Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Júlio César

Atualmente, Júlio César é deputado federal pelo PSD

29/10/2020 10:43

Júlio César de Carvalho Lima nasceu em Guadalupe no dia 25 de agosto de 1948. Advogado, professor, funcionário público, agropecuarista e político brasileiro, Júlio César exerce o quinto mandato de deputado federal pelo estado do Piauí pelo PDS.

Filho de Georgiano Fernandes Lima e Maria de Lourdes Carvalho Lima. Advogado formado pela Universidade Federal do Piauí em 1974. Estagiou na Câmara dos Deputados, na seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil e Instituto Euvaldo Lodi, dentre outros. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, foi escriturário no Banco Nacional e trabalhou no Banco do Estado do Piauí. Em sua cidade natal presidiu a Junta do Serviço Militar.

Quando já estava filiado à ARENA foi Secretário de Administração no último ano de Joel Ribeiro (1971-1975) na prefeitura de Teresina e no governo Dirceu Arcoverde foi subsecretário de Segurança Pública cargo que deixou ao ser nomeado prefeito de Guadalupe, município convertido em área de segurança nacional no Governo Geisel em 1977.

Mantido no posto pelos governadores Djalma Veloso, Lucídio Portela e Hugo Napoleão, passou pelo PDS e PFL deixando a prefeitura após as eleições municipais de 1985 sendo nomeado Secretário de Agricultura no governo Bona Medeiros.

(Foto: Luís Macedo/Câmara dos Deputados)

Em 1988 foi eleito prefeito de Guadalupe e a seguir presidente da Associação Piauiense de Municípios. Coordenador da campanha de Freitas Neto a governador em 1990, foi novamente Secretário de Agricultura e com isso renunciou deixando a prefeitura com Antônio de Pádua Alves Pinto e a APPM nas mãos do alcaide de Floriano, José Leão. Eleito deputado federal em 1994, perdeu a eleição para senador para Alberto Silva em 1998.

Após o fim de seu mandato foi nomeado diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Com o retorno de Hugo Napoleão ao governo do estado por via judicial em 2001, Júlio César foi nomeado presidente da Águas e Esgotos do Piauí S/A (AGESPISA), de onde se afastou para concorrer a deputado federal, sendo reeleito em 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Nesse intervalo, passou para o DEM e depois para o PSD, legenda da qual tornou-se presidente do diretório estadual no Piauí.

Na 55ª legislatura (2015-2019), votou a favor da admissibilidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Já durante o Governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017 foi favorável à Reforma Trabalhista. Em agosto de 2017 votou contra o processo em que se pedia abertura de investigação do presidente Michel Temer, ajudando a arquivar a denúncia do Ministério Público Federal.

Foi eleito para a 56ª legislatura (2019-2023), indicado como Vice-Líder do Bloco formado pelos partidos PSL, PP, PSD, MDB, PR, PRB, PSDB, DEM, PTB, PSC, PMN.

Pai de Juliana, Júlio César Filho, José Victor e Georgiano Neto, este último deputado estadual.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: