Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pedro Fernandes

Conheça a história do vereador de Teresina Pedro Fernandes.

29/10/2020 10:34

O vereador de Teresina Pedro Fernandes Leite (PRP) nasceu em São João da Serra em 1967. Em 1981, fugiu da seca e foi morar em Teresina. Onde morou nos bairros Nova Brasília, Dirceu e, atualmente, Parque Poty. Trabalhou como lavrador, vendedor e, agora, exerce a função de zelador.

No Parque Poty ele iniciou a sua luta comunitária. Ao chegar, no ano de 1992, encontrou  somente 54 casas, o bairro ainda estava começando. No bairro existiam poucos lugares com água encanada (utilizava-se água do poço do Sr. Sebastião e da dona Mister); a energia era por meio da chamada “gambiarra”; não existia calçamento, creches, escola, posto médico, horta comunitária tampouco ônibus circulando, o bairro era muito carente.

Assim, Pedro juntamente com outros moradores criaram a Associação de Moradores. E ao longo da sua trajetória na política comunitária, andou junto à população, lutou, reivindicou, ajudou a trazer para o seu bairro e os circunvizinhos, diversas benfeitorias.


Vereador de Teresina Pedro Fernandes. Foto: Câmara Municipal de Teresina

Em 2004, decidiu militar pela política partidária, o zelador obteve 1.129 votos, sendo o mais bem votado da sua coligação, não sendo eleito devido ao não atingimento do quociente eleitoral.

Em 2008, lançou novamente seu nome, dessa vez obteve 1.950 votos alcançando a 2ª suplência, não alcançou uma das vagas. Em 2011, exerceu a vereança por 03 (três) meses na licença de um dos parlamentares.

No ano 2012, Pedro Fernandes conquistou 3.146 votos e mesmo assim a vaga ainda não foi conquista, mas como 1ª suplente representou o povo mais carente de nossa cidade por seis meses. Nas eleições de 2016, recebeu 3.505 votos ficando na suplência. E em janeiro de 2017, assume novamente o mandato como vereador de Teresina.

Edição: Da Redação
Mais sobre: