Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pacientes esperam até 15 meses para tratar câncer de próstata

O período infringe a Lei dos 60 Dias, que determina que o paciente tem direito de iniciar o tratamento da doença em até 60 dias depois do diagnóstico

27/08/2019 11:55

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, a pedido da Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, revela que o intervalo médio identificado entre os primeiros sinais da doença, o diagnóstico e o começo do tratamento do câncer de próstata no Brasil, foi de 15 meses.

O período, que ultrapassa um ano, também infringe a Lei dos 60 Dias, que determina que o paciente oncológico tem direito de iniciar o tratamento da doença em até 60 dias depois de “firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica”.


“Estudos revelam que 20% dos pacientes demoram 60 dias entre a queixa e a feitura do diagnóstico clínico, outros 20% demoram entre o diagnóstico e a realização da biopsia, mais 20% entre a biopsia e o tratamento"


Todavia, na perspectiva do oncologista Fernando Maluf, este descumprimento não é intencional, mas sim resultado de uma rede que se inicia antes mesmo do diagnóstico da doença. " A lei fala que, depois do diagnóstico, tem que iniciar o tratamento em 60 dias, então, ela não é cumprida para esses 20%. Mas têm outra parte maior, entre 30 e 40%, que após os sintomas, demoram para marcação da consulta, demoram para fazer os exames. Então, na verdade, muitos serviços não cumprem a lei, não por maldade, mas por esses procedimentos. É muito mais o pré-biopsia, que o pós-biopsia”, pondera.

A pesquisa da Janssen entrevistou 200 homens acima dos 40 anos, diagnosticados com câncer de próstata há mais de dois anos, divididos em grupos de pacientes metastáticos e não metastáticos, em 13 capitais (Belém, Manaus, Recife, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília e Goiânia).


Medicamento retarda surgimento da metástase do câncer de próstata

Após ser submetido à cirurgia ou à radioterapia para tratar o câncer de próstata em estágio inicial, 20 a 30% dos pacientes voltam a ter o PSA aumentado. E quando este antígeno começa a subir muito rápido, este homem tem o risco maior de apresentar a doença metastática – que é quando o câncer se espalha para outros órgãos e as chances de cura reduzem.

Neste intervalo, entre o aumento do PSA até o diagnóstico da metástase, e dependendo do caso, é possível iniciar um tratamento inovador, que já demonstrou diminuir em 72% o risco de progressão para metástase ou morte em pacientes com câncer de próstata, além de proporcionar mais de 40 meses de sobrevida livre de metástase (mediana), o que representa um ganho de dois anos quando comparado ao uso de um remédio placebo (mediana de 16,2 meses).

A pesquisa da Janssen entrevistou 200 homens acima dos 40 anos, diagnosticados com câncer de próstata há mais de dois anos

Desenvolvido pela Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, a apalutamida é um inibidor oral de receptor de andrógeno que bloqueia a via de sinalização dos andrógenos em células do câncer de próstata. O medicamento inibe o crescimento de células cancerosas de três formas: prevenindo a ligação de andrógenos ao seu receptor nas células; bloqueando a entrada dos receptores de andrógenos nas células cancerosas; e impedindo os receptores de se ligar ao DNA da célula maligna.

Além de postergar o agravamento da doença, a apalutamida também demonstrou ter um perfil favorável de segurança e tolerabilidade. Durante a realização do estudo clínico, grande parte dos pacientes não metastáticos e assintomáticos relataram manter a mesma qualidade de vida que tinham antes do uso do medicamento. Neste estudo, os principais eventos adversos de apalutamida foram fadiga, hipertensão e rash cutâneo.

“Quando oferecemos aos pacientes um medicamento que é capaz de evitar a piora de seu quadro sem trazer efeitos colaterais muito impactantes, podemos realmente dizer que ele terá a chance não apenas de prolongar sua vida, mas principalmente de seguir desfrutando dela com qualidade”, afirma Telma Santos, diretora médica da Janssen Brasil.


Leia também

Homens negros são mais vulneráveis ao câncer de próstata 

Por: Virgiane Passos - Editora enviada à São Paulo
Mais sobre: