Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aplicativo permite acompanhar apuração das urnas em tempo real

O ApuraJá possibilita o monitoramento dos votos por candidatos, distribuição por município, zonas, locais de votação e seções.

06/10/2018 16:22

Desenvolvido com o intuito de acompanhamento em tempo real dos resultados das eleições, o aplicativo ApuraJá possibilita o monitoramento dos votos por candidatos, distribuição por município, zonas, locais de votação e seções. O analista de sistemas Antônio César de Oliveira Santos é o desenvolvedor da startup, que está disponível para download na PlayStore e foi criado em alusão aos 22 anos de existência da urna eletrônica.

O aplicativo já possui mais de 500 downloads e, segundo Antônio César Santos, a plataforma é de fácil manuseio e tem uma função muito importante neste processo democrático. Ele explica o funcionamento e enfatiza que a apuração é validada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

“O fiscal que trabalha dentro da seção eleitoral vai conseguir fazer essa leitura de forma rápida e objetiva, contribuindo e colaborando com esse processo eleitoral. No momento que finalizar o processo da eleição, o fiscal captura o QR Code que será impresso no boletim de urna e esses dados, imediatamente, são enviados para o nosso acompanhamento em tempo real dos resultados das eleições no estado do Piauí”, comenta.

Antônio Carlos Santos cita que o aplicativo foi testado com base no QR Code disponibilizado pelo TRE, assim como as informações necessárias para que os startups possam ser desenvolvidos. O analista de sistemas garante que os resultados são precisos e confiáveis.

“O QR Code que é lido pelo aplicativo é do comprovante que sai da urna, então aquela informação que está sendo impressa é a mesma que está sendo enviada pelo TRE. No momento que o TRE começar a divulgar os dados, o cidadão vai comprovar a quantidade de votos que ele viu na urna e vai conferir”, frisa.

Para acompanhar os resultados das urnas em tempo real, é necessário baixar o aplicativo na PlayStore e escolher a região ou localidade que deseja se informar. Além disso, também é possível acompanhar, através do site apuraja.app, que transmitirá ao vivo a apuração dos votos que cada candidato teve.

Outros aplicativos

“Resultados”

A Justiça Eleitoral disponibilizou o aplicativo “Resultados”, uma ferramenta que permitirá os cidadãos acompanharem o andamento do processo de totalização das eleições 2018. O aplicativo é uma versão atualizada do “Apuração 2014”, desenvolvida para o pleito daquele ano, que se tornou o aplicativo mais baixado do Tribunal Superior Eleitoral.

Com o novo serviço será possível acompanhar a contagem de votos de todo o Brasil e visualizá-la a partir de consulta nominal, que apresentará o quantitativo de votos totalizados para cada candidato com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno.

Como nos anos anteriores, a plataforma também permitirá ao cidadão verificar resultados das eleições proporcionais para os deputados estaduais, distritais e federais, com a diferença de que o aplicativo agora faz a utilização da geolocalização do aparelho para indicar os resultados relativos ao estado em que ele se encontra. O usuário também poderá optar por selecionar outras localizações que desejar consultar.

“E-título”

Eleitores que usam os sistemas Android ou iOS em seus smartphones ou tablets, e que tenham feito o cadastramento biométrico, poderão utilizar o e-título, aplicativo que substitui o título de eleitor na hora da votação. Novidade desta eleição, o e-título, que foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral, pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play até o dia da eleição.

O documento digital traz dados da zona eleitoral, situação cadastral do eleitor, foto, informações sobre a quitação eleitoral, dados sobre o seu cadastramento biométrico e o endereço de seu local de votação, inclusive com um mapa com geolocalização.

Segundo o TSE, ele também tem um QR Code para a validação na zona eleitoral. Após baixá-lo em seu dispositivo, o eleitor deve preencher os dados pessoais exatamente como o registrado em cartório eleitoral. Caso o eleitor ainda não tenha feito o recadastramento biométrico, o e-título virá sem foto, o que obrigará o eleitor a apresentar outro documento com foto ao mesário.

“Pardal”

A versão 2018 do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso em smartphones e tablets está disponível para download Apple Store e Google Play. A ferramenta possibilita os eleitores denunciarem infrações durante as campanhas eleitorais, atuando como fiscais da eleição e importantes atores no combate à corrupção eleitoral.

O Pardal pode ser utilizado para noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como as relativas à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais. Além do aplicativo móvel, o Pardal tem uma interface web, que será disponibilizada nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para envio e acompanhamento das notícias de irregularidades.

Nas denúncias feitas por meio do Pardal, deverão constar, obrigatoriamente, o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. A autoridade responsável por apurar a notícia de infração poderá manter em sigilo as informações do denunciante, a fim de garantir sua segurança.

“MPPI Cidadão”

O aplicativo “MPPI Cidadão” permite o envio direto de manifestações, denúncias relacionadas à corrupção, saúde, meio ambiente, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, educação e consumidor são encaminhadas diretamente à Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Piauí para a adoção de providências.

O aplicativo foi lançado na última sexta-feira (5) e é mais uma ferramenta que estará disponível para denúncias relacionadas ao pleito. Por meio dele, é possível também encaminhar evidências documentais anexando imagens, por exemplo. O aplicativo, disponível para as plataformas Android e iOS, possibilita ainda a consulta da movimentação de um processo de seu interesse, além do endereço e telefone da promotoria mais próxima à sua cidade. 

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: