Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vendas de antidepressivos aumentam em 21% entre março e abril de 2020

Questões como isolamento social, pandemia e lockdown têm desencadeado sintomas de ansiedade nas pessoas

26/07/2020 09:54

O Conselho Federal de Farmácia revelou, recentemente, que a venda de antidepressivos no Brasil aumentou 21% entre os meses de março e abril. Para o psicólogo José Augusto, esse crescimento está diretamente relacionado à pandemia, com a imposição do isolamento social e das medidas de lockdown, que têm desencadeado ansiedade e depressão nos brasileiros.

“Existem situações de pessoas que estão em casa e que foram acometidas com esses sintomas, que nunca sentiram isso antes e que agora precisam lidar com essas situações. Existe também as pessoas que estão trabalhando na linha de frente, principalmente os profissionais de saúde, que muitas vezes também são acometidos desses transtornos e precisam dessas medicações”, explica.

Leia também: Transtornos: ansiedade, insônia e depressão aumentam durante isolamento social 

Diagnosticada com transtorno de ansiedade, a estudante Flávia Tozi comenta que a pandemia lhe trouxe muitas sensações angustiantes, como sair de casa e até trabalhar. Após iniciar o uso da medicação, ele comenta que tem conseguido enfrentar esses medos dia após dia. “Estou começando a enfrentar agora mais situações que estão me deixando com medo, como sair para comer, que agora eu já consigo; estou me sentindo mais confiante, como fazer visitas domiciliares por conta do estágio, que também estavam me deixando muito aflita”, conta.

Medicamentos prescritos por médicos ajudam a controlar sintomas de transtornos (Foto: Folhapress)

O educador físico Daniel Franco, que também tem transtorno de ansiedade, conta que, mesmo fazendo acompanhamento com psicólogo, precisou recorrer aos medicamentos para controlar suas crises de ansiedade.

“Eu sempre fui muito ansioso, desde criança, e com os 25 anos começou a piorar bastante. Agora, aos 29 anos, decidi procurar o psiquiatra devido à piora dos sintomas, especialmente físicos, como taquicardia, dores no peito, cabeça e pescoço, além de pesadelos e pensamentos ‘errados’. Quem está tomando medicamento, não desista de tomar, porque você vai demorar a ver efeito, a ficar bem”, completa o educador físico.

Criar rotina pode aliviar estresse nesse momento singular; veja dicas

A pandemia de Covid-19 continua presente em nossas vidas, mas, felizmente, em muitos países, ela tem sido controlada, fazendo com que as pessoas voltem às suas rotinas. O ponto notado por muitos especialistas é que, com o isolamento social, muitas pessoas desenvolveram crises de pânico, ansiedade e depressão. Pensando em auxiliar essas pessoas a retomarem suas vidas da forma mais saudável possível, o médico psiquiatra, PhD em neurociências e psicoterapeuta, Diogo Lara, lista algumas dicas simples.

A primeira delas é criar uma rotina. Segundo ele, para ajudar a aliviar o estresse de ter ficado em isolamento, é preciso criar uma rotina, mesmo que em casa. Procure manter horários de refeição e descanso, bem como de prática de exercícios físicos. A organização e disciplina ajudam o dia a dia ficar mais leve e o ajudará na hora de voltar ao trabalho.

Outra dica válida é afastar as paranoias. “Todo cuidado é essencial, mas não podemos viver achando que seremos infectados a todo instante. Mantenha todos os protocolos de segurança, como máscaras e álcool em gel e, se possível, se mantenha com um metro de distância das pessoas em locais públicos. Mas não transforme seu dia a dia em uma loucura, com medo de seus colegas ou dos locais que precisa frequentar. Com os cuidados necessários, você estará seguro”, explica Diogo Lara.

O especialista também enfatiza que é preciso desacelerar um pouco com as informações que consumimos diariamente. Ele explica que o bombardeio de notícias pode ter um efeito contrário, ou seja, ao invés de te manter bem informado, pode ter gerar mais ansiedade.

“ Vivemos na era da informação e ela se faz presente a cada segundo em nossas v idas. Mas é preciso cautela e parcimônia. Se você acompanhar todos os noticiários da TV, as chances de você ficar ainda mais ansioso e não querer voltar à rotina crescem muito. Isso porque esses programas têm falado exaustivamente sobre o contágio do coronavírus. Claro que tais notícias são importantes, mas você não precisa viver preso a elas. No caminho para o trabalho, tente ler um livro ou ouvir uma boa música. Isso o ajudará a ficar mais calmo”, completa o psiquiatra.

Chás são aliados e reúnem diversos benefícios

Os chás possuem muitos benefícios para o corpo. Comumente, os utilizamos para prevenir gripes e resfriados, porém, eles têm outras vantagens, como calmantes e relaxantes. As folhas e flores possuem propriedades que trazem sensações tranquilizantes e que podem ser aliadas para o corpo.

As flores e folhas possuem propriedades que trazem sensações tranquilizantes (Foto: Freepik)

Uma dica é dar sempre preferência aos chás naturais (folhas/flores). Deve-se ferver a água, depois colocar na xícara uma colher de sopa da planta e deixar a infusão por um período de cinco a 10 minutos. Conheça os chás mais indicados para cada sintoma:

Ansiedade

CAMOMILA: age no sistema digestivo e nervoso, ameniza a ansiedade e a sensação de mal -estar; tem ação estimulante de cicatrização e reduz os incômodos causados por cólicas e espasmos durante a menstruação.

ERVA CIDREIRA: alivia dores de cabeça e tosse, melhora a qualidade do sono, atenua sintomas de ansiedade e ner vosismo e promove o bem-estar e a tranquilidade.

LAVANDA: rica em óleos essenciais que possuem propriedades antidepressivas, é cicatrizante, ameniza dores musculares e reumatismo, hipertensão, problemas cardíacos, acalma os nervos e ajuda a dormir.

MARACUJÁ: diminui inflamações, melhora o sono, reduz sinais de envelhecimento precoce e a quantidade de glicose no sangue; combate a insônia, possui vitaminas A, B e C e fibras que ajudam a equilibrar a flora intestinal.

VALERIANAaumenta os níveis de melatonina. As folhas e flores possuem propriedades que trazem sensações tranquilizantes ajuda a induzir ao sono e tem propriedades sedativas e tranquilizantes. É contraindicado para gestantes.

Imunidade

GUACO: tem ação anti-inflamatória, expectorante, broncodilador, antiasmático e antioxidante.

LIMÃO: utilizado de várias maneiras na alimentação, é uma fonte rica em nutrientes e vitaminas. O fruto libera polifenóis que protegem a pele, os cabelos e garantem mais energia para o corpo, contém vitamina C; por ter propriedades diuréticas é um excelente aliado no combate à retenção de líquido e elimina toxinas, desintoxica o organismo, diminui o inchaço e a pressão arterial e combate gripes e resfriados.

GENGIBRE: excelente opção para regular a pressão arterial, combate azia e gases intestinais, auxilia na perda de peso e melhora os sintomas de náuseas.

ALHO: fortalece o sistema imunológico, protege a saúde do coração, aliado importante na diminuição do colesterol e é rico em vários minerais, como potássio, cálcio e magnésio.

CHÁ VERDE: possui grande quantidade de antioxidante, cafeína, aminoácido, vitaminas B, E, C, cálcio, zinco, potássio, magnésio e ferro proporcionando mais saúde. O consumo da planta aumenta o desempenho físico, ajuda a emagrecer, combate infecções, diminui o risco de desenvolver diabetes, melhora a função cerebral, o humor e a digestão.

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: