Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Especialistas alertam para riscos de usar veículos antigos

O potencial de trabalho desses veículos é comprometido e, mesmo em bom estado de conservação, a poluição é maior.

24/08/2017 09:19

Luiz Gonzaga explica que as peças mais novas são produzidas com maior tecnologia (Foto: Moura Alves/ O Dia)

Todo veículo automotor - como carros, motocicletas, caminhões, entre outros, são grandes responsáveis pela emissão de gases poluentes que prejudicam não apenas o meio ambiente, como também os seres humanos e animais. E quanto mais antigo esses veículos são, mais poluição eles causam. É o caso dos carros com mais de 15 anos, considerados veículos velhos para circulação. 

O diretor de Registro e Licenciamento do Departamento Estadual de Transito (Detran-PI), Wilson Gomes, afirma que o potencial de trabalho desses carros é comprometido e, mesmo em bom estado de conservação, a poluição que eles provocam é maior. O mecânico Luiz Gonzaga explica que isso é devido às peças dos carros antigos, que não são produzidas com a modernidade dos catalizadores e de outras interferências que reduzem a emissão dos gases poluentes, como é feto nos carros mais modernos. 

“Com o tempo a tecnologia vai descobrindo peças que vão sendo colocadas nos carros mais novos que evitaria tanta poluição. E o carro velho não tem essas peças, continuam com as que poluem muito, por conta das peças deles e do combustível”, explica o mecânico. 

O último levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) concluiu que a poluição originada do motor de um carro com mais de 15 anos de uso é 28 vezes maior que o de um carro novo, com menos de 6 mil quilômetros rodados. E que portanto, ele precisa de uma manutenção maior e constante. 

O motorista João de Sousa tem um carro com mais de vinte anos de uso e, confirmando que o cuidado é essencial para o bom estado dos automóveis velhos, afirma não ter o que reclamar do veículo. O Gol quadrado de 1994 com motor CHT sempre foi conservado pelo motorista e não tem dado muito gasto ao proprietário. 

O Gol quadrado de 1994 com motor CHT sempre foi conservado por João de Sousa (Foto: Moura Alves/ O Dia)

“Ele é um carro muito bom e muito útil, me leva para todo canto. Para mim, esses carros que são bons, não dá muito trabalho. Todo mundo pergunta se eu quero vende ele para comprar outro, mas não quer não. Sempre tive cuidado com ele, sempre mudei óleo, peças, justamente para ficar tudo certo, mesmo com a grande quantidade de tempo que uso”, afirma João. 

Vistorias 

O diretor da Detran-PI, Wilson Gomes, explica que a vida útil de um veículo com mais de 15 anos é muito comprometida e que, por isso, existem vistorias anualmente em cada veículo para avaliar as condições do automóvel e penalizar quem circular com carros incapacitados de circular. 

“Para que o carro circule ele deve estar conforme as leis que permitem, existem anualmente as vistorias, para saber se o carro está em condição de circulação, como as sinaleiras, o motor, os pneus, o sistema de segurança e vários outros parâmetros. Se não tiver, esse carro é recolhido ou multado”, esclarece o diretor. 

(Foto: Moura Alves/ O Dia)

Leis 

No Piauí, carros com mais de 15 anos são isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), porém o seguro DPVAT e o licenciamento do veículo continuam sendo pagos anualmente. 

No Brasil, a Resolução 661 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTAN) também determina que veículos produzidos há 25 anos ou mais e com documentação vencida há pelo menos 10, tenham ‘frota desativada’ em seus registros na Base de Índice Nacional – BIN, que é o banco de dados oicial do DENATrAN.

Edição: Biá Boakari
Por: Karoll Oliveira
Mais sobre: