Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí fecha setembro com mais de 1200 novas vagas de emprego

O dado foi revelado pelo Caged. Apesar de apresentar um saldo positivo, cerca de 6400 pessoas foram desligadas de seus postos de trabalho no Estado.

23/10/2018 12:20

O Ministério do Trabalho divulgou os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho (Caged). A notícia é animadora para o Piauí, cerca de 1219 novos postos de empregos foram criados no mês de setembro. gerando um crescimento no número de empregos de 0,42% em relação ao mês anterior. O levantamento foi liberado durante está segunda-feira (22). 

A maior parte dos novos empregos surgiu no setor de serviços. Na área, o saldo de pessoas que assinaram a carteira de trabalho foi de 3.249, destas, sendo 834 novas contratações. No entanto, cerca de 2415 trabalhadores foram demitidos no setor, o que também caracteriza o campo de serviços como o que mais efetuou desligamentos. 

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Seguindo o ranking de área que mais demitiu trabalhadores está o comércio, com 1767 demissões no mês de setembro. Apesar do alto número, o dado evidencia uma queda nas demissões, que, em comparação com o mês de agosto, caiu cerca de 7%. No entanto, o saldo também é positivo para a área, que criou 345 novas vagas de emprego. 

Dois setores que fecharam o mês no vermelho.  Foram a área de serviços industriais de utilidade pública, que demitiu 47 pessoas e realizou apenas 26 contratações, e a área da administração pública, que não contratou nenhum novo funcionário e ainda realizou um desligamento. 

Ao total, os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho mostram que 7619 pessoas foram contratadas e 6400 pessoas foram demitidas somente no mês de setembro. Levando em conta os últimos doze meses, o número de demissões ainda assusta, totalizando 88748 pessoas desligadas de seus postos de trabalho, mas o saldo de contratações se mostra maior, 92922, evidenciando um crescimento de 1,45%.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Lucas Albano
Mais sobre: