Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Portões fecham e inicia o primeiro dia de provas do Enem 2018

Portões abriram às 11 h deste domingo. Candidatos devem chegar aos locais de aplicação de prova até 11h59.

04/11/2018 10:52

Os portões dos locais de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram fechados exatamente às 12h deste domingo (4). Mesmo com o adiantamento da hora da prova, devido ao horário de verão, há poucos relatos de estudantes atrasados no Piauí. Na Uespi, por exemplo, apenas um estudante chegou após o meio-dia, mas se recusou a falar com a reportagem do O DIA.

A entrada dos estudantes nos locais de aplicação iniciou pontualmente às 11h em todo o Piauí. Na Universidade Estadual do Piauí, um dos locais com maior número de candidatos, uma multidão se aglomerou em frente aos portões para adentrar no campus. Apesar da quantidade de pessoas, não houve registro de tumulto. 


Para evitar contratempos, muitos estudantes chegaram com horas de antecedência para prestar o exame. A organização e o planejamento do tempo são fatores essenciais para quem quer chegar a tempo. É o caso dos estudantes moradores da zona rural de Teresina, que tiveram que madrugar para vir à zona urbana prestar o exame.

Estudantes de aglomeram na entrada da Uespi no primeiro dia de prova do Enem. (Foto: Jailson Soares)

O estudante Maycon da Cruz Lima, de 19 anos, é morador da Chapadinha Norte, na zona rural de Teresina. Com medo de perder o exame, o estudante conta que saiu de casa às 8h. “Eu esperei quase 1h na parada de ônibus e, com medo de perder o ônibus, cheguei duas horas antes”, conta o estudante, que faz Enem pela primeira vez.

"Com medo de perder o ônibus, cheguei duas horas antes"

O estudante Maycon da Cruz Lima, de 19 anos, é morador da Chapadinha Norte, na zona rural de Teresina.(Foto: Jailson Soares/O Dia)

Maycon da Cruz Lima é estudante de escola pública e disse estar ansioso para prestar o exame. Com o objetivo de ser aprovado nos cursos de Enfermagem ou Arquitetura, o aluno conta que o foco na hora da prova será a Redação. “Eu me preparei na minha escola mesmo, o próprio diretor da escola pede que os professores reservem um horário adequado pra fazer a revisão”, destaca.

Angelina da Silva, de 17 anos, também é moradora da zona rural de Teresina e conta que dormiu na casa da avó, localizada no Parque Wall Ferraz, por temer não conseguir transporte para se deslocar até a zona urbana. A estudante mora no Assentamento Santo Antônio, localizado na região da Santa Maria da Codipi. 

Angelina da Silva, de 17 anos, também é moradora da zona rural de Teresina e conta que dormiu na casa da avó. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

“A gente tem que dar nossos pulos, porque é complicado. Se a gente for depender de vir de lá [da zona rural] é mais difícil ter acesso aos ônibus. Mas eu acredito que vale a pena, porque nada disso é em vão”, destaca a jovem que pretende ingressar no curso de Letras Português na Universidade Federal do Piauí.

"Eu acredito que vale a pena, porque nada disso é em vão"

Horário de verão deixa estudantes apreensivos

Não foram apenas os alunos moradores da zona rural que se empenharam para chegar a tempo ao local de aplicação de provas do Enem. Com o início do horário de verão neste domingo, muitos alunos optaram por chegar cedo para prestar o exame.

A estudante Ainavlis Costa Alves, de 18 anos, é moradora do Monte Horebe, na zona Sudeste, e irá fazer a prova na Universidade Estadual do Piauí, na zona Norte da capital. Para evitar atrasos, a estudante conta que chegou ao local de prova às 9h. “Eu achei que fosse ficar mais perto da minha casa, porque quando fiz a primeira vez fiquei mais próximo. Achei muito ruim [a localização] porque tive que acordar cedo com medo do horário de verão”, lamenta a estudante.

A recomendação do Ministério da Educação é de que os estudantes cheguem cedo aos locais de aplicação de prova. O fechamento dos portões está previsto para às 12h (horário local).


Leia mais sobre o Enem 2018:

Enem: Professora revela possíveis temas para redação; veja dicas 

Confira as orientações do MEC para o primeiro dia de prova do Enem 2018 

Mais de 500 policiais atuam na Operação "Enem 2018" neste domingo 

Mais de 119 mil candidatos fazem Enem neste domingo no Piauí 

Enem 2018: frotas de ônibus serão reforçadas em Teresina 

Enem 2018: Jovens arrecadam dinheiro para participar de projeto missionário 

Por: Nathalia Amaral, com informações de Isabela Lopes.
Mais sobre: