Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Donos de negócios apostam na fidelização de clientes

Momento é de seguir esta tendência mundial que tem mostrado bons resultados apostados

05/02/2018 11:35

Cliente na porta ou dentro do estabelecimento comercial costuma ser um bom sinal, melhor ainda quando a compra de produto ou serviço se concretiza. Mas, o mais importante para o empreendimento é que ele volte ao estabelecimento no futuro.

Especialistas em estratégias de negócios ouvidos por O DIA garantem que, para que isso aconteça é necessário investir no trabalho de fidelização dos clientes, fisgado esse consumidor e o transformando em "fiel freguês".

Seguindo uma tendência mundial, donos de comércio e prestadores de serviços têm apostado na fidelização de clientes, o resultado tem sido o aumento do faturamento do negócio e a conquista de novos consumidores. Nessa perspectiva tem redes de supermercados e postos de combustíveis, restaurantes, salões de beleza e tantos outros estabelecimentos comerciais.

"Manter um cliente é mais fácil que atrair novos consumidores. Esta é uma regra básica nos negócios. Temos mostrado a empreendedores que buscam orientação conosco que é importante que a empresa invista em programas de fidelização para não perder clientes", afirma Maurício Mendes Boavista de Castro, professor doutor em Marketing e Administração, que explica ainda que para apresentar o resultado esperado o programa de fidelidade tem que ser vantajoso para o cliente e para a empresa.

De acordo com o professor Boavista, a regra de ouro para quem quer fidelizar é conhecer os hábitos de sua clientela. "O cliente aprecia ser reconhecido e quer que a sua presença seja notada e valorizada no estabelecimento que frequenta para comprar ou adquirir algum tipo de serviço ou produto", pontua o consultor, acrescentando que realizar promoções não é uma forma de fidelização, mas um mecanismo para atrair clientes para comprar. Aliás, diz ele, fidelizar é, sobretudo, criar ações para que o consumidor se sinta valorizado, diferenciado na hora de comprar ou obter serviços. O consultor reforça ainda, que estudos apontam que só 20% das ações de reconquista de clientes atingem êxito.

Empreendedores usam a criatividade

Da rede de supermercados a cabeleireiro investem em fidelização de clientes

Os consumidores teresinenses que frequentam redes de supermercados, restaurantes, fast food, salões de beleza, farmácias, postos de gasolina e uma série de outros estabelecimentos comerciais podem se beneficiar com programas de fidelidade oferecidos pelas empresas.

Além de contar com descontos e promoções, muitas vezes personalizados ao hábito de consumo do cliente, o consumidor também pode acumular pontos para trocar por prêmios ou mesmo trocar por pontos que podem ser utilizados na compra de mercadorias ou serviços, como passagens aéreas. O Clube Extra e o Cartão Mais, das redes de supermercados Extra e Pão de Açúcar, respectivamente, são exemplos de fidelização.

O Clube Extra permite que os clientes acumulem pontos e troquem por vales compra, além do acesso a descontos exclusivos, que podem chegar a 50% dependendo da promoção da loja. No momento, a rede Pão de Açúcar e Extra, implementaram o aplicativo Meu Desconto, disponível para Android e iOS. O serviço cria, por meio do aplicativo na Internet, uma seleção personalizada de produtos em oferta conforme os hábitos de compras do consumidor e, além disso, envia sugestões de descontos em outros produtos que o cliente tem o hábito de comprar.

O empresário Francisco das Chagas de Sousa Feitosa, proprietário de um salão de beleza infantil na zona Leste de Teresina, explica que em seu estabelecimento, aberto em 2005, o cliente pode ganhar um corte de cabelo grátis a cada dez cortes realizados pelo cliente no estabelecimento. "A fidelização foi uma forma encontrada para valorizar o meu cliente e de tê-lo sempre conosco utilizando nosso serviço", explica, acrescentando que sua clientela aumentou após a implementação da ação.

Neste estabelecimento, o cliente deve apresentar o cartão sempre que for pagar pelo serviço, para receber a certificação. "Nossos clientes são bem atentos e todos fidelizados. Quem vai ao salão pela primeira vez, recebe também o cartão e a volta dele ao salão é certa devido a vantagem oferecida", enfatiza.

Além do corte de cabelo grátis o estabelecimento disponibiliza aos pequenos clientes vídeo games para brincar e guloseimas, como pipoca e pirulito. "Valorizamos muito nossa clientela, conhecemos a maioria pelo nome, há uma reciprocidade mútua", enfatiza Francisco das Chagas.

Um self service, localizado no bairro Morada do Sol, na zona Leste de Teresina, também adotou o cartão fidelidade do cliente. Cada prato ou quentinha vale um carimbo e, no décimo primeiro carimbo, o cliente ganha desconto de R$ 5,00, válido somente para produtos retirados na loja. O advogado e proprietário do restaurante, Arrhenius Rocha, diz que a estratégia tem dado certo e tem garantido clientela certa e boa ao restaurante.

Olho para foto do consultor: “O custo para manter o cliente é cinco vezes menor do que para atrair um novo e chega a ser dez vezes menor do que reconquistá-lo. Manter é mais fácil do que atrair e atrair é mais fácil do que reconquistar."

Por: Luiz Carlos de Oliviera
Mais sobre: