Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Evaldo Gomes

Conheça a história do Deputado Estadual Evaldo Gomes.

28/10/2020 09:16

O Deputado Estadual Evaldo Gomes da Silva (PTC), nasceu em Teresina, no dia 03 de dezembro de 1971. Sua vida na militância política começou ainda na adolescência, enquanto cursava pedagogia na UFPI. 

No movimento estudantil secundarista ocupou cargos de direção em grêmios escolares, no Centro Colegial dos Estudantes Piauienses (CCEPI), na União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Teresina (UMES-Teresina), no Centro Acadêmico dos Estudantes de Pedagogia e no Diretório Central dos Estudantes (DCE), ambos da Universidade Federal do Piauí. 

Na política partidária foi membro da União da Juventude Socialista (UJS), filiado ao Partido Comunista do Brasil de onde saiu para se filiar ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), no qual presidiu a Juventude Socialista, sendo eleito, logo em seguida, presidente do Diretório Municipal do PDT de Teresina. Deixou o partido depois que o Diretório Estadual do PDT  começou a intervir no Diretório Municipal de Teresina. 

Para continuar sua militância política se filiou ao Partido Trabalhista Cristão (PTC), partido no qual hoje exerce o cargo de presidente do Diretório Estadual.


Evaldo Gomes, Deputado Estadual do Piauí pelo PTC. Foto: Alepi 

Vida profissional

Na sua vida profissional já exerceu a função de assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), da Câmara Municipal de Teresina (CMT) e é funcionário licenciado da Comissão Municipal Expedidora de Identidade Estudantil (CMEIE), comissão na qual exerceu as funções de supervisor de recursos humanos e financeiros, gerente financeiro e administrativo e presidente, tendo se licenciado deste cargo para assumir o mandato de vereador na Câmara Municipal de Teresina.

Vida Política 

 Evaldo Gomes teve mais de 2 mil votos nas eleições de 2008, ficando na primeira suplência de vereador do PTC, assumindo o cargo de vereador no dia 15 de abril de 2010 com a nomeação do seu colega de partido Valdemir Virgílio para a Secretaria do Meio Ambiente de Teresina.

 Já na Câmara Municipal de Teresina focou seu mandato na defesa dos direitos dos estudantes e na elaboração de leis voltadas para o atendimento das crianças e dos adolescentes, sendo o autor de vários projetos que hoje beneficiam estes segmentos. 

Todavia, nas eleições de 2010, como candidato a deputado estadual obteve 10.900 votos, sendo votado em quase uma centena de municípios do Piauí e obtendo em Teresina cerca de 8.890 votos. Mais votado da coligação “Unidos Pelo Piauí” (PT do B, PTC e PHS), Evaldo Gomes foi eleito deputado estadual no dia 3 de outubro de 2010 e diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) no dia 17 de dezembro do mesmo ano.

Edição: Da Redação
Mais sobre: