Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Crianças podem aprender inglês de forma lúdica e interativa; confira dicas

Quadrinhos, desenhos, jogos eletrônicos e brincadeiras são maneiras eficazes para uma melhor retenção de conhecimentos de línguas

17/09/2020 12:03

Ficar atento ao processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo das crianças traz ganhos significativos a curto e longo prazo. A busca por maneiras de introduzir conhecimentos à vida dos pequeninos é uma importante tarefa, que exige boas escolhas e incentivos adequados. Os pais são ferramentas essenciais nessa caminhada e devem acrescentar o estudo de idiomas como peça-chave para um bom desempenho dos filhos.

Estimulá-los com atividades dinâmicas e divertidas do dia a dia é uma ótima opção para garantir retenção de novos saberes e melhoras na cognição das crianças. São muitas as dicas e formas de ajudá-los. Utilizar histórias em quadrinhos (comics, em inglês) é uma excelente maneira de iniciar, já que são atrativas por apresentarem momentos de aventura, imagens coloridas e serem cheias de ação. A dica é substituir as histórias preferidas por versões em inglês.

Luciana Dantas, professora de inglês em uma escola de idiomas, ainda compartilha que o incentivo por meio da música contribui muito na aprendizagem. “As crianças amam músicas e vídeo clips, então nada melhor do que aliar essa paixão com a prática do inglês. É possível fazer atividades de tradução, assimilação de imagens ao som das palavras e praticar a fala se divertindo e cantando”, explica.

(Foto: Divulgação/Agência Educa Mais Brasil)

E não é apenas isso: ver desenhos animados interativos, além de ser divertido e relaxante, potencializa as chances de aprender. Há dezenas de animações educativas que visam garantir maior e melhor interação. “Escolha a que melhor se encaixe no perfil do seu filho e estimule a interação entre ele e o desenho”, acrescenta a professora.

Ótimos aliados, os jogos eletrônicos sem dublagens também entram nessa lista de atividades diárias que podem ajudar as crianças. Quando se trata de práticas de idiomas, a professora Luciana Dantas pontua que eles são boas ferramentas, independentemente da faixa etária. “Os games lúdicos ajudam muito. A dica é escolher um jogo adequado, colocar em inglês e jogar com elas. Quando tiverem dificuldades, explique as palavras e com o passar do tempo compreenderão toda a história do game”, garante.

Certamente, as brincadeiras lúdicas do dia a dia também podem ser usadas como oportunidades para exercitar o idioma. Durante o momento diversão com a criança, é importante apresentar os nomes e cores dos brinquedos em inglês, já que isso melhora a prática. “Nas brincadeiras, questione a elas quais são as cores, formas e nomes dos objetos na língua estrangeira”, orienta Luciana Dantas.

Por: Da redação
Mais sobre: