Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cercado de puxa-sacos, Lula perdeu visão da realidade, diz Ciro

O candidato do PDT à presidência comentou a insistência do PT em manter o pedido do ex-presidente até esta terça-feira (11).

12/09/2018 13:29

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta quarta-feira (12) que o ex-presidente Lula está isolado na cadeia e perdeu a visão adequada da realidade porque está "cercado por puxa-sacos".
A declaração foi dada ao comentar a insistência do PT em manter o pedido de candidatura do ex-presidente até esta terça (11), quando foi oficializada a substituição por Fernando Haddad (PT).
"O PT só pensa em si. Lula temos que relativizar porque ele está isolado. Lula está com problema. Ele perdeu os grandes amigos: Marcio Thomaz Basto, [Luiz] Gushiken, dona Marisa [Letícia], [José] Dirceu, [Antônio] Palocci. Lula está cercado de puxa-saco e perdeu um pouco da visão genial que ele tem da realidade", disse ele, em sabatina do jornal O Globo.
Ele voltou a dizer que foi sondado para assumir a vice na chapa de Lula nas mesmas condições que Haddad. Afirmou que foi abordado por Dilma Rousseff e Roberto Requião a fim de convencê-lo a abandonar a candidatura próprio pelo projeto do PT.
"Fui cercado por 48 horas para ir a Curitiba, conversar com Lula. Dilma, Requião, intermediando essa conversa. A proposta era que eu aceitasse ser o vice do Lula Agradeci a honra, mas acho que não é a forma de construir uma liderança para o país", disse ele.


Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil

Ciro disse que vai "evitar intriga" com Haddad. Pesquisas apontam que parte do eleitorado de ambos tem o mesmo perfil, o que indica que os dois disputaram a mesma fatia de votos.
"Vai ser um intrigalhada infernal. Vou evitar essa intriga. Acho que o Haddad é um boa pessoa. Tenho por ele afeição, respeito e carinho. Sou um pouco mais largo que ele. Falo à centro esquerda. Negando o PT, quero que o Brasil saia dessa contradição odienta que está partindo para a violência", afirmou, em sabatina do jornal O Globo.
Apesar da deferência, Ciro disse que a insistência do PT em manter a candidatura de Lula torna Haddad um "presidente por procuração", se eleito.
"Não é a forma de construir uma liderança para o país. Brasil não precisa de um presidente por procuração. Por mais que seja um respeitável outorgante. Brasil não aguenta mais uma outra Dilma. Não é por nenhum demérito do Haddad. Ele não conhece o Brasil", declarou o pedetista.

Fonte: Folhapress
Mais sobre: