve uma passagem pela categoria de base do River, e logo teve a oportunidade de se mudar para o Rio Grande do Sul, onde jogou pelo TAC.

No TAC, ele chamou atenção de grandes clubes futebol brasileiro e conseguiu jogar no Palmeiras. Mas logo voltou para o Rio Grande do Sul para jogar pelo Internacional, onde continua atuando.

Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O Inter venceu o rival por 3 a 1 nos pênaltis e conquistou a Copinha pela quinta vez em sua história. O time segue ao lado do Fluminense, sendo o segundo a conquistar mais títulos. Ficando atrás apenas do Corinthians, que foi campeão dez vezes. O Grêmio segue sem títulos da Copinha.

Suspensão de dois anos por doping tira Rafaela Silva da Olimpíada

Suspensão de dois anos por doping tira Rafaela Silva da Olimpíada

A atleta, representada pelo advogado Marcelo Franklin, entrará com recurso na Corte Arbitral do Esporte, última instância na esfera esportiva.

 A judoca Rafaela Silva  foi suspensa pela federação internacional por dois anos após ser flagrada em exame antidoping e perderá a Olimpíada de Tóquio caso não consiga reverter a decisão.

A atleta, representada pelo advogado Marcelo Franklin, entrará com recurso na Corte Arbitral do Esporte, última instância na esfera esportiva.

A informação foi revelada pelo site Globoesporte.com e confirmada pela Folha de S.Paulo.

Em nota, Rafaela afirmou que, por orientação de seu advogado, não irá se pronunciar sobre a suspensão até a decisão final da Corte Arbitral do Esporte. "Lutaremos até o fim pelo sonho de representar o meu país nas Olimpíadas de Tóquio 2020, pois sei que nada fiz de errado e que a justiça prevalecerá."

A atleta foi flagrada no exame antidoping com a substância fenoterol durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto de 2019. Por decisão da Panam Sports, entidade que organiza a competição, a judoca perdeu a medalha de ouro que havia conquistado na categoria leve (-57 kg).

A carioca afirmou que a substância  entrou no seu corpo por meio do contato com a bebê de uma amiga e parceira de treino no Instituto Reação. Segundo Rafaela, a filha de Flávia Rodrigues tem a doença e faz uso dessa medicação.

O fenoterol tem efeito  broncodilatador e costuma ser usado para o tratamento de doenças respiratórias, como a asma. A substância causa aumento de performance, pois permite melhorar a troca gasosa entre o sangue e o pulmão.

"Eu tenho o costume de brincar dando o nariz para a criança ficar chupando, como se fosse uma chupeta ou uma mamadeira. O que pode ter acontecido é que, conforme ela ia chupando o meu nariz, eu ia inalando a substância e mandando para o meu corpo", explicou Rafaela, em setembro.

Esta foi a linha de defesa que o advogado dela na ocasião, Bichara Neto, seguiu na audiência por videoconferência no último dia 15. O contato com a criança teria ocorrido no dia 4 de agosto, véspera do embarque para Lima.

A judoca soube do caso de doping enquanto disputava o Mundial de Tóquio, no fim de agosto, quando conquistou a medalha de bronze e fez um novo teste, o qual deu negativo. 

No dia 8 de novembro, Rafaela anunciou que entraria em uma punição voluntária. Como ela ainda não havia sido julgada, ela poderia continuar a competir.

Uma das principais judocas da história do país, a carioca foi campeã olímpica na Rio-2016 e também venceu o campeonato mundial realizado na cidade em 2013. 

Veja nota oficial da CBJ (Confederação Brasileira de Judô)

A Confederação Brasileira de Judô seguirá acompanhando os desdobramentos do processo legal referente ao caso de doping envolvendo a judoca da seleção brasileira, Rafaela Silva, com a confiança de que a justiça prevalecerá.

Rafaela Silva é campeã olímpica e mundial, exemplo de superação dentro e fora dos tatames e um dos maiores ídolos do esporte brasileiro. A CBJ prestará o suporte que lhe couber e só se pronunciará novamente após a decisão final do processo.

Após empate no Nordestão, River volta a campo no Piauiense

Após empate no Nordestão, River volta a campo no Piauiense

O Galo vira a chave mais uma vez e volta as atenções para o Campeonato Piauiense. O time joga às17h, no Albertão.

A equipe do River vive uma maratona de jogos e após a estreia com empate por 1 a 1 diante do Náutico (PE), no estádio dos Aflitos, em Recife (PE). O Galo vira a chave mais uma vez e volta as atenções para o Campeonato Piauiense e entra em campo, no domingo (26), às 17h, no estádio Albertão, em Teresina. O jogo é válido pela 2ª rodada do Piauiense.

O River esteve em campo na quinta-feira (23) pela Copa do Nordeste. Jogo de estreia da competição e voltou de Recife com um ponto somado fora de casa, após o empate em 1 a 1, com Eduardo marcando pro Galo e Matheus Carvalho igualando para o Timbu. O grande destaque da partida foi o goleiro Mondragon, que defendeu pênalti nos acréscimos do segundo tempo. No jogo, o Galo perdeu o atacante Eduardo, lesionado é desfalque por tempo indeterminado com uma torção no joelho e tornozelo.


Após empate no Nordestão, River volta a campo no Piauiense neste domingo. Arquivo O Dia

O Piauí na última semana viveu muitas mudanças. Recebeu quatro jogadores, mas nenhum deles caiu no BID (Boletim Informativo Diário). Entre os que já estavam treinando no clube apenas o atacante Matheus Guedes foi regularizado e deve estar entre os titulares, no lugar de Rony.

A grande mudança no Piauí para essa segunda rodada deve ser no comando, pois o técnico Jorge Bug, que estava no futebol Carioca assumiu os treinos do time na semana e pode ser que esteja à beira do gramado para o confronto. Com isso, Kennedy Gomes, que havia sido efetivado pelo presidente Jacob Júnior muda  de função e será auxiliar técnico de Bug.

O Piauí estreou diante do 4 de Julho com um empate de 1 a 1, com pouca emoção. O River busca se recuperar do tropeço fora de casa contra o Picos, derrota por 2 a 1. O jogo entre River e Piauí será neste domingo (26), às 17h,

24 de janeiro de 2020

Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 começa em março

Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 começa em março

A competição, que é uma das principais no calendário do futebol feminino nacional, terá início no dia 15 de março e vai ter 36 clube.

Foi definido o início e formato do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2. A competição, que é uma das principais no calendário do futebol feminino nacional, terá início no dia 15 de março e vai ter 36 clubes brigando por quatro vagas na Série A1 de 2021. 

O Piauí tem apenas a equipe do Tiradentes como representante e está no Grupo A1 ao lado de: Oratório (AP), Ceará (CE), Juventude de Timon (MA), ESMAC (PA).O Tiradentes disputou a competição nos últimos dois anos, porém, acumula duas campanhas ruins em que não avançou tanto. 

A certeza para temporada 2020 é que o elenco virá com muitas mudanças, pois boa parte das atletas que vestiram a camisa do clube no último ano e garantiram a vaga na competição nacional não renovaram com o clube e foram para adversários ou equipes que irão disputar a Série A1 do Brasileiro.


Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 começa em março. Arquivo O dia

A grande aposta da diretoria pode ser repatriar velhas conhecidas ou investir apenas no Sub17, que inclusive foi campeão estadual em 2019.

Os jogos da primeira fase da competição serão disputados em turno único. Ao final, os dois melhores de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados sem briga pela vaga na Série A1. Os confrontos das oitavas de final serão definidos por sorteio a ser realizado na sede da CBF.

As fases eliminatórias serão disputadas em formato de ida e volta, sem o critério do gol qualificado. Portanto, em caso de empate, o classificado será conhecido nos pênaltis.

O Tiradentes, representante do Piauí, tem previsão de se apresentar às atividades na primeira semana de fevereiro. O time tem como treinador Toinho.

Flu melhora no segundo tempo e vence a Portuguesa

Flu melhora no segundo tempo e vence a Portuguesa

O time de Odair Hellmann estreou no Maracanã com vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, com gols de Nenê e Gilberto.

Mesmo desfalcado e sem ser brilhante, o Fluminense  venceu mais uma no Campeonato Carioca. O time de Odair Hellmann estreou no Maracanã com vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, com gols de Nenê e Gilberto.

Com a vitória, o Fluminense mantém a melhor campanha entre os grandes no Estadual, com 100% de aproveitamento. O Flu é o vice-líder do Grupo B, com 6 pontos, atrás do Volta Redonda, que leva a melhor no saldo de gols.

O jogo começou com a Portuguesa melhor postada no Maracanã. A equipe da Ilha do Governador colocou a bola no chão e trocava passes no campo ofensivo, com destaque para o atacante Chay, que dava trabalho caindo pelas duas pontas. Tanto que foi da Lusinha, aos 16, a primeira chance do jogo: o ponta recbeeu de Romarinho e chutou na rede pelo lado de fora.

Nem mesmo o "susto" acordou o Fluminense, muito lento nas transições e trocas de passe. Com Felippe Cardoso muito mal no jogo, a equipe não conseguia reter a bola no ataque, e Matheus Alessandro e Lucas Barcellos, muito abertos, não conseguiam ajudar Nenê, Hudson e Dodi na criação.

Por isso, para a segunda etapa, Odair tirou o centroavante e colocou o jovem Miguel. O Flu virava outro time: com a joia, muito mais perigoso, veloz e criativo. Não à toa, marcou duas vezes: a primeira, de pênalti, sofrido por Lucas e convertido por Nenê. A segunda em uma jogadaça do menino, que achou Gilberto sozinho na área para aumentar a fatura.

FLUMINENSE

Marcos Felipe, Gilberto (Igor Julião), Matheus Ferraz, Luccas Claro e Orinho; Hudson, Dodi e Nenê; Lucas Barcellos, Matheus Alessandro (Pablo Dyego) e Felippe Cardoso (Miguel). T.: Odair Hellmann.

PORTUGUESA

Jefferson, Luis Gustavo (Talento), Marcão, Diego Guerra e Diego Maia; Muniz (Lucas Vinícius), Maicon Douglas e Jhulliam; Chay, Romarinho e André Silva (Matheus Pimenta). T.: Rogério Corrêa.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães

Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Wallace Muller Barros Santos

Cartões amarelos: Luccas Claro (Fluminense) e Luís Gustavo (Portuguesa).

Gols: Nenê, aos 6min do 2º tempo, e Gilberto, aos 11min do 2º tempo.

Corinthians goleia o Botafogo em estreia no Paulista

Corinthians goleia o Botafogo em estreia no Paulista

O camisa 17 do time alvinegro marcou três gols na partida e ainda participou da jogada que originou o pênalti convertido por Luan.

Em noite com grande atuação do argentino Mauro Boselli, o Corinthians goleou o Botafogo por 4 a 1, em Itaquera, em jogo pela primeira rodada do Campeonato Paulista.

O camisa 17 do time alvinegro marcou três gols na partida e ainda participou da jogada que originou o pênalti convertido por Luan.

Ronald descontou para a equipe de Ribeirão Preto em uma das raras chances do time visitante, praticamente dominado pelo Corinthians durante os 90 minutos.

Os donos da casa ainda atuaram com um jogador a mais a partir dos 9 minutos do segundo tempo, quando Reginaldo foi expulso ao evitar um gol de Janderson desviando a bola com a mão dentro da pequena área.

A origem da jogada foi criada por Boselli, que chegou a finalizar na trave antes de Janderson ficar com o rebote.

Foi a primeira partida oficial do time do Parque São Jorge sob o comando do técnico Tiago Nunes.

Na próxima rodada, o Corinthians encara o Mirassol, fora de casa, enquanto o Botafogo enfrenta a Ponte Preta.

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Gil e Lucas Piton; Richard (Gabriel) e Camacho; Ramiro, Luan (Love) e Janderson (Vital); Boselli

T.: Tiago Nunes

BOTAFOGO-SP: Darley; Caique Sá, Reginaldo, Didi e Gilson; Ferreira e Willian Oliveira; Murilo Oliveira (Edson Júnior), Gustavo Henrique e Rafinha (Jordan); Diego Cardoso (Ronald)

T.: Wagner Lopes

Estádio: Arena Corinthians, São Paulo (SP)

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira

Assistentes: Neuza Ines Back e Gustavo Rodrigues de Oliveira

GOLS

Corinthians: Boselli, aos 11 do 1T e aos 14 e 38 do 2T; Luan, aos 9 minutos do 2T

Botafogo: Ronald, aos 36 minutos do 2T

Cartões amarelos: Camacho e Richard (Corinthians); Reginaldo (BOT)

23 de janeiro de 2020

São Paulo é liderado por Dani e Bueno e estreia com vitória

São Paulo é liderado por Dani e Bueno e estreia com vitória

O foco agora está no clássico de domingo contra o Palmeiras.

São Paulo  abriu o ano com uma vitória segura na noite desta quarta-feira (22), no Morumbi. A rodada de abertura do Campeonato Paulista terminou com um 2 a 0 sobre o Água Santa construído com boas virtudes trabalhadas por Fernando Diniz na pré-temporada, mas ainda com menos ímpeto ofensivo do que o técnico deseja. O foco agora está no clássico de domingo contra o Palmeiras.

Os gols foram marcados ainda no primeiro tempo por Pablo, com assistência de Vitor Bueno, e Daniel Alves. O Tricolor, com Tchê Tchê e Hernanes, mostrou bom toque de bola e na defesa foi pouco incomodado, ainda que uma torcida organizada tenha xingado Arboleda pela foto com uma camisa palmeirense em dezembro. Reinaldo, que seria titular, não jogou porque foi liberado para acompanhar o nascimento da filha. Léo foi acionado de última hora e não comprometeu.

O resultado deixa o São Paulo na liderança do Grupo C, pelo menos até o Mirassol entrar em campo nesta quinta (23) contra a Ferroviária. O clássico contra o Palmeiras está marcado para as 16h de domingo na Fonte Luminosa, em Araraquara, já que o rival está finalizando a troca do gramado do Allianz Parque. Já o Água Santa, que está no Grupo A, entra em campo novamente às 15h de sábado contra o Novorizontino.

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Léo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Hernanes (Liziero); Helinho (Alexandre Pato), Vitor Bueno e Pablo (Brenner). T.: Fernando Diniz

ÁGUA SANTA

Thomazella; Luis Ricardo, Walisson Maia, Andrés Robles e Jonathan; Wellington Reis, Pio (Velicka), Robinho (Luan Dias) e Marquinho e Felipe Azevedo; Dinei (Uéderson). T.: Fernando Marchiori

Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)

Público: 18.493 (total)

Renda: R$ 523.613,00

Árbitro: Edina Alves Batista

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Marco Antônio de Andrade Mota Júnior

Cartões amarelos: Alexandre Pato (São Paulo); Uéderson (Água Santa)

Gols: Pablo, aos cinco minutos, e Daniel Alves, aos 41 minutos do primeiro tempo

22 de janeiro de 2020

Campeonato Brasileiro feminino terá início com clássico paulista

Campeonato Brasileiro feminino terá início com clássico paulista

O torneio começa logo com um clássico paulista, entre o Palmeiras e o atual vice-campeão, o Corinthians.

A CBF divulgou os horários e locais dos jogos da primeira rodada do Campeonato Brasileiro feminino A-1. O torneio começa logo com um clássico paulista, entre o Palmeiras e o atual vice-campeão, o Corinthians.

A competição começará no dia 8 de fevereiro, com 16 clubes lutando pelo título nacional.

A Ferroviária, campeã de 2019, estreará em casa, contra o Auddax. A primeira rodada terá ainda o duelo entre Santos e Flamengo, que vai marcar o retorno das Sereias, agora com Cristiane de volta à Vila Belmiro.

O formato da competição será igual ao do ano passado. Em turno único, os 16 times se enfrentam, e os oito melhores avançam para a fase seguinte. A partir das quartas de final, os confrontos serão disputados em ida e volta até a decisão, marcada para 6 e 13 de setembro.


Brasileiro feminino terá início com clássico paulista; veja datas da 1ª rodada. Reprodução

Haverá uma pausa na competição, desta vez por conta dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A segunda fase terminará no dia 31 de maio e as semifinais começarão em 23 de agosto.

Band e Twitter transmitem um jogo por rodada, enquanto as outras partidas estarão ao vivo no MyCujoo.

*

Veja abaixo o calendário da primeira rodada:

8 de fevereiro

Grêmio x Minas ICESP - Vieirão, 17h

Kindermann-Avaí x Vitória (BA) - Estádio Carlos Neves, 17h

Ferroviária x Audax - Fonte Luminosa, 17h

Santos x Flamengo - Vila Belmiro, 17h

9 de fevereiro

Internacional x São José - Estádio da PUC, 15h

Palmeiras x Corinthians - Vinhedo, 14h

Ponte Preta x Iranduba - Local a definir, 15h

10 de fevereiro

Cruzeiro x São Paulo - local a definir - 19h

Insatisfeito, Botafogo coloca grupo de jovens em lista de empréstimo

Insatisfeito, Botafogo coloca grupo de jovens em lista de empréstimo

O resultado disso é que alguns atletas tiveram desempenho individual muito abaixo do esperado e deverão ser emprestados pela equipe para o restante desta temporada.

 Botafogo  deu a oportunidade para um time jovem entrar em campo nas duas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Em 180 minutos, no entanto, o clube alvinegro acumulou duas derrotas e sequer balançou as redes de Volta Redonda e Madureira. O resultado disso é que alguns atletas tiveram desempenho individual muito abaixo do esperado e deverão ser emprestados pela equipe para o restante desta temporada.

Havia uma expectativa grande pelo desempenho de atletas jovens, mas com rodagem no profissional. Alguns deles perderam espaço com os dois jogos e dificilmente farão parte do grupo comandado por Alberto Valentim. Desse modo, Bochecha, Wenderson, Lucas Barros e Lucas Campos foram colocados na lista de empréstimo e aguardam interessados para serem negociados.

"Após as partidas, não gosto de analisar individualmente. Fomos mal coletivamente, e a vitória do Madureira foi justa. O Valentim vai fazer as avaliações dele. Vamos conversar com a comissão para decidir quais atletas serão aproveitados ou não", disse o auxiliar técnico Bruno Lazaroni, após derrota para o Madureira.


Insatisfeito, Botafogo coloca grupo de jovens em lista de empréstimo. Instagram

Por mais que soubesse da dificuldade em utilizar um time repleto de jovens, a diretoria esperava um desempenho melhor. Segundo apurou a reportagem, o Botafogo não gostou nem um pouco do que foi apresentado e avalia que alguns atletas não demonstraram ter entendido o recado ao serem utilizados nessas partidas.

O fato é que a escolha por dividir o elenco gerou uma mistura de sentimentos nos atletas. Um grupo, mais jovem, entendeu que as partidas eram boa oportunidade de mostrar serviço. Por outro lado, há quem não tenha aprovado ser afastado dos principais jogadores, que ficaram no Espírito Santo em pré-temporada.

Sem conquistar nenhum ponto no Grupo A, o Botafogo volta a campo no domingo (26), quando receberá o Macaé, no Nilton Santos. Na partida, a expectativa é que o time titular, em preparação no estado vizinho até sexta-feira (24), seja utilizado.

Flamengo oficializa contratação do volante Thiago Maia, ex-Santos

Flamengo oficializa contratação do volante Thiago Maia, ex-Santos

Thiago Maia desembarcou no Rio de Janeiro no domingo (19) para acertar os últimos detalhes com o time rubro-negro e não escondeu estar realizando um sonho

O Flamengo anunciou a contratação do volante Thiago Maia , 22, revelado pelo Santos, na manhã desta quarta-feira (22). O jogador chega por empréstimo de um ano junto ao Lille, da França.

Thiago Maia desembarcou no Rio de Janeiro no domingo (19) para acertar os últimos detalhes com o time rubro-negro e não escondeu estar realizando um sonho. Na chegada, inclusive, voltou a afirmar ser torcedor do Flamengo.

O flerte entre Thiago Maia e Flamengo era antigo. No ano passado, a diretoria chegou a procurar informações sobre o jogador, mas, à época, as conversas não foram à frente. Nesta janela de transferência, porém, as partes conseguiram chegar a um acordo.

O anúncio foi divulgado inicialmente na conta do Nação Rubro-Negra, programa de sócios-torcedores do Flamengo, no Twitter. Minutos depois, o perfil oficial do Flamengo foi à rede social desejar sucesso ao volante recém-contratado.

21 de janeiro de 2020

Presidente do Timon afirma ter pedido saída do time de campo contra o Altos

Presidente do Timon afirma ter pedido saída do time de campo contra o Altos

A partida entre Altos e Timon pela rodada de abertura do Campeonato Piauiense ainda rende frutos.

O Timon saiu de campo com uma derrota por 2 a 1, mas o que chamou atenção na partida foi a quantidade de expulsões, quatro ao total e o fato do jogo ter encerrado aos 34 minutos do segundo tempo pela insuficiência e atletas em campo.

Após a partida, em tom exaltado o presidente do Timon, Leal Filho, chegou a dizer que mandou seu time se retirar de campo, algo relatado também na sumula da partida. “Eu pedi. Não tem como a gente jogar com sete (atletas em campo) sai tira o time, eu mandei tirar o time, eu mandei e mandarei tirar o time do campeonato na outra vez que fizerem isso comigo”, relatou o presidente do Timon.


Por meio de nota o time se posicionou sobre o caso

Lamentamos o ocorrido no estádio Felipão, na cidade de Altos na estreia do campeonato piauiense 2020. Comunicamos também que, o E.C. Timon vai entrar com duas representações contra o árbitro da partida na Federação de Futebol do Piauí nessa segunda-feira (20), às 16 horas, uma solicitando a Comissão de arbitragem para que não mais escale Diego Castro em partidas oficiais do clube e outra ao tribunal para que avalie conduta do árbitro na partida de ontem.


Leia também

Em jogo marcado por expulsões, Altos vence Timon no Felipão 


Em sumula, o arbitro Diego Castro relatou os corridos da seguinte maneira. “Encerrei a partida aos 34 minutos do segundo tempo por insuficiência técnica ocasionada pela saída de campo de dois atletas da equipe E. C. Timon-PI, que já encontrava-se com 3 jogadores a menos por expulsões, ficando com apenas 6 atletas em campo, sendo cumprido o artigo 16, parágrafo 3° do regulamento da competição. Informo que os atletas número 6, Sr Victor César Santos da Conceição e 19, Sr. Rômulo Nunes Viana que deixaram o campo alegaram não ter condições físicas para continuar na partida, porém fui informado pelo assistente 1, Sr. Rogério Oliveira Braga que o treinador da equipe, Sr. Nivaldo de Oliveira Lacuna falou para seus atletas que deixassem o campo e não retornassem, após serem informados por mim para retornarem ao campo de jogo os atletas disseram que não retornariam mais para a partida definitivamente”, relatou.

Bruno Henrique tem lesão e deve perder clássico com SPFC

Bruno Henrique tem lesão e deve perder clássico com SPFC

O meio-campista Bruno Henrique foi diagnosticado com uma lesão muscular e dificilmente reunirá condições de atuar contra o rival.

Nem estreou no Campeonato Paulista de 2020, e o Palmeiras deve ter um desfalque importante para o clássico de domingo (26), às 16h (de Brasília), contra o São Paulo, pela segunda rodada do estadual. O meio-campista Bruno Henrique foi diagnosticado com uma lesão muscular e dificilmente reunirá condições de atuar contra o rival.

Segundo informação divulgada pelo próprio Palmeiras, Bruno Henrique tem uma lesão no músculo adutor da coxa direita. O jogador voltou dos Estados Unidos, onde o clube disputou a Florida Cup, com dores e passou por exames assim que chegou ao Brasil.

O Palmeiras desembarcou na tarde deste domingo (19) e voltou aos trabalhos nesta segunda (20), na Academia de Futebol. Bruno Henrique acabou sendo o único nome do elenco fora do trabalho no campo, o volante também está fora da estreia no Paulistão, marcada para quarta (22), às 19h15, contra o Ituano.

Gustavo Scarpa e Matheus Fernandes, que negociam a ida para Almería e Barcelona, respectivamente, realizaram atividade separada a do grupo de jogadores.

Guerra e Jean, liberados pelo clube para buscar outro destino, trabalharam normalmente com o elenco.

A atividade desta segunda-feira começou com um bate-papo rápido de Vanderlei Luxemburgo com o elenco. Embora com conceito de pré-temporada, a Florida Cup tem caráter competitivo e terminou com título palmeirense no último fim de semana.

20 de janeiro de 2020

Em jogo marcado por expulsões, Altos vence Timon no Felipão

Em jogo marcado por expulsões, Altos vence Timon no Felipão

O Altos venceu o jogo por 2 a 1, com gols de Klenisson e Leandro Amorim. Denis descontou para a Águia Soberana.

Um jogo atípico. A partida entre Altos e Timon, no estádio Felipão, na Cidade da Manga, chamou atenção pelas muitas expulsões de jogadores que saíram de campo lesionados. A partida encerrou aos 27 minutos do segundo tempo por falta de atletas em campo da equipe do Timon. O time ficou com apenas seis jogadores. O Altos venceu o jogo por 2 a 1, com gols de Klenisson e Leandro Amorim. Denis descontou para a Águia Soberana.

O jogo

O que não faltou foi emoção em campo. Logo no primeiro minuto o técnico Fernando Tonet perde o meio-campo Moises, que sente a coxa e é obrigado a mexer. Coloca Alex Mineiro em campo. Quem abre a contagem é Denis, para o Timon. Bate rebate na pequena área, Rodrigo Ramos defende primeiro chute e no rebote Denis aproveita. A chuva de cartões começou com Alex Mineiro recebendo amarelo por entrada em Denis, o jogador precisou ser retirado de ambulância.

Aos 35 minutos, o auxiliar técnico do Timon, Pericles Veloso foi expulso por reclamação. O primeiro tempo encerra com a Águia Soberana à frente no placar. Início de segundo tempo e Klenisson entra, no lugar de Fabinho. E mais cartões são distribuídos: Lucas Reis e Fernandinho, ambos do Timon.


Em jogo marcado por expulsões, Altos vence Timon no Felipão. Elias Fontinele

Aos oito minutos, Altos chega ao empate com Klenisson. Na jogada ele divide bola com Raphael Carioca e marca. Com 14 minutos, uma dupla expulsão. Em lance com Klenisson, juiz expulsa Oseas e Bibiu. Aos 19, Leandro Amorim coloca o Altos na frente. Chute de Tiaguinho e ele chega batendo cruzado. Aos 21 minutos, Toinhão é expulso e nesse momento o Timon já estava com três a menos em campo. Com 25 minutos, o árbitro Diego expulsa o atacante Xilu, do Altos.

O Timon tinha oito atletas em campo, mas aos 27 minutos do segundo tempo Rômulo e Vitinho caem no chão e não conseguem retornar. Depois de quase 10 minutos paralisados o juiz decide encerrar a partida, pois Timon fica com apenas seis em campo e é obrigatório mínimo de sete jogadores para jogo seguir.

Com a vitória, o Jacaré soma os primeiros três pontos na competição. O Timon volta a campo na quarta-feira (22) quando enfrenta o Picos, ás 18h, no Lindolfo Monteiro. O Altos no dia seguinte, quinta-feira (23) visita o Flamengo, às 20h, no Lindolfo.

Seleção brasileira vence Peru na estreia do Pré-Olímpico

Seleção brasileira vence Peru na estreia do Pré-Olímpico

Neste domingo (19), em partida que terminou no início da madrugada, venceu o Peru por 1 a 0, pelo pré-olímpico de futebol.

A seleção brasileira masculina deu o primeiro passo para tentar uma vaga na Olimpíada de Tóquio, neste ano. Neste domingo (19), em partida que terminou no início da madrugada, venceu o Peru por 1 a 0, pelo pré-olímpico de futebol.

Com o resultado, a seleção empata com o Uruguai na liderança do Grupo B, que também tem Bolívia e Paraguai.

O gol da partida foi marcado por Paulinho, após receber belo passe de Bruno Guimarães, ais 42 minutos da primeira etapa. A equipe de André Jardine comandou a maior parte da partida, teve as melhores chances do jogo e foi pouco ameaçada pelo time peruano durante boa parte dos 90 minutos.

Paulinho é um dos oito jogadores do elenco sub-20 que já atua na Europa (incluindo Reinier, revelado pelo Flamengo e próximo de assinar contrato com o Real Madrid). O número representa 34% dos 23 atletas convocados.

Na próxima rodada, o Brasil enfrenta o Uruguai. A partida está marcada para quarta-feira (22), às 22h30, no estádio Pereira, na Colômbia, onde é disputado o torneio.

Nesta primeira parte da competição, as dez equipes estão divididas em dois grupos. Os dois melhores de cada avançam para um quadrangular final. Só as duas melhores equipes do torneio conquistam a vaga em Tóquio.

Atual campeã olímpica, essa é a última chance da seleção brasileira disputar os Jogos. À seu favor, tem um retrospecto bom, em geral, quando precisa disputar o torneio pré-olímpico. Contudo, fantasmas de fracassos do passado podem atrapalhar os brasileiros.

O Brasil tem três grandes derrotas neste campeonato, em Moscou (1980), em Barcelona (1992) e em Atenas (2004).

Por outro lado, em Olimpíadas, o retrospecto brasileiro não é tão bom. A primeira medalha de ouro, por exemplo, só foi conquistada na última edição dos Jogos, no Rio de Janeiro.

A Olimpíada de Tóquio vai do dia 24 de julho a 9 de agosto deste ano. A disputa do futebol, no entanto, começa um pouco antes, em 22 de julho com a primeira rodada do feminino, e vai até o penúltimo dia de competições

Lionel Messi decide para o Barcelona na estreia do técnico Setién

Lionel Messi decide para o Barcelona na estreia do técnico Setién

O gol da vitória foi marcado por Lionel Messi a 14 minutos do fim.

Novo técnico, novo estilo, mas o mesmo astro de sempre. Na estreia de Quique Setién como treinador, o Barcelona derrotou o Granada por 1 a 0 neste domingo (19), no Camp Nou. O gol da vitória foi marcado por Lionel Messi  a 14 minutos do fim.

Setíen, ex-Bétis, foi escolhido para substituir Ernesto Valverde, demitido após a derrota para o Atlético de Madri na semifinal da Supercopa.

O Barcelona dominou o jogo e teve 82% de posse de bola. A partir dos 24 da etapa final os donos da casa atuaram com um a mais por causa da expulsão de German Sanchez.

Apesar de criar várias chances, o Barcelona não conseguia abrir o placar. Isso só aconteceu em uma rápida troca de passes entre Busquets, Vidal, Griezmann e a finalização de Messi no contrapé de Rui Silva.

O gol do argentino fez sua equipe voltar a se igualar ao Real Madrid na liderança do Campeonato Espanhol. Ambos estão com 43 pontos. 

Na próxima rodada, o Barcelona visita o Valencia no sábado (25). O Real Madrid enfrenta o Valladolid também fora de casa, mas no dia seguinte. 

   

Descoberto na várzea, Patrick busca espaço no Palmeiras

Descoberto na várzea, Patrick busca espaço no Palmeiras

Essa é a estrutura do Cara Virada Futebol Arte, projeto social em que Patrick de Paula, de 20 anos, treinava até 2016, antes de ser descoberto pelo Palmeiras.

Alguns coletes, bolas e um campo de terra batida, irregular, localizado no bairro de Santa Margarida, na zona oeste do Rio de Janeiro. Essa é a estrutura do Cara Virada Futebol Arte, projeto social em que Patrick de Paula, de 20 anos, treinava até 2016, antes de ser descoberto pelo Palmeiras. 

Na época, ele era o jogador mais habilidoso do time e um pouco ousado, como define Wellington Correia Cesario, técnico e presidente do projeto no período em que o hoje atleta alviverde esteve por lá.

"Ele tem muita habilidade, é até marrento [risos]. Mas era o único que eu deixava bater com o peito do pé. Os outros garotos só podiam finalizar de chapa, que é o certo. O Patrick tinha uma habilidade acima do normal", conta Cesario.

Pelo Cara Virada, o meio-campista chegou a disputar o Estadual do Rio de Janeiro de futebol amador. Ao mesmo tempo, fez parte do Mamaô, outra equipe de sua comunidade, pela qual jogou a Taça das Favelas.

Em sua primeira entrevista exclusiva como profissional, o tímido atleta ficou até sem jeito na hora de ser fotografado. Já dentro de campo, a personalidade dele tem aflorado nos últimos anos.

Com habilidade nas duas pernas, destaca-se pela qualidade no passe e pela força de seus chutes. Foi assim que chamou a atenção de um dos olheiros do Palmeiras, no fim de 2016, quando recebeu convite para integrar a base do clube.

"Quando eu passei no teste [do Palmeiras], demorou a cair a ficha de que eu jogaria em um grande time, no maior do Brasil", afirmou o garoto, campeão brasileiro sub-20, em 2018, e da Copa do Brasil da mesma categoria, em 2019.


Descoberto na várzea, Patrick busca espaço no Palmeiras. Reprodução

Natural do Rio Janeiro, Patrick morava no bairro de Campo Grande com os pais, dois irmãos, uma sobrinha e seu cunhado. Ele é um dos seis atletas recém-promovidos pelo time alviverde ao elenco profissional.

Ao todo, a equipe tem agora no time profissional nove jogadores formados nas categorias de base.

Patrick atuou nas duas partidas de pré-temporada nos Estados Unidos. Começou o duelo com o Nacional-COL como titular e entrou no segundo tempo contra o New York City.

A decisão da diretoria de dar mais espaço aos garotos ocorreu antes da chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo, em 15 de dezembro. Até agora, o treinador é a única contratação para a temporada de 2020, como reflexo de uma nova linha adotada pelo Palmeiras.

Com o elenco mais caro do país, ao lado do plantel do Flamengo, o time alviverde terminou a temporada 2019 sem nenhum título, enquanto a equipe carioca ganhou o Brasileiro e a Libertadores. Diante disso, os dirigentes resolveram diminuir o investimento em reforços e apostar na base.

"É um momento muito feliz para a gente, que está subindo", disse Patrick, promovido junto com Lucas Esteves, de 19 anos, Alan Guimarães, de 19, Gabriel Menino, de 19, Gabriel Veron, de 17, e Iván Angulo, de 20.

Além deles, Vinicius Silvestre, de 25, Pedrão, de 22, e Wesley, de 20, também formados na base, retornam após período de empréstimos a outros clubes.

A primeira competição profissional de alguns deles será o Paulista, que começa na próxima quarta-feira (22), dia em que o time alviverde estreará contra o Ituano, fora de casa.

Desde 2008, o Palmeiras não vence o Estadual. Na última vez em que levou a taça, o técnico da equipe também era Vanderlei Luxemburgo. Na ocasião, foi o quarto troféu da competição que ele ajudou o Palmeiras a ganhar. Também venceu o torneio em 1993, 1994 e 1996.

O treinador coleciona esses e diversos outros títulos em sua carreira, que teve seu auge na década de 1990 e no começo dos anos 2000. Patrick nasceu em 8 de setembro de 1999. Boa parte da trajetória de Luxemburgo ele só conhece pela TV.

"Eu não o conheço muito. Só sei de matérias que eu vi. Sei que ele ganhou muitos títulos, foi o último treinador a ganhar o Paulista pelo Palmeiras. Espero aprender muito com ele", afirmou o jovem carioca.

O meio-campista também está curtindo disputar a posição com jogadores mais experientes, como Bruno Henrique, de 30 anos.

"É uma briga muito sadia, com cada um buscando seu espaço", disse o atleta, que tem um jogador espanhol e um holandês como suas principais referências na posição em que atua.

"Eu gosto muito do Busquets e do De Jong [ambos do Barcelona]. Eu jogo de um jeito parecido com com o deles, com posse de bola, movimentação, e procuro também ajudar meus companheiros", descreveu-se o garoto palmeirense.

19 de janeiro de 2020

Liverpool vence clássico, abre 16 pontos e fica perto do titulo

Liverpool vence clássico, abre 16 pontos e fica perto do titulo

Com a vitória sobre o Manchester United por 2 a 0, neste domingo (19), a equipe abriu 16 pontos de vantagem sobre o Manchester Cit.

O Liverpool pode sair de férias da Premier League nesta segunda e ficar afastado até o final de fevereiro. Quando voltar, ainda assim estará na liderança do torneio

Com a vitória sobre o Manchester United por 2 a 0, neste domingo (19), a equipe abriu 16 pontos de vantagem sobre o Manchester City, segundo colocado e derrotado pelo Newcastle neste sábado (18). E o time de Jurgen Klopp ainda tem um jogo a menos que os rivais. Faltam 15 rodadas para o final da competição (mas o Liverpool ainda terá 16 partidas).

Os gols foram marcados pelo zagueiro Virgil Van Dijk no primeiro tempo e pelo atacante Mohamed Salah nos acréscimos. 

No segundo e decisivo gol, o lançamento para o egípcio foi feito pelo brasileiro Alisson, que saiu da sua área para comemorar a assistência com o atacante. Foi a a primeira de um goleiro do Liverpool de dez anos.

Desfalcado do seu melhor jogador na temporada, o atacante Marcus Rashford, o United entrou em campo para manter a condição de único time inglês a não ser derrotado pelo Liverpool na temporada. No primeiro turno, em Old Trafford, houve empate em 1 a 1. Outro desfalque de longo prazo é o meia francês Paul Pogba, que passou por cirurgia e pouco jogou desde o início da liga.

Rashford tem fratura por estresse na coluna e ficará afastado por três meses.

A cada rodada, o Liverpool fica mais perto de acabar com o jejum de 29 anos sem conquistar o título inglês. O último foi em 1990, dois anos antes da criação da Premier League.

Os donos da casa dominaram boa parte da partida e criaram oportunidades de gol que não aconteceram por causa do goleiro David de Gea e da trave. Mas apesar dos sérios problemas de criação no meio-campo, o United conseguiu ameaçar. Desperdiçou as chances com o apagado Andreas Pereira e com o atacante Anthony Martial. 

O melhor em campo para os visitantes foi o brasileiro Fred. Ele sozinho não conseguiu segurar o setor de criação do Liverpool, muito superior.

O volume de jogo, pressão na saída de bola e velocidade de Salah, Firmino e Mané, com o apoio de Henderson, o melhor em campo, foram demais para a defesa do Manchester United que contava com Harry Maguire, zagueiro mais caro do mundo. Ele foi comprado antes do início da temporada por cerca de R$ 450 milhões.

A vitória fez com que o Liverpool chegasse a 64 pontos em 66 possíveis. Um aproveitamento recorde na história da competição, com 97% de aproveitamento. 

18 de janeiro de 2020

Com aposta em Talles Magno, Vasco estreia em 2020 contra o Bangu

Com aposta em Talles Magno, Vasco estreia em 2020 contra o Bangu

O Vasco enfrenta o Bangu, neste domingo (19), às 16h, pela rodada de abertura do Campeonato Carioca.

O Vasco  enfrenta o Bangu, neste domingo (19), às 16h, pela rodada de abertura do Campeonato Carioca. Apesar da perda de vários jogadores e uma iminente reformulação, o clube carioca aposta em um garoto para brilhar na temporada 2020: o jovem Talles Magno.

Revelação do clube no ano passado, Talles Magno só chegará à maioridade no meio de 2020, mas já carrega a esperança de toda a torcida cruzmaltina. Para isso, terá de passar por um processo de ganho de massa muscular a fim de suportar o desgaste físico no decorrer das partidas.

Talles Magno vem de uma lesão muscular sofrida durante a disputa do Mundial sub-17, no fim de 2019, mas já está recuperado para a estreia no Estadual e conta, inclusive, com um recado do técnico vascaíno, Abel Braga, no dia da apresentação. "Eu gosto de jogador moleque com a bola", afirmou o novo comandante, que assumiu a função após a saída de Vanderlei Luxemburgo.

Para a temporada 2020, o Vasco também tem de superar algumas perdas importantes em seu elenco. São os casos do zagueiro Henríquez, do meio-campista Guarín e do atacante Rossi. Bruno César e Fellipe Bastos são outros que não seguiram no clube. Para se reforçar, o cruzmaltino ainda sonha com a contratação do meia Hugo Moura, do Flamengo, e do zagueiro Dedé, do Cruzeiro.


Com aposta em Talles Magno, Vasco estreia em 2020 contra o Bangu. Reprodução

Para a partida contra o Bangu, o Vasco poderá contar com a estreia de um reforço. O argentino Germán Cano foi inscrito e deve formar o trio de ataque ao lado de Talles Magno e Marrony. O clube estava impedido de registrar jogadores na CBF por causa de uma dívida com seu ex-atleta Jorge Henrique, mas conseguiu dar fim à causa nesta semana.

O técnico Abel Braga, contudo, terá o desfalque do zagueiro Ricardo Graça. Ele foi convocado pela seleção brasileira sub-23 para a disputa do Torneio Pré-Olímpico. Com isso, Werley será o companheiro de Leandro Castán na defesa.

Confira a escalação do Vasco para a partida contra o Bangu: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Werley, Leandro Castan, Henrique; Raul, Bruno Gomes, Gabriel Pec; Talles Magno, Ribamar, Marrony.

Estádio: São Januário, no Rio

Horário: 16h deste domingo

Juiz: Bruno Arleu de Araújo

Seleção brasileira terá time mais europeu no Pré-Olímpico

Seleção brasileira terá time mais europeu no Pré-Olímpico

O torneio classificatório para os Jogos de Tóquio-2020 começa já neste sábado (18), com transmissão dos canais SporTV.

A seleção brasileira masculina sub-23 inicia neste domingo (19) sua caminhada no Pré-Olímpico sul-smericano de futebol, contra o Peru, às 22h30, na Colômbia. O torneio classificatório para os Jogos de Tóquio-2020 começa já neste sábado (18), com transmissão dos canais SporTV.

Atual medalhista de ouro, o Brasil tentará sua quarta classificação consecutiva à competição depois de participações nos Jogos do Rio-2016, Londres-2012 e Pequim-2008.

Para a edição do Rio de Janeiro, a equipe nacional teve sua classificação assegurada por ser o país-sede. Na Inglaterra e na China, garantiu vaga após conquistar os títulos do Sul-Americano sub-20.

De 2007 a 2016, a Conmebol optou por não realizar o Pré-Olímpico. As vagas do continente eram dadas aos dois primeiros colocados do Sul-Americano sub-20 do ano anterior. Além disso, era possível se classificar chegando às semifinais do Mundial da categoria.

Para a Olimpíada de 2020, a entidade que controla o futebol do continente restituiu o Pré-Olímpico. A disputa do torneio, na última vez em que o Brasil precisou dele para ir aos Jogos, não traz boas memórias ao torcedor.

Em 2004, a promissora geração de Diego e Robinho perdeu para o Paraguai por 1 a 0 no quadrangular final e viu o adversário carimbar o passaporte rumo a Atenas. Já os argentinos, campeões do Pré-Olímpico, foram à Grécia e conquistaram o ouro.

O revés se juntou às eliminações nos Pré-Olímpicos de 1980 e 1992, nos quais o Brasil também ficou sem a vaga.

Essas, juntamente com 1956, foram as únicas vezes em que o futebol masculino brasileiro não esteve representado nos Jogos desde a primeira participação olímpica da seleção, em Helsinque-1952.

O elenco de 16 anos atrás era todo formado por jogadores que atuavam no futebol brasileiro. No time do técnico Ricardo Gomes, inclusive, boa parte da equipe era composta por atletas já consolidados entre os titulares de seus clubes.

Além de Diego e Robinho, Paulo Almeida, Alex e Elano foram campeões brasileiros pelo Santos em 2002 e finalistas da Libertadores em 2003. Aquela seleção sub-23 ainda contava com o goleiro Gomes, o zagueiro Edu Dracena e o volante Wendel, que haviam sido campeões nacionais com o Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo no ano anterior.

Outros nomes que viviam bom momento na época eram os atacantes Dagoberto, revelação do Athletico-PR, e Nilmar, então destaque do time do Internacional.

Diferentemente da geração de 2004, o atual grupo da seleção, comandado pelo técnico André Jardine (ex-São Paulo), já tem jogadores que atuam no futebol europeu.

Contando com o meia-atacante Reinier, revelado pelo Flamengo e que está próximo de assinar contrato com o Real Madrid (ESP), são 8 jogadores que pertencem a clubes do exterior entre os 23 convocados por Jardine -34% do elenco.

Poderiam ser ainda mais jogadores da Europa, mas alguns clubes vetaram a convocação de atletas para a disputa do Pré-Olímpico. São os casos de Emerson (Betis-ESP), Ayrton Lucas (Spartak Moscou-RUS), Gabriel (Lille-FRA), Ibañez (Atalanta-ITA), Douglas Luiz (Aston Villa-ING), Douglas Augusto (PAOK-GRE), Wendel (Sporting-POR) e Gabriel Martinelli (Arsenal-ING).

Entre os convocados, está, por exemplo, o atacante Matheus Cunha, formado nas categorias de base do Coritiba, mas que se profissionalizou no Sion (SUI). Atualmente ele defende o RB Leipzig (ALE).

O também atacante Paulinho, revelado pelo Vasco e provável titular no time de Jardine, transferiu-se ainda com 17 anos para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, onde joga desde 2018.

Além deles, o lateral-direito Dodô e o volante Maicon são companheiros no Shakhtar Donetsk (UCR). Iago, lateral esquerdo revelado pelo Internacional, atua no Augsburg (ALE). Seu colega de posição, Caio Henrique foi emprestado ao Fluminense em 2019, mas pertence ao Atlético de Madrid (ESP). Já no ataque, Bruno Tabata foi revelado nas categorias de base do Atlético-MG, mas que joga atualmente no Portimonense (POR).

O Brasil está no Grupo B do Pré-Olímpico, ao lado de Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. Os dois melhores de cada grupo avançam para o quadrangular final, que definirá os dois classificados para os Jogos.

Estádio: Centenário, em Armênia (COL)

Horário: 22h30 (de Brasília) deste domingo (19)

Transmissão: SporTV e SporTV Play

17 de janeiro de 2020

Confronto entre campeões da última temporada abre o Piauiense

Confronto entre campeões da última temporada abre o Piauiense

O Campeonato Piauiense 2020 tem início nesta sexta-feira com jogo entre Picos x River, às 20h, no Hélvídio Nunes, na cidade de Picos

O Campeonato Piauien­se 2020 terá inicio nesta sexta-feira (17) com uma partida. O jogo entre Picos e River acontece no interior do estado, às 20h, no estádio Helvídio Nunes, na Cidade do Mel. A partida abre a pri­meira rodada da competição que se encerra no domingo (19) com os jogos entre Al­tos x Timon e Flamengo x Parnahyba, antes disso, no sábado (18) acontece o jogo entre Piauí x 4 de Julho. A competição esse ano acon­tece em formato diferente, pontos corridos, 14 jogos ao total até encerrar a primeira fase. Sem semifinal e a gran­de final serão dois jogos.

Treino River-PI. Foto: Jailson Soares.

Como o River chega?

O Galo Carijó coman­dado por Márcio Goiano é um único time do estado que manteve uma boa es­pinha dorsal da temporada 2019, cerca de 18 atletas e as contratações nitidamente demonstram já estar entro­sados. O River briga para defender o título e é o único time do estado que tem vaga em todas as competições nacionais; Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Brasileiro além do Esta­dual.

Antes de iniciar a com­petição, o River se testou contra equipes amadoras da região as quais venceu com bastante folga, mas o princi­pal teste foi diante do Sam­paio Corrêa, dia 18, em que o time saiu de campo com uma derrota por 3 a 2, de virada e mostrou um time ti­tular equilibrado e organiza­do. Em compensação, o time dito como reserva o nível muda bastante.

O time titular deve ter: Mondragon, Carlos Henri­que, Cris Matias e Wagner, Matheus Miller, Emerson, Gustavo Henrique, Bis­marck, Valdo Bacabal, Luc­cas Brasil e Eduardo.

Como o Picos chega?

A temporada 2020 marca o retorno do Picos a elite do futebol piauiense. O time vem de um título recente na Série B e conseguiu manter uma parte dos atletas que vestiram a camisa do clu­be na competição. O maior destaque foi a manutenção do treinador Adelmo Soa­res, que busca seguir fazen­do história com o Zangão. Entre os atletas o principal nome segue sendo do ata­cante referência Raphael Freitas.

Em sua fase de preparação, o Picos enfrentou o Crato (CE) e o Atlético Frontei­rense, time amador e venceu as duas partidas. Dois pon­tos que devem ajudar o time da casa na partida de estreia é o fator torcida, pois a tor­cida da SEP sempre marca presença nos jogos e abraça o clube. Além disso, tem o fator campo, por mais que possa dificultar a vida para os dois lados, o time de Pi­cos está mais adaptado por treinar no palco do jogo.

O jogo entre Picos e River acontece nesta sexta-feira (17), às 20h, no estádio Helvídio Nunes, na Cida­de do Mel. O jogo marca a abertura do Campeonato Piauiense.

Palmeiras mandará clássico contra o São Paulo em Araraquara

Palmeiras mandará clássico contra o São Paulo em Araraquara

A confirmação do mando de campo foi feita pela FPF que já coloca em seu site a Fonte Luminosa como palco da partida.

Palmeiras  mandará em Araraquara (a 275 km de SP) o clássico contra o São Paulo válido pela segunda rodada do Campeonato Paulista, marcado para o dia 26 de janeiro, às 16h.

A confirmação do mando de campo foi feita pela FPF (Federação Paulista de Futebol), que já coloca em seu site a Fonte Luminosa como palco da partida.

O clube alviverde não poderá enfrentar o rival em sua casa em razão da troca de gramado do Allianz Parque, que passará a ser sintético. A expectativa é que o processo de colocação da nova grama demore pelo menos um mês.

O compromisso seguinte no estádio, contra o Oeste, no dia 29 de janeiro, também deverá ser disputado em outro local.

O São Paulo nunca venceu o Palmeiras no Allianz Parque desde a inauguração do estádio, em 2014.

Foram nove jogos no local, com oito vitórias palmeirenses e um empate. Este empate valeu ao time tricolor a classificação à final do Campeonato Paulista em 2019, que veio após disputa por pênaltis.

16 de janeiro de 2020

Para Cafu, será difícil Brasil formar um novo lateral do seu nível

Para Cafu, será difícil Brasil formar um novo lateral do seu nível

Na próxima Copa do Mundo, em 2022, no Qatar, o atual lateral direito titular da seleção brasileira estará com 39 anos.

Na próxima Copa do Mundo, em 2022, no Qatar, o atual lateral direito titular da seleção brasileira estará com 39 anos. Mesmo com Daniel Alves já veterano, tem sido difícil para Tite renovar a posição e encontrar um substituto à altura do atleta do São Paulo.

Para Cafu , 49, dono da posição por muito tempo, esse é o principal reflexo da dificuldade que o país tem de formar novos laterais direitos.

Último brasileiro a levantar a taça de campeão mundial com a seleção e titular do Brasil nos Mundiais de 1998 e 2002, o ex-jogador aponta dois fatores que na sua opinião contribuem para essa situação: novas rotinas de treinos e falta de comprometimento dos atletas.

"Eu fui formado cruzando mais de 150 bolas depois dos treinos. Hoje, os preparadores físicos não deixam mais os atletas fazerem esses trabalhos extras", disse Cafu à reportagem durante evento em São Paulo no mês de dezembro. "Lateral com a qualidade de um Daniel Alves, Cafu, Carlos Alberto Torres vai ser um pouco difícil formar novamente."

O ex-atleta, no entanto, não atribui a dificuldade apenas aos preparadores físicos. Para ele, falta atitude dos próprios jogadores. "Na nossa época, tínhamos um comprometimento maior com a camisa que vestíamos", afirmou.

Cafu acredita que os salários milionários que os principais jogadores do país recebem atualmente estão moldando uma geração mais acomodada.

"Não sou contra jogador ganhar altos salários. O que eu sou contra é o jogador não ter comprometimento baseado naquilo que eles ganham", disse.

Em 2002, ano em que foi campeão do mundo com o Brasil, o salário de Cafu na Roma era estimado em 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 26 milhões em valores atualizados) por ano.


Antes de voltar ao Brasil para defender o São Paulo, o último clube de Daniel Alves na Europa foi o PSG, no qual ele recebia 8,4 milhões de euros por ano (cerca de R$ 37 milhões em valores atualizados).

No time do Morumbi, o lateral tem vencimentos estimados em R$ 1,4 milhão por mês, com um contrato até dezembro de 2022. A esse valor mensal ainda podem ser acrescidos bônus, com gatilhos como conquistas de títulos e prêmios individuais.

Cafu deixou os gramados em 2008. O último clube dele foi o Milan, da Itália, pelo qual conquistou 6 dos 25 títulos de expressão de sua carreira. Pelo São Paulo, ergueu 10 troféus, incluindo o bicampeonato da Libertadores e do Mundial de Clubes (1992 e 1993).

A carreira vitoriosa e o reconhecimento internacional, no entanto, não evitaram que o ex-jogador enfrentasse dificuldades financeiras em seus negócios. Em julho de 2019, o jornal Folha de S.Paulo revelou que ele possui dívidas de várias espécies e perdeu, no Tribunal de Justiça, cinco imóveis em pagamentos para cobrir empréstimos milionários.

Além desses bens, outros 15 imóveis no nome dele e no nome de sua esposa, Regina, estão penhorados por dívidas da Capi-Penta International Player, empresa criada em 2004 para gerenciar a carreira de atletas e que pertence ao casal.

A companhia é cobrada por empréstimos que vão de R$ 1,1 milhão a R$ 6 milhões.

Em dezembro, a Fundação Cafu anunciou o encerramento definitivo de suas atividades. A instituição é cobrada pela Dívida Ativa da União em R$ 857 mil.

Em nota, a fundação explicou que passava por dificuldades havia alguns anos, e que elas se agravaram recentemente. "2018 e 2019 foram muito difíceis, duros. Tanto para a fundação, como para seu idealizador, Cafu, que está enfrentando uma das maiores perdas de sua vida", dizia o texto, em referência à morte do filho mais velho do ex-jogador, Danilo, em setembro do ano passado.

Na entrevista que concedeu à reportagem, Cafu solicitou que fossem feitas apenas perguntas sobre futebol e sua carreira, evitando falar sobre questões financeiras e a morte de seu filho.

São Paulo anuncia venda de pacote para o Paulista e Libertadores

São Paulo anuncia venda de pacote para o Paulista e Libertadores

Quem é membro do programa Sócio-Torcedor poderá escolher os pacotes a partir das 22h desta quarta pela internet.

O São Paulo anunciou nesta quarta-feira (15) o lançamento de pacotes de ingressos para os nove primeiros jogos da temporada no Morumbi. A promoção envolve seis compromissos pelo Campeonato Paulista, incluindo clássicos contra Corinthians e Santos, e os três duelos da fase de grupos da Copa Libertadores da América.

Quem é membro do programa Sócio-Torcedor poderá escolher os pacotes -que variam de preço de acordo com o setor do estádio e com o plano assinado- a partir das 22h desta quarta pela internet. Além de um desconto maior pelo combo, os sócios-torcedores ainda podem parcelar a compra em até seis vezes, sem juros, e ganham descontos em produtos dos patrocinadores e das lojas do São Paulo.

A venda continuará de forma exclusiva para sócios até às 10h de domingo (19). Por isso, o clube fez algumas condições especiais para quem renovar o ST ou entrar no programa agora. O público-geral poderá comprar os pacotes de ingressos depois desse prazo, com preços mais caros.

Para quem não é sócio, o pacote mais barato custa R$ 270, nas arquibancadas amarela e laranja -R$ 30 por partida. Já o mais caro sai por R$ 900, nas cadeiras especiais azul e vermelha.

A lista de jogos contemplados pelo pacote do São Paulo:

São Paulo x Água Santa - 22/1 - 21h30

São Paulo x Novorizontino - 3/2 - 20h

São Paulo x Corinthians - 15/2 - 19h

São Paulo x Ponte Preta - 1/3 - 16h

São Paulo x LDU - 11/3 - 21h30

São Paulo x Santos - 14/3 - 19h

São Paulo x River Plate - 17/3 - 21h30

São Paulo x Red Bull Bragantino - 21/3 - 16h

São Paulo x Binacional - 5/5 - 21h30

15 de janeiro de 2020

Cruzeiro perde nos pênaltis e é eliminado na Copa São Paulo

Cruzeiro perde nos pênaltis e é eliminado na Copa São Paulo

Na noite desta terça-feira (14), o time celeste ficou no 0 a 0 com o Oeste e foi derrotado nos pênaltis pel equipe paulista, perdendo por 3 a 1.

 O Cruzeiro  está eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na noite desta terça-feira (14), o time celeste ficou no 0 a 0 com o Oeste e foi derrotado nos pênaltis pel equipe paulista, perdendo por 3 a 1.

O jogo foi válido pela terceira fase da Copinha e marcou o reencontro das equipes que também se enfrentaram na fase de grupos. No primeiro duelo, o Cruzeiro levou a melhor e venceu por 3 a 1. Desta vez, porém, a equipe celeste não conseguiu vazar a zaga adversária novamente.


Cruzeiro perde nos pênaltis e é eliminado na Copa São Paulo. Reprodução

Apesar de dominarem o rival, os garotos do Cruzeiro pecaram muito na organização das jogadas e nas poucas chances reais de marcar o gol.

O Oeste valorizou o empate durante os 90 minutos e soube manter a calma na disputa de pênaltis. Após converter o primeiro pênalti, o Cruzeiro errou os três seguintes. Melhor para a equipe paulista, que marcou em três das suas quatro cobranças.

Com o resultado, o Oeste avança mais uma fase e agora pegará o Avaí.

Santos comemora fim de metodologia 'sparring' de Sampaoli

Santos comemora fim de metodologia 'sparring' de Sampaoli

A diretoria santista não via muitos ganhos para os jovens, ao mesmo tempo que o modelo atrapalhava os treinos das categorias em si.

Se o Santos  era só elogios para as ideias de jogo e o desempenho da equipe do ex-técnico Jorge Sampaoli, uma outra metodologia do argentino incomodava o clube: os sparrings, jogadores da base utilizados no treino do profissional. A diretoria santista não via muitos ganhos para os jovens, ao mesmo tempo que o modelo atrapalhava os treinos das categorias em si.

Assim, é claro, o time não irá manter o método sparrings após a saída do argentino. A partir de agora, somente atletas que de fato interessarem para a comissão técnica do português Jesualdo Ferreira subirão ao profissional para treinos, o restante seguirá a programação normal de sua categoria.

A intenção é melhorar o processo principalmente para os jovens. Os sparrings de Sampaoli perdiam treinos importantes antes de jogos de suas categorias, o que atrapalhava o desempenho do time nos torneios de base. Enquanto isso, no profissional, os jovens eram utilizados apenas para "mostrar o treino" ou ocupar espaços.

Antes dos profissionais, os sparrings faziam a atividade e, quando os atletas chegavam ao campo, eles mostravam como precisava ser feito. Então, saíam do gramado ou ocupavam os espaços de marcação que o treino exigia.

O treinador argentino costumava dar a mesma atividade para titulares e reservas, utilizando os dois campos do CT Rei Pelé. Por isso, os reservas não eram utilizados na marcação, mas faziam o mesmo treino contra outros sparrings.

Um diretor que já não está mais no Peixe acreditava que o técnico argentino ensinava os jovens a "errar": nas atividades, os titulares precisavam aproveitar eventuais erros do adversário, emulado nos sparrings.

Apesar do grande número de observações feitas por Sampaoli por meio dos sparrings, o argentino promoveu a estreia profissional de apenas três Meninos da Vila: o zagueiro Wagner Leonardo, o volante Sandry e o atacante Tailson. Desses, só o atacante foi de fato regularmente utilizado.

Com a criação da equipe sub-23, o Santos pretende dar rodagem para jogadores que de fato tenham potencial para subirem ao profissional, fazendo da equipe um laboratório sob olhares atentos da comissão técnica de Jesualdo Ferreira.

13 de janeiro de 2020

Goleiro acusado de agredir esposa é emprestado ao Atlético-GO

Goleiro acusado de agredir esposa é emprestado ao Atlético-GO

Jean foi solto no dia 19 de dezembro do ano passado após ter sido preso acusado de agressão pela mulher

Após ter o contrato com o São Paulo suspenso, o goleiro Jean, que foi preso nos Estados Unidos sob a acusação de agressão à mulher, já acertou com um novo clube para a temporada de 2020: o Atlético-GO, time que retorna à elite do Brasileiro neste ano.
Segundo apurou a reportagem, Jean será emprestado pelo São Paulo até o fim desta temporada. O clube goiano deve anunciar em breve a nova contratação.
Jean foi solto no dia 19 de dezembro do ano passado após ter sido preso acusado de agressão pela mulher, Milena Bemfica. O casal passava férias na Flórida, nos Estados Unidos, quando a polícia americana foi acionada por funcionários do hotel, como informou o boletim de ocorrência divulgado pela Justiça americana.
Recentemente, ele ficou perto de acertar com outro clube da Série A, o Ceará, mas a repercussão negativa da torcida fez com que a diretoria desistisse da contratação do goleiro de 24 anos, revelado pelo Bahia -o time alvinegro acabou contratando Fernando Prass, ex-Palmeiras.

Foto: Ronny Santos/Folhapress

A denúncia de agressão foi feita pela mulher em vídeos postados em seu Instagram. Ela disse ter sigo agredida pelo goleiro durante as férias do casal em Orlando, na Flórida (EUA). Jean foi preso no condado de Orange, acusado de violência doméstica, mas acabou solto após pagamento de fiança.
No documento de soltura, a decisão do juiz foi de que o goleiro não pode ter qualquer tipo de contato com a vítima, sua esposa, nem sequer deixar um bilhete ou um recado por intermediários. A única exceção é caso ele seja autorizado por uma ordem judicial. Ele também só pode entrar em contato com suas duas filhas por meio de terceiros, não diretamente.
Segundo o Globoesporte, no boletim da ocorrência, o xerife do caso que foi ao hotel diz que a esposa relata ter recebido oito socos na cabeça. Tentando se defender, ela teria atirado uma chapinha de cabelo no goleiro, cortando sua perna.
No São Paulo desde 2018, Jean nunca chegou a se firmar na posição de titular e fez 19 jogos, apenas um em 2019.

Confira todos os jogos do Campeonato Piauiense 2020

Confira todos os jogos do Campeonato Piauiense 2020

Campeonato será disputado por oito times (River-PI, Altos, 4 de Julho, Parnahyba, Piauí, Flamengo-PI, Picos e Timon). Número de rodadas e rebaixamento são uma das novidades desse ano

O Campeonato Piauiense 2020 já bate na porta dos clubes. A principal competição do futebol profissional do Piauí começa na próxima sexta-feira (17) e será disputado por oito times (River-PI, Altos, 4 de Julho, Parnahyba, Piauí, Flamengo-PI, Picos e Timon), em turno único com jogos de ida e volta, no sistema de pontos corridos – sem a semifinal. Os dois clubes de melhor índice técnico avançam para a fase final e decidem a taça em duas partidas. O término do campeonato está previsto para o dia 05 de abril.

A partida de abertura da competição será entre Picos e River, às 20h, no estádio Helvídio Nunes, na Cidade do Mel. A primeira rodada finaliza no domingo (19) no confronto entre Flamengo e Parnahyba, às 17h, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.

Neste ano, serão 14 longas rodadas com jogos distribuídos pelos municípios de Teresina, Altos, Piripiri, Picos e Parnaíba. Outra novidade nesta temporada, é o fato de que os dois últimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão da competição. Em 2019, Picos e Timon triunfaram o acesso para Série A.

O campeão do piauiense 2020 garante vaga nas Copas do Brasil e Nordeste em 2021, além de uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. O vice-campeão tem a exceção apenas do Nordestão.

Confira tabela completa do Piauiense 2020:

1ª RODADA

17/01: Picos x River-PI - estádio Helvídio Nunes, às 20h

18/01: Piauí x 4 de Julho - estádio Lindolfo Monteiro, às 16h

19/01: Altos x Timon - estádio Felipão, às 16h

19/01: Flamengo-PI x Parnahyba - estádio Lindolfo Monteiro, às 17h

2ª RODADA

22/01: Timon x Picos, no Lindolfo Monteiro, às 18h

22/01: 4 de Julho x Parnahyba, na Arena Ytacoatiara, às 19h

22/01: Flamengo-PI x Altos, no Lindolfo Monteiro, às 20h

26/01: River-PI x Piauí, no Lindolfo Monteiro, às 17h

3ª RODADA

25/01: Picos x 4 de Julho, no Helvídio Nunes, às 20h

27/01: Timon x Flamengo-PI, no Lindolfo Monteiro, às 20h

29/01: Altos x Piauí, no Felipão, às 16h

29/01: Parnahyba x River-PI, no Pedro Alelaf, às 19h

4ª RODADA

01/02: Picos x Altos, no Helvídio Nunes, às 20h

02/02: 4 de Julho x Timon, na Arena Ytacoatiara, às 09h

02/02: Piauí x Parnahyba, no Lindolfo Monteiro, às 17h

05/02: River-PI x Flamengo-PI, no Lindolfo Monteiro, às 20h

5ª RODADA

08/02: Piauí x Picos, no Lindolfo Monteiro, ás 16h

08/02: Parnahyba x Timon, no Pedro Alelaf, às 17h

10/02: Flamengo-PI x 4 de Julho, no Lindolfo Monteiro, às 20h

12/02: Altos x River-PI, no Felipão, às 16h

6ª RODADA

15/02: Picos x Flamengo-PI, no Helvídio Nunes, às 20h

16/02: Altos x Parnahyba, no Felipão, às 16h

17/02: Timon x Piauí, no Lindolfo Monteiro, ás 20h

19/02: River-PI x 4 de Julho, no Lindolfo Monteiro, às 20h

7ª RODADA

29/02: Timon x River-PI, no Lindolfo Monteiro, às 16h

29/02: Parnahyba x Picos, no Pedro Alelaf, às 17h

01/03: 4 de Julho x Altos, na Arena Ytacoatiara, às 09h

01/03: Flamengo-PI x Piauí, no Lindolfo Monteiro, às 17h

8ª RODADA

04/03: Parnahyba x Flamengo-PI, no Pedro Alelaf, às19h

04/03: 4 de Julho x Piauí, na Arena Ytacoatiara, às 19h

04/03: Timon x Altos, no Lindolfo Monteiro, às 20h

08/03: River-PI x Picos, no Lindolfo Monteiro, ás 17h

9ª RODADA

08/03: Altos x Flamengo-PI, no Felipão, às 16h

08/03: Parnahyba x 4 de Julho, no Pedro Alelaf, às 17h

11/03: Picos x Timon, no Helvídio Nunes, às 20h

11/03: Piauí x River-PI, no Lindolfo Monteiro, às 20h

10ª RODADA

14/03: Flamengo-PI x Timon, no Lindolfo Monteiro, às 16h

14/03: Piauí x Altos, no Lindolfo Monteiro, às 18h

15/03: 4 de Julho x Picos, na Arena Ytacoatiara, às 09h

18/03: River-PI x Parnahyba, no Lindolfo Monteiro, às 20h

11ª RODADA

18/03: Altos x Picos, no Felipão, às 16h

18/03: Timon x 4 de Julho, no Lindolfo Monteiro, às 20h

21/03: Parnahyba x Piauí, no Pedro Alelaf, às 17h

25/03: Flamengo-PI x River-PI, no Lindolfo Monteiro, às 20h

12ª RODADA

28/03: Timon x Parnahyba, no Lindolfo Monteiro, às 16h

28/03: Picos x Piauí, no Helvídio Nunes, às 20h

20/03: 4 de Julho x Flamengo-PI, na Arena Ytacoatiara, às 09h

29/03: River-PI x Altos, no Lindolfo Monteiro, às 17h

13ª RODADA

01/04: Piauí x Timon, no Lindolfo Monteiro, às 18h

01/04: 4 de Julho x River-PI, na Arena Ytacoatiara, às 19h

01/04: Flamengo-PI x Picos, no Lindolfo Monteiro, às 20h

01/04: Parnahyba x Altos, no Pedro Alelaf, às 20h

14ª RODADA

05/04: Piauí x Flamengo, no Lindolfo Monteiro, às 16h

05/04: Picos x Parnahyba, no Helvídio Nunes, às 16h

05/04: Altos x 4 de Julho, no Felipão, às 16h

05/04: River-PI x Timon, no Albertão, às 16h

Confira também o Regulamento Especifico do Campeonato Piauiense Série A 2020 

Neymar marca dois, mas PSG leva empate do Monaco no Francês

Neymar marca dois, mas PSG leva empate do Monaco no Francês

O brasileiro marcou duas vezes e teve participação direta no outro gol da equipe de Paris, mas Gelson Martins, Ben Yedder e Slimani fizeram para os visitantes.

PSG  empatou com o Monaco, neste domingo (12), por 3 a 3, no Parque dos Príncipes, pela 20ª rodada do Campeonato Francês. Neymar foi o grande destaque da partida. O brasileiro marcou duas vezes e teve participação direta no outro gol da equipe de Paris, mas Gelson Martins, Ben Yedder e Slimani fizeram para os visitantes.

O resultado ainda mantém o PSG na liderança do Francês, mas a distância para o vice-líder Olympique de Marselha cai para cinco pontos. O time de Paris soma 46 pontos e ainda tem um jogo a menos em relação ao principal rival na corrida pelo título. Já o Mônaco é o oitavo colocado, com 29 pontos.

Foram cinco gols só no primeiro tempo no Parque dos Príncipes. O PSG abriu o placar logo aos dois minutos. Neymar recebeu lançamento dentro da área e bateu rasteiro com o pé esquerdo. Porém, o Mônaco conseguiu o empate aos seis. Ben Yedder foi derrubado por Navas, mas a bola sobrou para Gelson Martins empurrar para o gol vazio.

A virada dos visitantes veio aos 12 minutos. Após bela jogada coletiva com troca de passes, Ben Yedder limpou a marcação com drible de corpo e chutou cruzado.

O PSG virou ainda antes do intervalo. Aos 23, Ballo tentou desviar chute de Neymar e fez contra. Já aos 39, Mbappé foi derrubado na área, e a arbitragem deu pênalti. Neymar foi para a cobrança e deslocou o goleiro.

O camisa 10 teve grande chance de fazer o terceiro dele no jogo no segundo tempo, mas chutou em cima do goleiro Lecomte após passe de Di María. Mais tarde, o PSG viu o Monaco buscar novo empate.

Aos 24 minutos da etapa final, Marquinhos tentou interceptar chute de Gelson Martins, e Slimani aproveitou a sobra para fazer o terceiro dos visitantes. A arbitragem, inicialmente, deu impedimento, mas validou o gol após revisão do árbitro de vídeo (VAR). O PSG ainda tentou nos minutos finais, mas o placar não mudou mais.

As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, desta vez na casa do Monaco, em duelo atrasado da 15ª rodada do Francês.

Jogo do Vasco na Copa São Paulo é adiado por conta de fortes chuvas

Jogo do Vasco na Copa São Paulo é adiado por conta de fortes chuvas

O Cruz-Maltino vencia o Náutico por 1 a 0 até o intervalo, quando as condições climáticas em Itapira pioraram e o árbitro Gustavo Holanda de Souza decidiu interromper o jogo por uma hora.

O jogo do Vasco  deste domingo (12), pela segunda fase da Copa São Paulo, foi adiado por conta da chuva. O Cruz-Maltino vencia o Náutico por 1 a 0 até o intervalo, quando as condições climáticas em Itapira pioraram e o árbitro Gustavo Holanda de Souza decidiu interromper o jogo por uma hora, posteriormente decidindo pelo adiamento.

A forte chuva se alastrou por todo o interior de São Paulo neste domingo, e começou em Itapira logo no início da partida. Rapidamente o volume torrencial encharcou o gramado e atrapalhou muito o andamento do jogo. Antes da chegada do temporal, o Vasco abriu o placar com João Pedro.

"Acho que é um risco para os atletas ficar no jogo. O Náutico não queria, mas depois, entendeu que ficaria difícil. Foi bom-senso de todo mundo. O segundo tempo será amanhã, e quem vencer joga de novo na terça-feira. Será menos desgastante que jogar o segundo tempo nessas condições", disse Carlos Brazil, gerente da base do Vasco.

O juiz Gustavo Holanda de Souza aguardou 30 minutos, e a chuva não parou. Depois, esperou mais 30, e vendo que não havia condições, chamou representantes dos dois clubes e os dois capitães das equipes para decidir em conjunto. Após rápida conversa, todos decidiram pelo adiamento da partida, ainda que o Náutico preferisse jogar apesar da desvantagem no placar e das condições adversas do gramado.

A partida foi remarcada para a segunda (13), ainda sem horário definido. A Federação Paulista de Futebol comunicará os clubes sobre a remarcação do jogo, que deve ser às 15h. Assim, o confronto da terceira fase de quem se classificar, contra o Itapirense, deve ser realizado no último horário de terça-feira (14).

Real Madrid bate Atlético nos pênaltis e é campeão da Supercopa

Real Madrid bate Atlético nos pênaltis e é campeão da Supercopa

Na cobrança de pênaltis, o Real contou com gols de Carvajal, Rodrygo, Modric e Sergio Ramos, enquanto o Atlético conseguiu apenas o gol de Trippier e desperdiçou suas duas primeiras cobranças.

Depois de empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, o Real Madrid  venceu o Atlético de Madrid nos pênaltis por 4 a 1 e conquistou a Supercopa da Espanha pela 11ª vez neste domingo (12), em Jiddah, na Arábia Saudita.

Na cobrança de pênaltis, o Real contou com gols de Carvajal, Rodrygo, Modric e Sergio Ramos, enquanto o Atlético conseguiu apenas o gol de Trippier e desperdiçou suas duas primeiras cobranças: Saúl acertou a trave, e Courtois defendeu a de Thomas Partey.

O jogo teve mais emoção a partir do segundo tempo, porém, os dois goleiros (Courtois, do Real, e Oblak, do Atlético de Madri) tiveram atuações exuberantes. Zidane colocou o ex-santista Rodrygo no lugar de Isco aos 14 minutos, e o Real tentou pressionar o time de Diego Simeone. Aos 21 minutos, Valverde perdeu a melhor chance do jogo. Jovic cruzou na pequena área, e Valverde, livre de marcação, cabeceou a bola em seu próprio joelho.

O Atlético respondeu aos 34 minutos e foi parado em boa defesa de Courtois. Morata, após receber de Trippier, chutou no canto, e o belga saltou para espalmar.

No último minuto do tempo normal, em cruzamento de Carvajal, Rodrygo recebeu na entrada pequena área, dominou e chutou rasteiro e com força. O goleiro Oblak fez a defesa.

Na prorrogação, o Real esteve mais perto da vitória, mas nos últimos minutos Morata disparou rumo ao gol de Courtois e foi derrubado perto da entrada da área por Valverde, que recebeu cartão vermelho. Os atleticanos não conseguiram tirar proveito e a decisão foi para os pênaltis.

Na semifinal, o Atlético havia eliminado o Barcelona por 3 a 2, e o Real passou pelo Valencia com vitória por 3 a 1.

Os finalistas da Supercopa voltam a jogar no próximo sábado (18) pelo Campeonato Espanhol. O Real vai receber o Sevilla, e o Atlético visita o Eibar.

12 de janeiro de 2020

11 de janeiro de 2020

10 de janeiro de 2020

Camas na Vila Olímpica em Tóquio serão feitas de papelão

Camas na Vila Olímpica em Tóquio serão feitas de papelão

Segundo a Airweave, fabricante das camas, cada unidade terá capacidade de suportar cerca de 200 quilos, peso superior ao de qualquer atleta presente na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016.

Os atletas que se hospedarem na Vila Olímpica durante a Olimpíada e a Paraolimpíada de Tóquio neste ano vão dormir em camas feitas com materiais recicláveis. 

Elas serão montadas com papelão e os colchões de poliuretano que após as competições serão reciclados em outros produtos de plástico. As novidades foram mostradas nesta quinta (9) na sede da organização dos Jogos, na capital japonesa.


Serão 18 mil camas no total para a Olimpíada que será disputada entre 24 de julho e 9 de agosto. A Paraolimpíada acontecerá entre 25 de agosto e 6 de setembro e vão utilizar 8 mil camas.


Segundo a Airweave, fabricante das camas, cada unidade terá capacidade de suportar cerca de 200 quilos, peso superior ao de qualquer atleta presente na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. A dimensão será de 2,10 metros.


Após os eventos, os apartamentos da Vila Olímpica serão colocados à venda com preços a partir de R$ 1,75 milhão. 


As camas não serão as únicas tentativas dos organizadores de tornar o evento mais ecológico. Materiais reciclados de aparelhos eletrônicos (entre eles, 6,2 milhões de celulares) se transformarão nas medalhas a serem entregues aos atletas. A tocha olímpica será de alumínio reciclado e os pódios de plástico marinho. Toda a eletricidade usada nas arenas virá de fontes renováveis.

São Paulo anuncia a suspensão do contrato do goleiro Jean

São Paulo anuncia a suspensão do contrato do goleiro Jean

A suspensão do contrato do goleiro Jean, preso nos Estados Unidos sob a acusação de agressão à mulher, Milena Bemfica.

O São Paulo anunciou na noite desta quinta-feira (9), por meio de seu site oficial, a suspensão do contrato do goleiro Jean, preso nos Estados Unidos sob a acusação de agressão à mulher, Milena Bemfica.

A atitude da diretoria pode ser encarada como uma uma forma de se proteger de um possível problema jurídico no futuro.

Se optasse por uma demissão por justa-causa em vez da suspensão, o São Paulo entende que Jean poderia depois entrar na Justiça para ser indenizado pelo encerramento de seu contrato, o que geraria um alto gasto do clube para um atleta que cometeu uma agressão.

Com o contrato suspenso, Jean não recebe salários até resolver o seu futuro no clube do Morumbi. O São Paulo deixa aberto o caminho para que outras equipes tentem contratar Jean, em valores considerados simbólicos e já acordados com o estafe do jogador.


São Paulo anuncia a suspensão do contrato do goleiro Jean. Reprodução

Jean tinha contrato até o fim de 2022, mas esse vínculo pode ser encerrado de vez no fim deste ano caso o goleiro não encontre uma nova equipe para atuar.

Confira a nota publicada pelo São Paulo na íntegra:

"O São Paulo Futebol Clube comunica que nesta quinta-feira (9) firmou a suspensão do contrato de trabalho do atleta Jean Paulo Fernandes Filho.

O contrato permanecerá suspenso até 31 de dezembro de 2020, período durante o qual o atleta poderá exercer atividades por outras agremiações em condições já estipuladas. Caso o jogador não seja contratado por um outro clube durante este período, o São Paulo Futebol Clube poderá decidir pela rescisão de contrato ao final deste ano de suspensão."

Espanha inova e polemiza com Supercopa na Arábia Saudita

Espanha inova e polemiza com Supercopa na Arábia Saudita

Em troca de uma bela injeção de dinheiro, a RFEF fechou contrato com a Arábia Saudita por três anos para que a competição seja realizada no país do Oriente Médio.

Disputada historicamente, até 2017, com jogos de ida e volta entre dois participantes, a Supercopa da Espanha sofreu uma mudança drástica nesta temporada. Em troca de uma bela injeção de dinheiro, a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) fechou contrato com a Arábia Saudita por três anos para que a competição seja realizada no país do Oriente Médio.

A saída de solo espanhol –que não é uma novidade, pois já tinha ocorrido em 2018, com a decisão em jogo único em Marrocos– veio acompanhada de um inchaço: quatro clubes na disputa do troféu, e não mais dois, que eram os vencedores do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei.

E acompanhada igualmente de polêmica, já que a Arábia Saudita é censurada por entidades de direitos humanos devido à política do país em relação ao tema.

O regime saudita, liderado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, é acusado de repressão ferrenha a ativistas pacíficos (com condenações a longas penas de prisão), de alimentar a guerra no Iêmen (com bombardeios que têm matado civis), de discriminar sistematicamente as mulheres e de ser um dos líderes mundiais na prática da pena de morte, entre outras crueldades.


Espanha inova e polemiza com Supercopa na Arábia Saudita. Reprodução

Em outubro de 2018, o jornalista Jamal Khashoggi, de 59 anos, foi morto dentro do consulado da Arábia Saudita em Istambul (Turquia), em caso que causou repercussão internacional. Ele seria opositor ao governo de Bin Salman.

A Anistia Internacional liderou as críticas à decisão da RFEF de dar cartaz ao governo saudita –que tentaria amenizar, por meio de destacados eventos esportivos (no futebol, no boxe, no golfe e no turfe), a imagem de violadora de direitos humanos– e cobrou de astros como o argentino Lionel Messi uma atitude.

"Se um jogador como Messi disser algo sobre a ultrajante prisão de Loujain al-Hathloul, mulher saudita ativista dos direitos humanos, seria um lembrete importante às autoridades de que a terrível repressão não está passando despercebida", afirmou Felix Jakens, representante britânico da Anistia Internacional.

Contudo a chance de o craque argentino, ou qualquer outro jogador do Barcelona, do Real Madrid, do Atlético de Madrid ou do Valencia se pronunciarem é irrisória. Certamente eles estão instruídos a falar o mínimo possível, e apenas sobre futebol.

A questão financeira prevalece, conforme frisou o técnico do Barça, Ernesto Valverde, que fugiu do script e deu uma cutucada na opção da RFEF por realizar a competição fora da Espanha.

"Temos que manter na cabeça que o futebol é hoje uma indústria que está sempre buscando novos meios de arrecadação. É assim que é", afirmou em entrevista na véspera da derrota por 3 a 2 para o Atlético de Madrid na semifinal desta quinta (9) em Jiddah, a cidade-sede da Supercopa.

"É estranho para mim ter quatro times [na disputa]", prosseguiu o treinador. "Se eu pudesse escolher, preferiria o formato anterior."

Quem também se posicionou do lado dos opositores foi o presidente da Liga de Futebol Profissional, que organiza a primeira e a segunda divisão na Espanha.

Javier Tebas afirmou que há muito tempo uma TV pirata saudita (beoutQ) transmite sem autorização a programação de futebol de uma emissora que tem contrato com a Liga (BeIN Sports, do Qatar). "Não é o melhor momento para jogar na Arábia Saudita. É um país que pirateia o futebol europeu."

A RFEF dá de ombros para as críticas e tem certeza de ter tomado a decisão certa.

Luis Rubiales, que preside a federação, argumenta que o dinheiro recebido dará um impulso adequado a quem precisa na Espanha. "É lógico que dinheiro é importante, quem pode negar? É muito importante e irá para onde ele é necessário: para o futebol feminino e para os clubes da segunda e da terceira divisão."

A RFEF destacou também o acordo com o governo saudita para que as mulheres tivessem livre acesso às partidas da Supercopa. "As mulheres poderão entrar nesses eventos", disse Mansour bin Khalid, embaixador da Arábia Saudita na Espanha ao jornal Marca. "Há uma falsa ideia sobre nós. Não há limitação para as mulheres no nosso país."

Para levar a Supercopa espanhola neste e nos dois próximos dois anos à Arábia Saudita, a RFEF receberá € 120 milhões (R$ 542 milhões).

Barcelona e Real Madrid asseguraram pela participação € 6 milhões (R$ 27 milhões) cada um, e Atlético e Valencia, a metade desse valor.

Além disso, o Real Madrid, que venceu o Valencia por 3 a 1 na semifinal desta quarta-feira (8), e o Atlético de Madrid receberão um extra de € 1 milhão (R$ 4,5 milhões) cada um por chegarem à final, disputada no próximo domingo (12).

Inter empata em campo alagado e garante 1º lugar na Copinha

Inter empata em campo alagado e garante 1º lugar na Copinha

Já classificados, ambos os times confirmaram suas posições na chave.

Em um campo totalmente alagado, o Internacional  empatou em 0 a 0 com Capivariano nesta quinta-feira (9), em Santa Bárbara d'Oeste, pela terceira rodada do grupo sete da Copa São Paulo. Já classificados, ambos os times confirmaram suas posições na chave.

O clube colorado avança em primeiro, com sete pontos e saldo positivo de seis gols. Já o Capivariano soma a mesma pontuação, mas fica com o segundo lugar graças ao saldo três gols inferior.

Na próxima fase, o Inter encara o Volta Redonda, que foi segundo no grupo oito. Já o Capivariano pegará o Desportivo Brasil, líder desta mesma chave. A partir de agora, se trata de eliminatória em jogo único.

A chuva atrapalhou muito. O campo do estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães esteve repleto de grandes poças. A bola pouco correu e comprometeu o rendimento de todos em campo. Sobraram erros forçados pelas vezes em que o gramado evitou o andamento natural da partida.

O árbitro do jogo, no intervalo, chegou a fazer testes e ponderou sobre a realização do segundo tempo. Mas acabou considerando a condição aceitável e seguiu com a partida, que terminou repleta de lances estranhos, ocasionados pela condição atmosférica.