Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Gessivaldo Isaías

Conheça o deputado Gessivaldo Isaías

30/10/2020 14:35

Gessivaldo Isaías de Carvalho Silva, nasceu em 8 de janeiro de 1969, na cidade de Teresina (PI). É pedagogo, radialista, deputado estadual e ex-secretário de estado do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí. É casado com Francirene Figueiredo Marinho Silva, pai de Géssica Marinho e Mateus Marinho.

Iniciou na vida pública, em 1998, quando foi candidato a deputado federal, ficando como primeiro suplente. Nesse período, ocupou também o cargo de subsecretário do Trabalho e Ação Social e superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Extremo Sul do Piauí.

Foto: Arquivo/ODIA

Em 2008, assumiu a direção Sistema Nacional de Empregos no Piauí, diretor do Sine (PI), onde fez a implantação do setor de Recursos Humanos, integrado por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, proporcionando melhor desempenho da intermediação de mão de obra. Nesse período, o órgão chegou a encaminhar cerca de 15 mil piauienses ao mercado de trabalho.

Em 2010, disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí, ficando na primeira suplência, e assumindo a vaga por quatro anos, período onde se destacou, por ser um dos deputados mais atuantes do Piauí, apresentando inúmeros projetos de leis que foram sancionados, entre eles o que determina a destinação de 5% das vagas de emprego para egressos do sistema prisional, em todos os editais de licitação e contratos diretos sem licitação para obras do governo do estado.

Em 2014, disputou novamente as eleições para o cargo de deputado estadual, sendo eleito com quase 26 mil votos, sendo votado em mais de 200 dos 224 municípios do Piauí. Nesse período, recebe o convite para ser secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, e revoluciona o setor de empregos e mão de obras, tendo como bandeiras a qualificação profissional, o empreendedorismo e a economia solidária, transforma o Piauí no estado que mais gerou empregos formais no Nordeste e o sexto do ranking nacional do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Nas Eleições 2018, foi reeleito deputado estadual pelo Republicanos Piauí com 28.259 votos.

Fonte: Republicanos
Por: Redação
Mais sobre: