Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operação de Carnaval vai contar com 1.880 policiais militares no Piauí

Para possibilitar o efetivo de 586 PMs em seis cidades do interior e mais 709 atuando no dia do Corso, serão compradas as folgas dos policiais

08/02/2017 14:00

A Secretaria de Segurança apresentou nesta quarta-feira (08) o planejamento para a Operação de Carnaval no estado. Ao todo, 1.880 policiais vão atuar para garantir melhores condições der segurança aos foliões. Para possibilitar esse efetivo, serão compradas as folgas dos policiais.

Segundo o secretário de Segurança Fábio Abreu, as cidades de Floriano, Campo Maior, Barras, Água Branca, Parnaíba e Luís Correia vão receber 586 policiais militares. “Esses são os lugares que atraem maior contingente de foliões”, disse Abreu.

Fotos: Assis Fernandes/ODIA

Dez dias antes do Carnaval será enviado reforço especial para as fronteiras do Piauí com o Ceará e Pernambuco. O objetivo é evitar a entrada de drogas pelas rodovias interestaduais. 

O comandante da PM, coronel Carlos Augusto, afirma que a corporação vai atuar em duas frentes: montagem de barreiras e visibilidade. "A polícia tem que ser vista, temos que estar ao alcance da população, nos fazer presentes", diz. 

Ja a Policia Civil estará reforçando a as operações nas delegacias especializadas, em especial Central de Flagrantes, Entorpecentes e Delegacia de Trânsito.

Durante todo o mês de carnaval, Teresina vai ter 14 eventos, cuja organização solicitou a presença da PM pra reforçar a segurança. Para esses eventos específicos como Capote da Madrugada, Sanatório Geral, e as prévias do mês de fevereiro, são destacados 231 policiais.

Corso

Em Teresina, o policiamento do Corso vai contar com um efetivo total de 790 policiais militares distribuídos ao longo do percurso e das vias de acesso. Serão homens da Cavalaria, do RONE, Força Tática e Ciptran, atuando no policiamento ostensivo. 

Na zona Norte, onde será a área de concentração dos caminhões, haverá um setor de policiamento. Na zona Leste serão quatro setores ao longo da avenida Raul Lopes. Todo o percurso vai estar sinalizado com balões identificando as plataformas da policia. 

O policiamento ocorrerá nos três turnos, sendo intensificado à tarde e à noite, por serem considerados estes os períodos mais críticos devido à aglomeração e dispersão das pessoas. 

A novidade é que nesse ano, em cada plataforma, além dos PMs terão também dois bombeiros equipados com extintores e mantendo contato direto com o Samu. 

A Raul Lopes contará com 50 policiais civis localizados em Delegacias Móveis para o registro de ocorrências rápidas. Todos os pontos de concentração serão sinalizados e a Ponte Estaiada vai receber uma espécie de central de monitoramento que reunirá as Polícias Civil e Militar, PRF, BPRE, Corpo de Bombeiros e Samu. 

De acordo com o secretário Fábio Abreu, o objetivo é reduzir os índices de criminalidade e episódios de violência registrados nos anos anteriores. “Por isso estamos montando esta ação conjunta das forças de segurança. Tudo foi pensado para atuarmos em conjunto", explica o secretário.                       

Por: Nayara Felizardo e Maria Clara Estrêla
Mais sobre: