Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Organizador de concurso do HU admite malote de provas violado

IADES confirma rasgo em envelope, mas nega quebra de confidencialidade

06/03/2013 17:44

O Instituto Americano de Desenvolvimento, organizador do concurso do Hospital Universitário da UFPI, divulgou uma nota para prestar esclarecimentos acerca da denúncia de fraude na aplicação das provas para o cargo de enfermeiro, realizada na manhã do último domingo, dia 3 de março.

Por meio das redes sociais, dezenas de candidatos denunciaram que o malote de provas da sala 202 do Colégio Agrícola (Espaço 3) foi aberto antes de chegar ao local, prejudicando a lisura do processo seletivo.

O instituto admite que o envelope com as provas chegou à sala com "um rasgo reto no tamanho aproximado de 5 cm". Todavia, a organizadora acrescenta que essa abertura seria "insuficiente para visualização do conteúdo interno e retirada de algum material inserido".

Ainda na nota de esclarecimento, o organizador do certame diz entender que o corte foi produzido no momento de transporte do malote ainda lacrado e considera que "não houve nenhuma quebra de confidencialidade do conteúdo".

Essa justificativa não convenceu muitos dos candidatos inscritos no concurso. Alguns já formalizaram denúncias no Ministério Público Federal e pedem que o caso seja investigado.

"Na hora os candidatos questionaram isso, as pessoas queriam fotografar, mas o IADES não deixou, e como todos os candidatos foram orientados a desligar os celulares e retirar a bateria, não puderam fotografar", relata a enfermeira Flavia Seidel, que participa do processo seletivo.

Segundo a candidata, após as reclamações os surpevisores do IADES informaram que o evento constaria na ata e pediram que os candidatos se acalmassem. Depois disso, a aplicação da prova foi iniciada normalmente.

"Como pode um concurso deste porte, que só para o cargo de enfermeiro somou mais de 9 mil candidatos, apresentar um envelope de provas violado? Que garantia os milhares de candidatos terão da lisura do processo?", revolta-se a enfermeira.

Leia a nota na íntegra:

Quarta-feira, 06 de Março de 2013 - 11:54

Prezados,

As provas objetivas realizadas na manhã do dia 3 de março para o concurso público da EBSERH, para provimento de vagas no Hospital Universitário da UFPI, foram aplicadas para um total de 10.317 candidatos, distribuídos em 41 empregos. O índice de ausência foi de quase 20% (19,99%). Todo o material de aplicação de provas foi devidamente impresso e lacrado em envelopes invioláveis (que precisam ser completamente rasgados para serem abertos), por sala e dentro de malotes devidamente lacrados por lacres duplos, a partir do ambiente de gráfica. O momento de rompimento dos lacres dos malotes ocorreu às 7h40 da manhã, nas salas de cada coordenação de local, e os envelopes foram imediatamente transportados para as salas de aplicação.

Os envelopes invioláveis somente são abertos na sala de aplicação da prova e na presença dos candidatos. Eles assinam um documento chamado Termo de Inviolabilidade, no qual testemunham o recebimento na sala de aplicação de prova, do envelope de provas devidamente lacrado.

O envelope da sala 202 do Bloco CCA/Espaço Universitário III (com 50 candidatos para o emprego de Enfermeiro), entregue a sala 202, permanecia com seu lacre adesivo intacto. O envelope em questão possuía, em sua parte lateral inferior, um rasgo reto no tamanho aproximado de 5 cm (insuficiente para visualização do conteúdo interno e retirada de algum material inserido). Entendemos que tal corte foi produzido no momento de transporte do malote ainda lacrado e que não houve nenhuma quebra de confidencialidade do conteúdo.

Os candidatos presentes entenderam a situação e testemunharam a lisura do processo, assinando o Termo de Inviolabilidade. Todos os candidatos presentes realizaram a prova normalmente.

Atenciosamente

Instituto Americano de Desenvolvimento-IADES

Por: Cícero Portela
Mais sobre: