Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem 2020: Senado aprova adiamento da prova

A votação ocorreu em Plenário virtual do Senado, e contou com 75 votos a 1, o único voto contra foi do senador Flávio Bolsonaro.

20/05/2020 10:31

O plenário aprovou nesta terça-feira,19, o projeto de Lei 1.277/2020 que suspende a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em casos de calamidade pública, em meio a pandemia do novo coronavírus. A votação ocorreu em Plenário virtual do Senado, e contou com 75 votos a 1, o único voto contra foi do senador Flávio Bolsonaro. Agora a matéria segue para a Câmara dos Deputados.

A proposta é de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) e prevê  em casos de reconhecimento de estado de calamidade pelo Congresso Nacional ou de comprometimento do regular funcionamento das instituições de ensino do país, seja prorrogada automaticamente a aplicação das provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior.

 A senadora, comemorou a aprovação em suas redes sociais, "dia de vitória dos estudantes do nosso pais. De uma maneira excluída e de outros tanto que, mesmo estando numa posição economicamente privilegiada, olharam para aqueles com empatia, respeito e solidariedade. Foram porta-vozes essenciais", afirma Daniella Ribeiro (PP-PB).


 Senado aprova projeto para adiar o Enem 2020. Foto:Agência Brasil

À TV Senado, Daniella Riberiro explica que não quer prejudicar os outros alunos, apenas não reforçar a desigualdade que já existe. Pois nem todos alunos têm condições de estar em casa estudando através de uma plataforma de streaming ou no youtube.

" Estude de qualquer jeito com livros, mas que livros eles receberam? nenhum. Quantas autodidatas temos para aprender matemática, física e química sozinho? Então, eu queria que a gente colocasse rosto nessas crianças que estão em casa cuidando dos irmãozinhos sem condições de ter silêncio para estra estudando", lembra a senadora.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a aplicação do exame impresso está marcada para os dias 1º e 8 de novembro, e a versão digital para 22 e 29 de novembro. As inscrições estão abertas até o próximo dia 22. Até o momento, há quatro milhões de inscritos, e estão esgotadas as vagas para a prova digital.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: