Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quatro orientações antes de pedir um aumento de salário

Dentre os motivos que podem potencializar as chances estão a formação, tempo de trabalho e desempenho.

15/07/2019 07:36

Todos os profissionais almejam ter um melhor salário, porém em momento de crise essa expectativa se reduz, sendo considerado muito difícil atingir esse objetivo, mas não impossível. 

Segundo o diretor executivo da Bazz Estratégia em RH, Celso Bazzola, a solicitação de aumento pode ser tentada mesmo nesse momento, desde que se estabeleça uma estratégia prévia. 

“O profissional deve ter em mente que a conquista deve estar ligada aos resultados obtidos. Respeitando a política salarial e o momento da empresa. Ter a sensibilidade para requerer este reajuste e saber o melhor momento torna-se fundamental, se deve criar um ambiente de ganha a ganha”, explica. 

Dentre os motivos que podem potencializar as chances de um aumento estão o desenvolvimento e formação, tempo de trabalho, desempenho. Porém, para Bazzola, um dos pontos importantes é a avaliação pelo resultado. Isto é, o quanto a atuação do trabalhador agrega ao resultado da empresa, tendo a capacidade de alinhar desempenho profissional e integração proativa ao grupo. Veja algumas orientações que Celso Bazzola preparou sobre o tema: 


O profissional deve mostrar-se preparado para os desafios tanto tecnicamente como comportamental - Foto: Divulgação

Hora certa 

Normalmente, as empresas tem suas políticas de remuneração e carreira, assim, em vez de pensar no melhor momento, se deve pensar que cada ação e resultado pode tornar proporcionar o melhor momento para o pedido. O profissional se deve mostrar preparado para os desafios tanto tecnicamente como comportamental, se mostrando apto às oportunidades. Geralmente, o crescimento da empresa no que você teve contribuição, se torna o melhor momento. Mas se deve respeitar e conhecer as políticas da empresa que nortearão esse pedido. 

Como lidar com o superior 

Sempre uma conversa sobre reajustes salariais deve ser realizada em momentos oportunos, com locais adequados e de preferência de maneira bem amigável. O debate deve ser de forma transparentes, onde as partes expõem sua visão e necessidades garantindo a possibilidade do feedback para se chegar a um consenso seja lá qual for. 

Pontos importante é ter clareza nos objetivos, sem deixar de ser flexível. Também é fundamental a confiança, tanto na hora de pedir, tanto na relação com o superior, independente do resultado do pedido, passe uma imagem profissional. Lembrando que os valores devem seguir os padrões do mercado. 

Lidando com promessas 

Muitas vezes o resultado da conversa serão promessas, mas como fazer com que essas sejam respeitadas? Sempre se deve cumprir promessas profissionais, porém, é necessário levar em conta o momento da empresa. O que pode parecer fácil hoje amanhã pode se tornar impossível. Portanto, faça a sua parte no sentido de resultados, desempenhos, posturas e se atente a prazos e ao que foi prometido. 

Ponto importante é documentar o que foi acordado, o que facilmente pode ser feito por meio de e-mail, com o detalhamento do proposto, pois há um documento assegurando o acordo da negociação. Caso as promessas não sejam respeitadas é importante a realização de uma conversa mais franca, analisando os motivos. Se houver persistência no ato de não cumprimento, se deve avaliar uma possível mudança de rumo profissional 

Desculpas e ameaças 

A crise não é motivo para voltar atrás, mas pode ser para repensar as bases negociadas, nos períodos de dificuldades a flexibilidade é parte fundamental da habilidade profissional. Se a empresa está em dificuldade se deve repensar reajustes salariais e o profissional deve estar pronto e aberto para novos posicionamentos.

Fonte: Jornal O Dia
Mais sobre: