Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PI: mais de 11 mil urnas serão distribuídas entre 8 mil seções no 2º turno

No primeiro turno, 90 equipamentos com defeito precisaram ser substituídos no Estado. TRE possui quase 2 mil urnas de contingência para o caso de problemas técnicos.

26/10/2018 11:18

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) começa nas próximas 24 horas a pôr em ação a logística para o segundo turno das eleições presidenciais aqui no Piauí. Ao todo, serão empregadas 11.529 urnas eletrônicas, a serem distribuídas entre as 8.931 seções eleitorais efetivas no Estado. Os equipamentos que serão usados no interior já estão em suas respectivas zonas eleitorais e a distribuição nos locais de votação acontece amanhã. Já as urnas que ficarão em Teresina começaram a ser transportadas na manhã de hoje (26) para as seções.

Durante o primeiro turno, que aconteceu no último dia 07, o TRE precisou substituir 90 urnas que apresentaram defeitos. Apesar do número ser considerado alto, o órgão diz que a quantidade total de equipamentos de contingência é suficiente para garantir um segundo turno dentro da normalidade.

“Nós tínhamos quase 2 mil urnas de contingência e temos reservas técnicas suficientes no TRE, que já enviamos para as zonas eleitorais para recompor o número que pode ser necessário”, afirmou Rosemberg Maia, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

A eleição em números

De acordo com o TRE, o Piauí possui 9.995 seções eleitorais, sendo que destas, 1.064 são agregadas, o que totaliza 8.931 seções efetivas no Estado. Teresina concentra 1.673 seções e os demais municípios do interior possuem 8.322. São 3.614 locais de votação em todo o Estado, com 315 em Teresina e 3.299 nas demais cidades piauienses.

Trabalharão no segundo no Piauí um total de 38.980 mesários para atender aos 2,37 milhões de eleitores do Estado. Nestas eleições, o TRE-PI cancelaram 100.262 títulos eleitorais de pessoas que não fizeram o recadastramento biométrico. Desses, 19.515 conseguiram regularizar sua situação em tempo hábil e estão aptos a votar, mas 80.747 não poderão comparecer às urnas porque ainda estão em dívida com a Justiça Eleitoral.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: