Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sisu disponibiliza mais de 8500 vagas para o Piauí

Inscrições começam na próxima segunda-feira.

02/01/2014 15:11

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm início na próxima segunda-feira (06).  No primeiro semestre deste ano o sistema disponibiliza 171.756 vagas para 115 instituições de ensino superior e tecnológico, um terço a mais em relação a janeiro do ano passado, quando foram abertas 129.279 vagas. No Piauí, serão 8.765 vagas para a Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Ifpi). 

O número de cursos oferecidos pelo Sisu neste ano, aumentou de 3.751 para 4.731. Destes, 108 estão disponíveis para a Uespi; 79 para a Ufpi e mais 30 cursos no Ifpi. O Sistema ficará disponível para inscrição até as 23h59 do dia 10 de janeiro, considerando o horário oficial de Brasília. A única nota válida no Sisu é a do Enem 2013, sendo que a nota de corte dependerá do peso de cada curso, de acordo com a sua natureza. O candidato também não deve ter tirado nota igual a zero na Redação. 

Segundo o chefe do Departamento de Ensino Superior do Ifpi, Robson Alves, cada estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga, para cursos diferentes. "Durante o período de inscrições, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas", explicou.


Veja as vagas

UFPI 

UESPI 

IFPI 


Para o Ifpi serão disponibilizadas 1175 novas vagas nos cursos de graduação e de tecnologia da Instituição. Na Ufpi serão 3550, nos campi de Teresina, Picos, Parnaíba, Floriano e Bom Jesus. Para a Uespi são 3740 vagas, ofertadas para os campi de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri, Barras, Campo Maior, Corrente, Oeiras, São Raimundo Nonato, União e Uruçuí. 

Dia 13 de janeiro o Sisu divulga o resultado da primeira chamada dos candidatos aprovados para ingressar no 1° semestre de 2014. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17 ao dia 21 de janeiro. A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro. 

Os candidatos que não foram convocados nesta primeira etapa, o prazo para participar da lista de espera é do dia 27 de janeiro até o dia 07 de fevereiro. A lista é utilizada para preencher o total de vagas disponíveis, caso haja sobras. A partir do dia 11 de fevereiro, os candidatos que estiverem listados em espera poderão ser convocados pelas instituições para firmarem suas matrículas. 

Por: Beto Marques - Jornal O DIA
Mais sobre: