Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Catar quer aumentar em 30% produção de gás apesar de crise com os vizinhos

De acordo com Kaabi, o aumento da produção acontecerá em uma associação com empresas estrangeiras.

04/07/2017 09:29

O Catar, maior exportador mundial de gás natural liquefeito (GNL), anunciou nesta terça-feira a intenção de aumentar sua produção de gás em 30%, em plena crise diplomática e econômica com os vizinhos.

O pequeno emirado prevê a produção de 100 milhões de toneladas de gás natural por ano em 2024, anunciou Saad al-Kaabi, presidente da gigante estatal Qatar Petroleum (QP), em uma entrevista coletiva em Doha.

“Este novo projeto vai reforçar a posição do Catar”, afirmou Kaabi, antes de acrescentar que o país “continuará por muito tempo o líder mundial do GNL”.

A atual produção de gás do Catar alcança 77 milhões de toneladas por ano e o aumento anunciado será equivalente a seis milhões de barris de petróleo por día, explicou Kaabi.

A QP fez o anúncio em plena crise diplomática entre o Catar e seus vizinhos árabes, que acusam o país de apoiar o “terrorismo” e de uma aproximação com o Irã.

De acordo com Kaabi, o aumento da produção acontecerá em uma associação com empresas estrangeiras.

Se a Arábia Saudita e seus aliados impedirem a associação, o Catar trabalhará sozinho no aumento da produção, afirmou o presidente da QP.

Fonte: Isto É
Mais sobre: