Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vigilância apreende alimentos estragados que seriam vendidos no Corso

Foram apreendidas batatas, copos descartáveis que seriam reutilizados, bisnagas de catchup e maionese, e leite condensado estragado

18/02/2017 15:41

Equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária flagraram vários comerciantes que iriam vender alimentos impróprios para consumo, durante o Corso. Foram apreendidas batatas, copos descartáveis que seriam reutilizados, bisnagas de catchup e maionese, e leite condensado estragado.

As equipes ainda deram orientação sobre armazenamento dos alimentos e retiraram gelo que estava acondicionado em saco de ração e deveria ser vendido para consumo humano. Um caminhão que transportava peixe foi averiguado e notificado. Os ambulantes também foram orientados sobre a forma correta de recolhimento do lixo.


Para garantir a segurança alimentar do folião a Vigilância Sanitária de Teresina fiscaliza, desde as 9h da manhã, todos os comerciantes de alimentos e bebidas presentes no local. O objetivo é evitar o consumo de produtos que não respeitem as normas adequadas. 

Foi intensa a procura para inscrições de ambulantes e vendedores que pretendem usar o espaço e comercializar bebidas e comidas na área que corresponde a Avenida Raul Lopes durante o Corso 2017. Ao todo, 400 fichas foram cadastradas pela equipe da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste). 

Jeanyne Seba, diretora da Vigilância Sanitária Municipal, explica que os vendedores devem estar uniformizados, usando avental, touca e luvas. “São levados em conta fatores como o manuseio dos alimentos, o uniforme dos vendedores, assim como o acondicionamento dos produtos”, diz.

O responsável pelos alimentos não deve manipular dinheiro nem usar nenhum tipo de adorno. “Pratos e talheres devem ser descartáveis e, para garantir que não haja reutilização, aconselhamos os clientes a destruir estes utensílios logo após seu uso, bem como quebrar os palitos de churrasco”, aconselha Jeanyne.

Fonte: FMS
Mais sobre: