Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Falta de cumplicidade é a principal causa de desgaste de um relacionamento

Além disso, a atração física e a existência de interesses comuns são essenciais para a aproximação entre interessados

18/08/2020 12:44

Estudos científicos já demonstraram que a paixão que une os casais tem prazo de validade: cerca de dois anos. Com o tempo, os relacionamentos parecem entrar naturalmente em uma fase de desgaste, como se estivessem em uma “zona morta”, bem longe das manifestações de carinho e companheirismo iniciais. Conhecer os fatores que contribuem negativamente para que a relação caminhe para o seu ponto final pode servir como sinal de alerta e, talvez, ainda haja tempo para evitar o desfecho não desejado.

Leia também: Qualidades masculinas mais desejadas pelas mulheres; confira a lista 

Um site de relacionamento realizou uma enquete com seus usuários para conhecer os motivos que corroem a relação que parecia ter tudo para dar certo.  Entre os 314 entrevistados que responderam a pesquisa, 52,1% apontaram a falta de cumplicidade como o principal fator de distanciamento. A atração física e a existência de interesses comuns, essenciais para uma aproximação entre os interessados, não sobrevive à ausência de parceria, à falta de objetivos comuns e compartilhados. O casal acaba se afastando aos pouco até que a relação, inevitavelmente, deixe de existir.

(Foto: Divulgação/Ascom)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os problemas financeiros são responsáveis por 57% dos divórcios ocorridos no país na última década, aparecem na segunda colocação como causadores de uma separação. Apontada por 22,7% dos entrevistados, a falta de dinheiro prejudica uma relação a ponto de impedir a sua continuidade. Por esse motivo, as expectativas do casal devem estar alinhadas desde o início da relação, de forma clara e transparente, para evitar frustrações – uma das bases do relacionamento sugar.

Leia também: Divórcios online no Piauí crescem 122% durante a pandemia 

Em seguida, surge a rotina, mencionada por 16,7% dos usuários. Evitar que a relação caia na “mesmice” é uma tarefa que requer muito cuidado, é um exercício diário para continuar surpreendendo o parceiro. Muita gente se acomoda, achando que o “jogo está ganho” e deixa de se esforçar para manter vivo o relacionamento. Erro fatal.

Por último, mas não menos importante, aparece a falta de tempo. Mencionada por 8,5% dos entrevistados, ela é uma justificativa para o término de uma relação. Se não houver uma dedicação de tempo à relação, definida desde o início, ela não sobreviverá.

Manter vivo e em constante crescimento um relacionamento é desafiador, principalmente em função do cotidiano e das nossas próprias mudanças, ou seja, na forma como encaramos o parceiro e a nós mesmos. É necessário ter muita persistência e empenho para que a relação não seja desgastada por fatores indesejados.

Por: Da redação
Mais sobre: