Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

FMI reduz previsão de crescimento dos EUA citando lacunas de Trump

Economia norte-americana deve crescer 2,1% entre 2017 e 2018 ante previsão de mais de 3%.

27/06/2017 14:41

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta terça-feira (27) que cortou as previsões de crescimento para a economia dos Estados Unidos em 2017 e 2018 para 2,1%, ante expectativa de mais de 3%, derrubando sua premissa de que os planos de corte de impostos e de gastos fiscais do governo do presidente Donald Trump vão impulsionar o crescimento.

Em comunicado, após a revisão das políticas econômicas dos EUA, o FMI disse que o impulso da administração Trump para o crescimento econômico de Washington não deve ser alcançado, em parte porque o mercado de trabalho já está em um nível "consistente", com pleno emprego.

'Em evolução'

Em abril, o FMI projetou crescimento de 2,3% em 2017 e de 2,5% em 2018, com base em parte nos ganhos esperados com os cortes de impostos e novos gastos federais. Mas dada a falta de detalhes sobre os "planos ainda em evolução" da administração dos EUA, o FMI voltou atrás em suas previsões.

O Fundo informou que os últimos planos de orçamento do governo Trump colocariam uma parcela desproporcional de cortes de gastos sobre as famílias de baixa e média renda, acrescentando que "isso pareceria contrariar as metas do orçamento de promover segurança e prosperidade para todos os norte-americanos".

Em vez disso, o FMI sugeriu uma política tributária que melhore a proporção entre a receita federal e o PIB, cortes mais equilibrados que reforcem a eficiência da rede de seguridade social e esforços para conter a inflação dos custos do sistema de saúde.

Mais sobre: