Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TSE marca para o dia 22 de junho julgamento que pode tornar Jair Bolsonaro inelegível

O ex-presidente Jair Bolsonaro responde a outras 15 ações no TSE que podem, em último caso, torná-lo inelegível.

06/06/2023 às 10h24

28/09/2023 às 12h35

O julgamento da ação que pode deixar inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já tem data para ocorrer: 22 de junho. A data foi marcada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a ação, que corre em sigilo na Corte, Bolsonaro é alvo de processo em que o PDT acusa o ex-presidente por abuso de poder e uso indevido da força política durante reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada. À época, Bolsonaro levantou dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro, entretanto, sem provas concretas sobre o fato denunciado.

Ex-presidente Jair Bolsonaro - (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Ex-presidente Jair Bolsonaro

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) se manifestou a favor da inelegibilidade do ex-presidente, haja vista que as alegações de desconfiança de Bolsonaro acerca das eleições foram capazes de afetar a convicção dos eleitores na legitimidade dos vindouros resultados das urnas eletrônicas.

A defesa de Bolsonaro alega que o ex-chefe do Executivo não é contra as regras do jogo e que nem que ele atue contra a democracia.

Bolsonaro responde a outras 15 ações no TSE que podem, em último caso, torná-lo inelegível.

Com edição de Nathalia Amaral.

Mais sobre: