Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Margarete Coelho

Conheça a deputada federal Margarete Coelho.

02/11/2020 13:55

Margarete de Castro Coelho nasceu em São Raimundo Nonato, Piauí, a 12 de março de 1961. É advogada por formação e atualmente deputada federal representando o Piauí no Congresso Nacional. Entre 2015 e 2019, foi vice-governadora do Piauí na chapa encabeçada por Wellington Dias.

Filha de Aloisio Rubem de Castro e Edvaldina Gonçalves de Castro, Margarete Coelho é advogada especialista em Direito Processual pela Universidade Federal de Santa Catarina; especialista em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Piauí e em Direito Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. 


Deputada Federal Margarete Coelho - Foto: Elias Fontinele/O Dia

Margarete foi ainda professora do curso de Direito da UFPI. Possui mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e doutorado incompleto em Direito pelo Centro Universitário de Brasília.

Durante sua vida pública, foi coordenadora do Núcleo de Treinamento e da Fundação Cepro. Em 1987 foi procuradora legislativa na Assembleia Legislativa do Piauí. Subsecretária de Estado da Justiça do Piauí e Secretária de Justiça em 2001. Em 2002 assumiu o cargo de subsecretária de Administração de Teresina e entre 2013 e 2014 foi conselheira na Ordem dos Advogados do Brasil.

Em 2010, foi eleita deputada estadual pelo Progressistas (PP) sucedendo o marido, Marcelo Coelho. Em 2014, tornou-se a primeira mulher a ser eleita vice-governadora do Piauí e em 2018 foi eleita deputada federal pelo Progressistas.

Por: Da Redação
Mais sobre: