Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pais denunciam falta de vagas em escolas municipais no Vale do Gavião

O único colégio de ensino fundamental do bairro não consegue atender todas as crianças da região

18/01/2018 08:57

Os moradores do Vale do Gavião, na zona Leste de Teresina, estão com dificuldade para matricular seus filhos na única escola de Ensino Fundamental do bairro, a Escola Municipal Jornalista Deoclécio Dantas. De acordo com os pais, não há vagas suficientes para todas as crianças.

A dona de casa Rosilene dos Santos afirma que não conseguiu matricular nenhum dos seus dois filhos na instituição. Mas, ela diz que alunos de outros bairros estão matriculados na escola, enquanto que as crianças do Vale do Gavião estão tendo que procurar unidades distantes para conseguir matrícula.


Creches dependem da lotação de escolas de ensino infantil para ofertar vagas à comunidade. Foto: Assis Fernandes/ODIA

Já o presidente da Associação de Moradores da região, Antônio Marcos da Silva, revela que cerca de vinte famílias não conseguiram matrículas para seus filhos no bairro e estas pessoas estão sendo cadastradas e encaminhadas à Semec para resolver a questão.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) tranquiliza os pais e garante que todas as crianças do bairro serão matriculadas no Ensino Fundamental e Infantil. O órgão informa ainda que na Escola Jornalista Deoclécio Dantas foram disponibilizadas 74 novas vagas e que, se ainda assim fosse insuficiente, os alunos seriam encaminhados a escolas de localidades próximas e teriam o transporte garantido pela Secretaria.

Também falta creche

Os moradores do Vale do Gavião também reivindicam vagas para matricular seus filhos nas creches. Wadson Aguiar, desempregado e pai de uma criança de um ano e meio, diz que não são ofertadas vagas suficientes para atender a população e comenta que já se sentiu prejudicado pela situação.

“Aqui tem muita criança e não tem vaga suficiente pra quem mora aqui perto. E, às vezes, temos que procurar creche longe e muita gente não tem transporte próprio. Já fui impedido várias vezes de procurar algum serviço porque não tinha com quem deixar meu filho”, desabafa.

Contudo, o que acontece na região é que as creches do bairro funcionam em escolas municipais destinadas ao Ensino Infantil, e as creches dependem da autorização da Semec para ofertar vagas, que estariam condicionadas às lotações desses colégios. Segundo a Semec, tal conduta é justificada por uma determinação do Ministério da Educação (MEC), que estipula ao Município a matrícula de crianças em idade escolar, a partir de 4 anos.

Edição: Virgiane Passos
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: