Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corso transforma Avenida Raul Lopes em grande corredor da folia neste sábado

Alegria, fantasia e irreverência são os ingredientes principais da maior festa de rua do carnaval na capital piauiense

18/02/2017 10:34

A prévia carnavalesca mais movimentada de Teresina toma cor, forma e sons a partir das 16horas deste sábado. O maior corso do mundo, em mais um ano, ocupa a Avenida Raul Lopes, na zona Leste de Teresina, transformando a via em um grande corredor de folia e diversidade. Nesta edição, de acordo com as informações da Comissão Organizadora do Carnaval (COC)  XXX caminhões se inscreveram para participar do desfile.

Entre eles, o Caminhão das Pedras 90. Desde a retomada do corso, a turma da empresária Diele de Melo se organiza para brincar a festa. E o nome escolhido já diz muito sobre o que busca a turma: a melhor diversão.

“A pedra 90 é a maior do bingo, a mais esperada, a melhor, e nosso caminhão é assim: todos os integrantes vão para brincar e se divertir durante o corso. É uma festa que nos orgulha como teresinense”, afirma.

A empresária lembra que apenas em um ano não desfilou na Avenida destinada à folia. Os preços elevados foram o motivo da desistência.  “Houve um ano que tudo estava caro, o caminhão, um absurdo, por isso decidimos não sair. Esse ano as coisas também estavam caras, mas depois de procurar muito, conseguimos um caminhão por um preço justo”, ressalta Diele.

No carro, os participantes do ‘Pedra 90’ ainda tem o privilégio de ter uma banda particular para animar o percurso. “Trazemos os familiares, amigos, filhos, o nosso carro vai da criança de dez anos até pessoas da terceira idade. É uma oportunidade de brincar”, comenta.

Para o início da festa, os veículos poderão estarão liberados para se posicionar do meio dia na Avenida Petrônio Portela, ponto de concentração do evento. Marcado para ter início às 16horas deste sábado, os caminhões que participarão do desfile irão transitar em faixas estabelecidas e sinalizadas pela organização do Corso, através das grades de proteção.

Festa faz parte da história da cidade

Apesar de ter tomado mais força nos últimos anos, o Corso de Teresina completa muitas décadas desde sua primeira estreia. A festa existe a mais de 80 anos na capital e começou de forma tímida, mas foi só no final da década de 1990 que o evento ganhou força e só nas décadas seguintes que virou fenômeno do momento.


Clique aqui para conferir os detalhes do Percurso do Corso de Teresina 2017 

Por muito tempo o corso permaneceu esquecido, voltando somente no final dos anos 90, com a retomada do carnaval de rua, na primeira gestão do prefeito Firmino Filho. Em 1997, durante o Seminário de Resgate do Carnaval de Teresina, o então superintendente da FMCMC, José Afonso de Araújo Lima, sugeriu a volta do corso, que agora seria realizado no sábado de Zé Pereira.

A partir de 2008 o evento começou a se tornar o gigante que é hoje, tanto que a prefeitura começou a ter problemas na condução do percurso e teve que fazer adaptações. 

E foi no ano de 2011 que a festa começou a ganhar status de maior do mundo. Tamanho foi o sucesso do corso, que no ano seguinte, em 2012, o título foi comprovado com a vinda de um representante do Guinness Book, o livro dos Recordes, que registrou a marca de 343 veículos decorados no desfile, número que consta na publicação até hoje.

Por: Glenda Uchôa - Jornal O Dia
Mais sobre: