Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

José Nito

Conheça a história do vereador de Teresina José Nito.

29/10/2020 10:46

O vereador de Teresina José Nito de Oliveira Sousa, conhecido como “Professor Zé Nito” é natural de São Félix do Piauí, filho de João Cândido de Sousa e Maria Constantina Alves de Oliveira Sousa.

José  Nito chegou em Teresina em 1978, ainda muito jovem. Atualmente com 53 anos de idade, José  Nito é casado com a Maria da Conceição Evangelista, com quem tem três filhos. Professor, teólogo e administrador de empresas, foi Presidente da Associação de Moradores do Renascença I, Presidente de Grupos de Jovens no Dirceu, Presidente do PMDB de Teresina e atualmente vereador da capital pelo terceiro mandato. 

Entre suas grandes conquistas estão a implantação do Centro Cultural do Grande Dirceu, que posteriormente se transformou em um Instituto Federal, levando ensino médio e superior para os alunos de toda aquela região.

 
Vereador de Teresina José Nito. Foto: Câmara Municipal de Teresina

Além de político, Zé Nito é poeta cordelista, membro da Academia Piauiense de Cordel,  ocupante da cadeira nº 3 e tem como patrono o altoense Zé da Prata. O parlamentar também é autor do projeto de Lei que obriga a instalação de câmeras em eventos com grande aglomeração de pessoas. Foi um dos defensores da implantação das Superintendências de Desenvolvimento Urbano em Teresina (SDU), aproximando as ações do Poder Público Municipal das comunidades. 

Hoje tem atuação parlamentar em toda a Capital, tanto na zona urbana quanto na zona rural, tendo obtido 6.234 votos na última eleição, faz parte da composição da Mesa Diretora da atual Legislatura ocupando o cargo de Segundo Vice-Presidente.

Edição: Da Redação
Mais sobre: