Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Urna eletrônica apresenta problema e atrasa início da votação

Defeito no equipamento foi detectado puco antes da abertura da sessão, mas nenhum eleitor chegou a usá-lo.

07/10/2018 10:16

Até as 10 horas da manhã deste domingo (07), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) registrou uma urna com defeito técnico. O equipamento estava na sessão 194 da zona eleitoral 98, que fica Escola Lourdes Rebelo, no bairro de Fátima. O problema foi detectado pelos mesários antes mesmo da abertura da sessão e nenhum eleitor chegou a utilizar o equipamento, segundo o que informou o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

O órgão foi imediatamente notificado pelo presidente da sessão e providenciou a substituição da urna eletrônica defeituosa. Embora o diálogo entre mesários e o TRE tenha acontecido em tempo hábil, a troca da urna acabou atrasando o início da votação na sessão 194 da zona eleitoral 98. O resultado foi a formação de uma longa fila de espera no local, já que muito eleitores escolheram votar nas primeiras horas do dia para evitar possíveis contratempos.

Vale lembrar que todas as zonas eleitorais contam com um número de urnas eletrônicas reservas que equivalem a 10% do total de urnas destinadas para aquele local. Estas urnas só podem ser substituídas após notificação ao TRE e todos os votos recebidos por ela antes de apresentar uma eventual falha serão contabilizados na apuração final.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: