Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alexandre Barreto de Souza é nomeado presidente do Cade

Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Souza foi indicado pelo presidente Michel Temer. Governo também publicou nomeação de Maurício Maia para o Tribunal do Cade.

22/06/2017 14:55

Alexandre Barreto de Souza foi nomeado nesta quinta-feira (22) para o cargo de presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão ligado ao Ministério da Justiça e que atua para garantir a livre concorrência no mercado, o que inclui análise de fusões e aquisições de empresas e o combate a cartéis.

Também foi nomeado Maurício Oscar Bandeira Maia para uma das cadeiras de conselheiro do Tribunal do Cade.

As nomeações foram publicada na edição desta quinta do Diário Oficial da União e estão assinadas pelo presidente da República em exercício, Rodrigo Maia.

Indicado pelo presidente Michel Temer, Barreto de Souza é auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) e trabalha como chefe de gabinete do ministro do TCU Bruno Dantas.

Ele assume no lugar de Gilvandro Araújo, que estava como presidente interino do órgão e teve o nome envolvido nas delações de executivos da J&F, empresa que controla a JBS.


Alexandre Barreto de Souza (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A Polícia Federal investiga o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), que está preso, por receber propina para defender interesses da JBS em um processo em tramitação no Cade.

Loures telefonou para o Gilvandro Araújo para interceder pelo grupo. O Cade nega que tenha agido para beneficiar o grupo no processo. Em maio, a PF chegou a cumprir um mandado de busca e apreensão na sede do conselho.

Em nota, o Cade informou que seus servidores e dirigentes "jamais tiveram conhecimento que veladamente um agente político estaria, supostamente, recebendo recursos de uma empresa privada para buscar soluções junto ao órgão."

"O caso em questão em trâmite no Cade possui mérito extremamente complexo, e tem sido conduzido com base em instruções de praxe ao longo de todo o seu curso", diz a nota.

A nota diz ainda que "não houve qualquer parecer ou decisão do Cade em favor" da JBS no processo em tramitação no órgão e que "isso demonstra que o caso tem sido conduzido dentro da normalidade e sem quaisquer favorecimentos."

Fonte: G1
Mais sobre: