Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Samuel Silveira

Em maio de 2010, assumiu a titularidade da Delegacia Especializada em Repressão e Prevenção a Entorpecentes (DEPRE) no Piauí.

21/12/2020 08:45

Samuel Silveira nasceu em 11 de março de 1983. Aos 17 anos, prestou vestibular para Direito, sendo aprovado na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Ainda estudante, envolveu-se em movimentos sociais e prestou assessoria jurídica à população carente. A experiência de contato com os problemas de pessoas desassistidas por um auxílio jurídico foi marcante em sua vida e decisiva na sua escolha a candidatar-se a vereador.

Foi aprovado em diversos concursos públicos, tendo optado pela carreira de delegado de polícia no ano de 2007, quando voltou a residir no Estado do Piauí e casou-se.

Destacou-se em atividades exercidas especialmente à frente da DECCOTERC (Delegacia Tributária), onde participou de importantes operações que resultaram na prisão de donos de postos de combustíveis e de falsificadores de certificados escolares. Em maio de 2010, assumiu a titularidade da Delegacia Especializada em Repressão e Prevenção a Entorpecentes (DEPRE) no Piauí. Sob seu comando, foram deflagradas oito operações policiais de combate ao tráfico de drogas no Piauí: Aimirim, Alcalóide, Taboca, Poti, Segó, Suricate, Alto Longá e Praga de Justiniano.

(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Com um ano e 11 meses à frente da Entorpecentes, Samuel Silveira iniciou uma nova política de segurança pública no Piauí: o sequestro de bens dos traficantes. Pela primeira vez no Estado, o traficante não era apenas preso, mas tinha imóveis e bens tomados pelo Governo. Nesse tempo, mais de 30 imóveis foram retirados da posse de traficantes, totalizando aproximadamente R$ 10 milhões.

O trabalho de Samuel como delegado na Entorpecentes pode ser facilmente quantificado: são 295 traficantes presos apenas em 2011; oito operações policiais em 23 meses; apreensão da maior quantidade de pasta base de cocaína no Piauí (27,5 Kg de pasta base que seriam transformados em 100 Kg de crack). Sem esquecer, obviamente, do trabalho preventivo, Samuel faz, periodicamente, visita a escolas e apresenta palestras para adolescentes sobre os malefícios das drogas.

Eleito suplente de vereador de Teresina pelo PMDB, em 2012, com 4.235 votos, assumiu a função parlamentar no início de 2013 e à frente da Câmara Municipal de Teresina já apresenta um trabalho focado na prevenção à drogadição na capital, seja apresentando projetos que espelham esse propósito, seja primando pela conscientização dos jovens, pela educação integral e de excelência, ou pelo incentivo e valorização do esporte como coadjuvante no processo de formação integral e salutar do jovem.

Sua atuação, contudo, não se restringe aos temas pertinentes à juventude, à sua formação plena e à prevenção ao uso de drogas. Samuel Silveira propõe também melhorias nos serviços de saúde na capital, assistência aos idosos, valorização da cultura e melhoria da qualidade de vida dos teresinenses.

Por: Da redação
Mais sobre: