Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vendas do comércio no Dia dos Namorados devem ser melhores que 2016

CNC e FecomercioSP estimam elevação nas vendas; pesquisas apontam que os segmentos de vestuário e cosméticos devem ser os mais procurados.

06/06/2017 15:43

As vendas do comércio no Dia dos Namorados de 2017 devem ser melhores na comparação com o ano passado, segundo previsões de diferentes entidades. Neste ano, a data será comemorada na próxima segunda-feira (12).

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas devem ser 2,5% maiores que em 2016. Já a FecomercioSP espera alta de 3% nas vendas do comércio paulista.

Fabio Bentes, economista da CNC, diz que o resultado melhor das vendas que o ano passado deve ser puxado pela inflação baixa, além de refletir “a queda da taxa de juros e a ampliação dos prazos médios nas operações de crédito voltadas para pessoas físicas”.

Segundo pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 92 milhões de brasileiros devem presentar alguém no Dia dos Namorados. A previsão é de que o movimento injete cerca de R$ 11,5 bilhões de reais na economia.

Lojas de roupas e cosméticos devem ter vendas mais aquecidas

As pesquisas mostram ainda que os consumidores têm preferência pelo segmento de vestuário. O segundo tipo de presente mais citado são os cosméticos, incluindo nessa categoria os perfumes e itens de maquiagem.

Segundo a CNDL e o SCPC, 30% das pessoas que pretendem comprar algum presente nesta data dizem que vão escolher roupas para seus parceiros. O segundo tipo de presente mais citado pelos entrevistados da pesquisa foi cosmético, com 18%.

O estudo também mostra que as roupas são os presentes que as pessoas mais gostariam de receber no Dia dos Namorados, com 23% das respostas, seguidas pelos perfumes, com 15%.

A FecomércioRJ também aponta que as roupas devem ser os presentes mais procurados. Segundo a entidade, entre os 26% dos brasileiros com intenção de presentear, 23% dizem que preferem dar roupas. Outros 18% dizem que pretendem comprar perfumes e cosméticos.

Dia das Mães registrou melhora

O otimismo segue também o resultado das vendas do Dia das Mães, no mês anterior. O comércio voltou a registrar aumento nos resultados para a data após dois anos seguidos de queda, em linha com as expectativas de entidades e comerciantes.

A Serasa Experian apontou aumento de 2% nas vendas em relação ao ano passado. Já a Boa Vista SCPC indicou alta de 1,6% - avanço menor que o esperado pela entidade, que estimava alta de 1,8% na semana anterior.

Vendas despencaram no ano passado

Em 2016, as vendas do Dia dos Namorados foram muito ruins para o comércio. Segundo a Serasa Experian, foi o pior ano desde 2006, com queda de 9,5% nas vendas na comparação com 2015. Já a Boa Vista SCPC afirma que a queda foi de 5,8% no ano passado, com ganhos 11% menores para os comerciantes.

As vendas parceladas também caíram em 216, no pior resultado em 7 anos. O recuo foi de 15,23%, segundo o SPC Brasil e a CNDL.

Fonte: G1
Mais sobre: