Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MPE flagra escola de taipa e sem paredes no interior do Piauí; veja fotos

A Promotora de Justiça Áurea Emília Bezerra Madruga inspecionou 28 escolas e creches municipais, na zona urbana e na zona rural do município de Porto

21/02/2017 13:50

As condições de estudo para as crianças do município de Porto, a 160 km de Teresina, não são favoráveis. A situação precária foi flagrada pela Promotora de Justiça Áurea Emília Bezerra Madruga, que inspecionou 28 escolas e creches municipais, na zona urbana e na zona rural.


As imagens publicadas nesta terça-feira (21), no site do Ministério Público Estadual, mostram unidades de taipa, com teto caindo e até mesmo um galpão sem parede, servindo como sala de aula. “Passamos por três escolas sem a mínima estrutura para abrigar professores e alunos. Na maioria das unidades, as condições sanitárias são precárias. Não havia carteiras suficientes para os estudantes, e as que estão disponíveis se encontram em péssimo estado”, relata Áurea Madruga.

A promotora informou ainda que algumas instalações apresentavam muitos potenciais focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças graves como dengue, febre chikungunya e zika. “A equipe se deparou com uma situação caótica”, afirma.

A representante do Ministério Público realizou a inspeção acompanhada por um membro do Conselho Tutelar, um conselheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e uma representante da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo era verificar quais as condições das unidades de ensino para o início do ano letivo.

A Promotoria de Justiça convocará uma audiência pública para discussão do tema com toda a comunidade, e vai cobrar que providências urgentes sejam tomadas.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: