Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rainha do Rock: veja os hits de Rita Lee que marcaram a história

A artista faleceu aos 75 anos na noite desta segunda (9), deixando um legado histórico para toda a cultura brasileira.

09/05/2023 às 16h57

27/09/2023 às 22h35

Considerada a rainha do rock brasileiro, Rita Lee teve mais de 55 milhões de discos vendidos em todo o mundo. Suas músicas, letras e jeito de ser marcaram a história de vida de muitos brasileiros. A artista faleceu aos 75 anos na noite desta segunda (8), deixando um legado histórico para toda a cultura brasileira. 

Cantora, compositora, escritora e multi-instrumentista, Rita Lee construiu uma carreira no rock, mas foi inspirada por diversos outros gêneros, como bossa nova, eletrônica, pop, MPB e toda a psicodelia dos anos 70. Em 60 anos de carreira, a rainha do rock se tornou referência para inúmeros artistas. Nesta matéria, vamos relembrar os principais marcos da carreira e vida pessoal de Rita Lee, além de suas principais obras.

Rita Lee é considerada a rainha do rock brasileiro - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Rita Lee é considerada a rainha do rock brasileiro

Vida pessoal de Rita Lee

Rita Lee Jones de Carvalho nasceu no dia 31 de dezembro de 1947, na cidade de São Paulo (SP). Filha mais nova de Romilda Padula e Charles Fenley Jone, Rita tinha descendência italiana e norte-americana. A cantora tinha duas irmãs, Mary Lee Jones e Virginia Lee Jones. O sobrenome “Lee” foi adotado por Charles Fenley para homenagear um general.

Durante sua juventude, Rita Lee morou no bairro Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Parte de uma família de classe média, a artista estudou no colégio Liceu Pasteur, um dos mais tradicionais do período. Devido a sua origem multicultural, Rita se tornou, logo cedo, poliglota em diversas línguas, como inglês, italiano, espanhol e francês. 

Rita Lee e sua família  - (Divulgação) Divulgação
Rita Lee e sua família

A infância de Rita Lee foi permeada por influências musicais variadas, desde o jazz até o rock 'n' roll, graças aos seus pais. Ainda criança, a cantora teve aulas de piano, mas foi durante a adolescência que Rita sentiu o chamado para a música. Nesse período, a artista começou a compor suas primeiras músicas. Na década de 60, Rita conheceu bandas como The Beatles e Rolling Stones. A artista também admirava cantores brasileiros que criaram a bossa nova, como Cauby Peixoto e João Gilberto. 

Em 1967, Rita Lee chegou a ingressar na Universidade de São Paulo (USP) para cursar Comunicação Social, mas desistiu para dedicar-se somente à música. 

Rita Lee descobriu amor pela música ainda na juventude  - (Divulgação ) Divulgação
Rita Lee descobriu amor pela música ainda na juventude

Rita Lee se casou pela primeira vez em 1971 com Arnaldo Baptista, seu parceiro musical no grupo Os Mutantes (ver próximo tópico). Após alguns anos juntos, o casal seguiu caminhos separados. Em 1976, Rita juntou-se com o guitarrista e futuro parceiro musical Roberto de Carvalho, com quem passaria o resto de sua vida. Eles se casaram em 1996 e seguiram juntos até o dia da morte de Rita, em 8 de maio de 2023. Juntos, eles  tiveram três filhos: João, Antônio e Beto. 

Rita, Roberto e seu - (Divulgação) Divulgação
Rita, Roberto e seu

Carreira musical de Rita Lee

A cantora era ativista pelo direito das mulheres e dos animais. Além de suas obras, marcou a história pela sua irreverência e modo de se expressar. Foi uma das primeiras mulheres a tocar guitarra em um palco. 

Em 1963, Rita e mais duas amigas criaram o trio Teenage Singers. Após diversas mudanças, o trio feminino se juntou ao trio Wooden Faces, formando o Six Sided Rockers. O grupo chegou a gravar duas músicas em estúdio. Alguns anos depois, três integrantes do grupo saíram, sobrando apenas Rita, Arnaldo e Sérgio. Juntos, eles formaram a banda de rock psicodélico ‘Os Mutantes’, grupo do qual Rita foi integrante entre 1966 e 1972.

Trio 'Os Mutantes' - (Divulgação ) Divulgação
Trio 'Os Mutantes'

A banda se encaixou no movimento tropicalista, que tinha como líderes os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil. O estilo musical do grupo também foi influenciado pelo guitarrista Jimi Hendrix.

Depois de sair do grupo Os Mutantes devido a desentendimentos com outros integrantes, Rita Lee formou, em 1973, a banda  ‘Tutti Frutti’. Neste grupo, a artista cantava e tocava diversos instrumentos, como violino, piano e gaita. Foi justamente nessa época em que a cantora lançou alguns dos seus maiores sucessos - como "Agora Só Falta Você""Ovelha Negra", "Dançar Pra Não Dançar" e "Esse Tal de Roque Enrow". O segundo disco da banda, Fruto Proibido, vendeu mais de 700 mil copias em todo o país.

Banda ‘Tutti Frutti’. - (Divulgação ) Divulgação
Banda ‘Tutti Frutti’.

Rita Lee e Roberto de Carvalho

Como já mencionado, em meados de 1976, Rita Lee conheceu seu parceiro na música e na vida, Roberto de Carvalho. Ele passou a fazer parte da banda Tutti Frutti e, juntos, lançaram o terceiro disco do grupo, Babilônia. Após isso, o grupo se desfez e Rita e seu parceiro decidiram seguir como uma dupla musical 

A dupla fez sucesso não só no Brasil, mas também fora do país. Ao lançarem o álbum Rita Lee, com um estilo mais voltado ao pop, a dupla teve diversas canções adoradas pelo público, como "Mania de Você”, “Doce Vampiro”, “Papai me Empresta o Carro” e “Chega Mais”. O segundo disco da dupla bateu recorde internacional com a música “Lança Perfume”. 

Em 1990, após lançar o último álbum, Rita Lee e Roberto, o casal decidiu que seria melhor ambos seguirem carreiras solo. 

Rita Lee e Roberto de Carvalho - (Divulgação ) Divulgação
Rita Lee e Roberto de Carvalho

Carreira solo e aposentadoria

Ao longo de toda a sua carreira, Rita Lee lançou 40 álbuns, 34 deles em carreira solo e outros seis quando ainda fazia parte do grupo Os Mutantes. Após iniciar sua carreira solo, Rita fez sua primeira turnê. Desde então, a artista tem conquistado cada vez mais o público brasileiro e mundial. 

A cantora fez parcerias com artistas renomados como Cássia Eller, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Em 2001, Rita lançou o álbum 3001, com as músicas Erva Venenosa e Amor em Pedaços

Em 2009, Rita Lee esteve em Teresina, no Piauí, participando do Piauí Pop. A rainha do rock cantou grandes sucessos como "Flagra" e "Cor de Rosa Choque".

Registro no Jornal O DIA mostra Rita Lee em show no Piauí Pop - (Emelly Alves/O DIA) Emelly Alves/O DIA
Registro no Jornal O DIA mostra Rita Lee em show no Piauí Pop

Em 2012, Rita lançou seu último álbum de estúdio, Reza, que chegou a concorrer ao Grammy Latino na categoria de melhor disco pop contemporâneo. A artista se aposentou dos palcos neste mesmo ano, informando que estava com problemas de saúde.

Doença e morte de Rita Lee

Após exames de rotina, em maio de 2021, Rita Lee foi diagnosticada com um tumor primário no pulmão esquerdo. A artista precisou se submeter a diversas sessões de radioterapia. Em 2022, a cantora anunciou que teve a remissão do cancêr.. Durante esse período, Rita Lee viveu em seu sítio no interior de São Paulo, junto de seu marido e animais de estimação.

No entanto, em março 2023, Rita foi internada no Hospital Israelita Albert Einstein. A cantora estava com saúde fragilizada e, mesmo que com sintomas de câncer controlados, não resistiu. A cantora faleceu no dia 8 de março de 2023.

A história de vida de Rita Lee é repleta de sucessos, desafios e inovação musical. Ela foi (e ainda é) uma das figuras mais emblemáticas da música brasileira. Mesmo não estando mais aqui, a artista segue encantando o público com seu talento e irreverência.

Confira abaixo os hits mais famosos de Rita Lee

Ovelha Negra

Mania de Você

Lança Perfume

Agora Só Falta Você

Erva Venenosa

Amor e Sexo

Doce Vampiro