Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saiba como decorar a mesa de natal usando a criatividade

Artesã ensina a usar itens disponíveis em casa para deixar a celebração mais agradável

20/12/2020 10:06

Reunir a família em volta de uma mesa farta é, sem dúvida, um dos maiores símbolos do natal. Decorar a mesa, organizar pratos, talheres, taças e guardanapos, além de deixar tudo mais atrativo, ainda traz uma grande satisfação para quem se dedicou por horas planejando este momento especial.

E para quem acha que é difícil montar uma mesa bonita, se engana. Com um pouco de criatividade e alguns materiais, é possível fazer uma linda mesa-posta e deixar o natal ainda mais. A artesã Socorro Santos explica que não são necessários muitos itens para montar uma mesa bonita e atrativa.

(Foto: Arquivo Pessoa/Socorro Santos)

“Seria interessante ter uma base de MDF, mas, quem não tiver, pode usar a criatividade para deixar a mesa bonita, como um guardanapo, uma folha grande como jogo americano. Além disso, aposte nos laços para colocar nas taças, folhagens, garrafas decoradas com cordas e que podem ser usadas como arranjo de flores”, disse.

Uma dica muito interessante é utilizar os copos ou taças como objetos. Para dar um charme, coloque uma taça virada de forma que a base fique para cima e seja possível colocar uma vela. Outra sugestão é colocar bolas natalinas dentro dos copos ou taças, criando uma espécie de lamparina.

(Foto: Arquivo Pessoa/Socorro Santos)

Ainda nessa ideia, é possível colocar luzes de LED dentro de uma garrafa de vidro. Como os fios são finos e quase imperceptíveis, o efeito será de que as luzes estão flutuando. Já a garrafa pode ser decorada com cordas, fitas, laços ou barbantes. Para este ano, Socorro Sousa aposta em uma decoração mais rústica, com itens naturais.

Os talheres também podem receber um cuidado especial. Que tal colocar laços para decorar esses objetos que quase sempre passam despercebidos? Socorro Santos comenta que os laços ainda podem ser utilizados para decorar os guardanapos que ficarão sobre os pratos.

(Foto: Arquivo Pessoa/Socorro Santos)

As cores do natal não mudaram. O vermelho e o verde continuam sendo as favoritas e mais queridas por quem deseja montar uma mesa para a ceia. Elas podem vir juntas ou com outras composições, como vermelho e dourado, verde e branco ou até mesmo com dourado. Mas, uma cor tem se destacado este ano e promete ser o tom deste natal. O âmbar é uma cor laranja-amarelo e combina perfeitamente com uma decoração mais rústica.

“As pessoas têm a sensação de que a mesa posta precisa ter muitos itens, mas na verdade colocamos apenas o realmente será vamos utilizar. O mais importante de uma mesa posta é ter harmonia entre os itens e que as pessoas se sintam bem. Quem desejar montar uma mesa deve abrir a mente para a criatividade, utilizar o que tiver em casa e usar a imaginação”, disse a artesã Socorro Santos.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: