Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina vai sediar festival de divulgação científica

A proposta é promover bate-papos com pesquisadores de diversos temas de forma descomplicada

05/03/2017 07:48

Bate-papos com pesquisadores sobre diversos temas científicos de uma forma descomplicada, possibilitando que as pessoas tirem suas dúvidas diretamente com quem faz ciência, é a proposta do festival de divulgação científica sem fronteiras, o Pint of Science, que será realizado pela primeira vez no Piauí, tendo como palco a Capital, nos dias 15, 16 e 17 de maio. Esse evento acontecerá simultaneamente em mais de cem cidades espalhadas por dez países, entre eles, o Brasil.

Em Teresina, onde o Pint of Science começou a ser articulado, a coordenação das atividades está sob a responsabilidade do professor, biólogo Francisco Soares, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que busca parcerias e apoios à realização da primeira edição do festival de divulgação científica sem fronteiras. Ele já definiu dois locais para os bate-papos científicos. São os restaurantes Fazendaria Premium, localizado na Avenida Dom Severino, e Seu Zé, ambos no Bairro de Fátima, zona Leste de Teresina. "São locais onde os nossos pesquisadores convidados vão poder interagir, conversar e tirar dúvidas das pessoas presentes ao evento", ressalta.

Ainda segundo ele, pesquisadores e todo pessoal envolvido no trabalho são voluntários, razão pela qual não tem custos para a realização do Pint of Science. "Eu já sou envolvido com esse tipo de trabalho há tempo, já coordenando evento pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Piauí", enfatiza, acrescentando que os palestrantes convidados são nomes piauienses ou radicados no Estado, e que desenvolvem algum trabalho de natureza científica. Porém, ainda não pode divulgar esses nomes.

Francisco Soares enfatizou também que a única exigência do comando geral do Pint of Science é de que as atividades sejam filmadas e veiculados no Youtube para que sejam acompanhadas por um maior número de pessoas e pela organização. "Esse festival é a oportunidade que temos de mostrar o que estamos fazendo em termos de pesquisas científicas no Piauí, dentro dos laboratórios de nossas universidades. Por isso, a sua importância e da participação da população nos bate-papos nesses locais que são frequentados por todos", pontua. E lembra, que na região no Nordeste, o evento acontecerá somente em Teresina, no Piauí, em Salvador, na Bahia, e Natal, no Rio Grande do Norte.

Por: Luís Carlos Oliveira - Jornal O Dia
Mais sobre: