Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cores transmitem sensações e emoções, diz analista em coloração

Gilvana Lima explica que existem tons e subtons, e as cores transmitem mensagens, e podem gerar sentimento para quem as observa.

28/12/2018 07:17

As cores podem transmitir sensações e emoções. Nas festas de final de ano, é comum que algumas pessoas se preocupem com o tom que vestirá durante a virada de um ano para o outro, visando iniciar com boas vibrações. Gilvana Alves Lima Carvalho é designer de Moda, consultora de imagem e analista em coloração, e explica que as cores transmitem mensagens, tanto de aproximar, afastar e gerar sentimento.

“Essas tradições ainda são muito comuns, mas não afirmo que usando a pessoa irá ‘conseguir realizar algum desejo’, prefiro falar em comunicar mensagens, transmitir um sentimento que se quer validar. As cores tem o poder de fazer uma afirmação, afastar e influenciar pessoas. Nesse sentido, sim, a pessoa pode apostar para conquistar o que deseja”, fala.

Gilvana Lima diz que cada cor possui uma mensagem e é importante saber domina-las. Foto: Arquivo Pessoal 

A especialista explica que existe uma infinidade de tons e subtons e que cada uma possui uma cartela de cores individual, que fazem parte da sua essência e são como a cereja do bolo. “Todas as cores têm beleza e encantamento. Cada cor possui uma mensagem e se a pessoa souber dominar essa arte, ela se torna uma super ferramenta de comunicação”, conta Gilvana Alves.

Também é possível misturar cores, mas é preciso fazer um estudo de coloração para casa pessoa, para que se verifique a cartela ideal de acordo com o tom de pele de cada individuo. As cores podem ser aplicadas, além do vestuário, em maquiagens, acessórios, tons de cabelo, na decoração da casa, nos logotipos de produtos e marcas.

“Pense agora nas oportunidades que a pessoa pode perder, tanto na vida pessoal ou profissional, se não apostar em cores que valorizam, que destacam, que refletem algo bom e que verdadeiramente impactam nossa vida positivamente”, lembra.

A cor do ano de 2019 já foi escolhida e será a Living Coral. Essa tonalidade, que tende para o coral vivo, remete à energia e positividade. É uma cor quente e sofisticada e vem para nos inspirar otimismo. “Eu acredito que é atualmente o sentimento que as pessoas mais querem e precisam para o ano de 2019”, pontua Gilvana Alves.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: